|
|
Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Clima Temperado. |
Data corrente: |
08/12/2011 |
Data da última atualização: |
14/04/2020 |
Tipo da produção científica: |
Artigo em Periódico Indexado |
Autoria: |
BORGES, A. M.; ALMEIDA, C.; LOPES, C. V.; HECK, R. M.; BARBIERI, R. L. |
Afiliação: |
Anelise Miritz Borges, Enfermeira. Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande, Brasil.; Camila Almeida, Enfermeira. Supervisora das unidades conveniadas do Hospital Universitário São Francisco de Paula, Brasil.; Caroline Vasconcellos Lopes, Enfermeira. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas, Brasil.; Rita Maria Heck, Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora associada à Faculdade de Enfermagem Universidade Federal de Pelotas, Brasil; ROSA LIA BARBIERI, CPACT. |
Título: |
Plantas medicinais no campo educacional: saberes relacionados ao boldo-gambá. |
Ano de publicação: |
2011 |
Fonte/Imprenta: |
Enfermeria Comunitaria Revista Digital, Granada, España, v. 7, n. 2, p. 1-6, 2011. |
ISSN: |
1699-0641 |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
Justificativa: Há a necessidade de um diagnóstico entre os futuros profissionais de saúde a respeito do entendimento sobre as plantas medicinais. Objetivo: Avaliar a percepção a respeito do uso de plantas medicinais por acadêmicos de enfermagem e sua prática enquanto futuros enfermeiros, com ênfase na planta medicinal Plectranthus neochilus, conhecida por boldo-gambá. Metodologia: Pesquisa qualitativa realizada com 23 alunos de 19 a 35 anos de idade, do quinto semestre da Faculdade de Enfermagem Universidade Federal de Pelotas/Brasil. Foram obtidas autorização da direção do curso e assinaturas do Consentimento. A coleta de dados ocorreu em julho de 2008 através da entrevista semiestruturada. Foi utilizada análise de Bardin. Resultados: Dos 23 participantes, 18 consumiam plantas medicinais devido a fácil acesso, origem natural, eficiência no tratamento e ser um hábito cultural. Nenhum deles conhecia a espécie boldo-gambá. Conclusões: Há distanciamento dos conhecimentos científicos relacionados às plantas medicinais e à formação profissional dos enfermeiros. |
Palavras-Chave: |
Boldo-gambá; Plantas medicinais. |
Thesagro: |
Enfermagem. |
Categoria do assunto: |
-- |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/49772/1/artigo-publicado-revista-enfermeria-comunitaria.pdf
|
Marc: |
LEADER 01741naa a2200217 a 4500 001 1909096 005 2020-04-14 008 2011 bl uuuu u00u1 u #d 022 $a1699-0641 100 1 $aBORGES, A. M. 245 $aPlantas medicinais no campo educacional$bsaberes relacionados ao boldo-gambá.$h[electronic resource] 260 $c2011 520 $aJustificativa: Há a necessidade de um diagnóstico entre os futuros profissionais de saúde a respeito do entendimento sobre as plantas medicinais. Objetivo: Avaliar a percepção a respeito do uso de plantas medicinais por acadêmicos de enfermagem e sua prática enquanto futuros enfermeiros, com ênfase na planta medicinal Plectranthus neochilus, conhecida por boldo-gambá. Metodologia: Pesquisa qualitativa realizada com 23 alunos de 19 a 35 anos de idade, do quinto semestre da Faculdade de Enfermagem Universidade Federal de Pelotas/Brasil. Foram obtidas autorização da direção do curso e assinaturas do Consentimento. A coleta de dados ocorreu em julho de 2008 através da entrevista semiestruturada. Foi utilizada análise de Bardin. Resultados: Dos 23 participantes, 18 consumiam plantas medicinais devido a fácil acesso, origem natural, eficiência no tratamento e ser um hábito cultural. Nenhum deles conhecia a espécie boldo-gambá. Conclusões: Há distanciamento dos conhecimentos científicos relacionados às plantas medicinais e à formação profissional dos enfermeiros. 650 $aEnfermagem 653 $aBoldo-gambá 653 $aPlantas medicinais 700 1 $aALMEIDA, C. 700 1 $aLOPES, C. V. 700 1 $aHECK, R. M. 700 1 $aBARBIERI, R. L. 773 $tEnfermeria Comunitaria Revista Digital, Granada, España$gv. 7, n. 2, p. 1-6, 2011.
Download
Esconder MarcMostrar Marc Completo |
Registro original: |
Embrapa Clima Temperado (CPACT) |
|
Biblioteca |
ID |
Origem |
Tipo/Formato |
Classificação |
Cutter |
Registro |
Volume |
Status |
URL |
Voltar
|
|
Registros recuperados : 1 | |
1. | | BORGES, A. M.; ALMEIDA, C.; LOPES, C. V.; HECK, R. M.; BARBIERI, R. L. Plantas medicinais no campo educacional: saberes relacionados ao boldo-gambá. Enfermeria Comunitaria Revista Digital, Granada, España, v. 7, n. 2, p. 1-6, 2011.Tipo: Artigo em Periódico Indexado | Circulação/Nível: B - 3 |
Biblioteca(s): Embrapa Clima Temperado. |
| |
Registros recuperados : 1 | |
|
Nenhum registro encontrado para a expressão de busca informada. |
|
|