Portal do Governo Brasileiro
BDPA - Bases de Dados da Pesquisa Agropecuária Embrapa
 






Registro Completo
Biblioteca(s):  Embrapa Clima Temperado.
Data corrente:  08/12/2011
Data da última atualização:  14/04/2020
Tipo da produção científica:  Artigo em Periódico Indexado
Autoria:  BORGES, A. M.; ALMEIDA, C.; LOPES, C. V.; HECK, R. M.; BARBIERI, R. L.
Afiliação:  Anelise Miritz Borges, Enfermeira. Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande, Brasil.; Camila Almeida, Enfermeira. Supervisora das unidades conveniadas do Hospital Universitário São Francisco de Paula, Brasil.; Caroline Vasconcellos Lopes, Enfermeira. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas, Brasil.; Rita Maria Heck, Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora associada à Faculdade de Enfermagem Universidade Federal de Pelotas, Brasil; ROSA LIA BARBIERI, CPACT.
Título:  Plantas medicinais no campo educacional: saberes relacionados ao boldo-gambá.
Ano de publicação:  2011
Fonte/Imprenta:  Enfermeria Comunitaria Revista Digital, Granada, España, v. 7, n. 2, p. 1-6, 2011.
ISSN:  1699-0641
Idioma:  Português
Conteúdo:  Justificativa: Há a necessidade de um diagnóstico entre os futuros profissionais de saúde a respeito do entendimento sobre as plantas medicinais. Objetivo: Avaliar a percepção a respeito do uso de plantas medicinais por acadêmicos de enfermagem e sua prática enquanto futuros enfermeiros, com ênfase na planta medicinal Plectranthus neochilus, conhecida por boldo-gambá. Metodologia: Pesquisa qualitativa realizada com 23 alunos de 19 a 35 anos de idade, do quinto semestre da Faculdade de Enfermagem Universidade Federal de Pelotas/Brasil. Foram obtidas autorização da direção do curso e assinaturas do Consentimento. A coleta de dados ocorreu em julho de 2008 através da entrevista semiestruturada. Foi utilizada análise de Bardin. Resultados: Dos 23 participantes, 18 consumiam plantas medicinais devido a fácil acesso, origem natural, eficiência no tratamento e ser um hábito cultural. Nenhum deles conhecia a espécie boldo-gambá. Conclusões: Há distanciamento dos conhecimentos científicos relacionados às plantas medicinais e à formação profissional dos enfermeiros.
Palavras-Chave:  Boldo-gambá; Plantas medicinais.
Thesagro:  Enfermagem.
Categoria do assunto:  --
URL:  https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/49772/1/artigo-publicado-revista-enfermeria-comunitaria.pdf
Marc:  Mostrar Marc Completo
Registro original:  Embrapa Clima Temperado (CPACT)
Biblioteca ID Origem Tipo/Formato Classificação Cutter Registro Volume Status URL
CPACT15257 - 1UPCAP - DD2011.00259
Voltar






Ordenar por: RelevânciaAutorTítuloAnoImprime registros no formato resumido      Imprime registros no formato resumido
Registros recuperados : 1
Primeira ... 1 ... Última
1.Imagem marcado/desmarcadoBORGES, A. M.; ALMEIDA, C.; LOPES, C. V.; HECK, R. M.; BARBIERI, R. L. Plantas medicinais no campo educacional: saberes relacionados ao boldo-gambá. Enfermeria Comunitaria Revista Digital, Granada, España, v. 7, n. 2, p. 1-6, 2011.
Tipo: Artigo em Periódico IndexadoCirculação/Nível: B - 3
Biblioteca(s): Embrapa Clima Temperado.
Visualizar detalhes do registroAcesso ao objeto digitalImprime registro no formato completo
Registros recuperados : 1
Primeira ... 1 ... Última
Nenhum registro encontrado para a expressão de busca informada.
 
 

Embrapa
Todos os direitos reservados, conforme Lei n° 9.610
Política de Privacidade
Área Restrita

Embrapa Agricultura Digital
Av. André Tosello, 209 - Barão Geraldo
Caixa Postal 6041- 13083-886 - Campinas, SP
SAC: https://www.embrapa.br/fale-conosco

Valid HTML 4.01 Transitional