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Biblioteca(s):  Embrapa Agricultura Digital; Embrapa Unidades Centrais.
Data corrente:  28/01/2010
Data da última atualização:  23/05/2017
Tipo da produção científica:  Artigo em Periódico Indexado
Autoria:  LOPES, M. de R.; SOUZA, G. da S. e; LOPES, I. G. V.; OLIVEIRA, M. S. de; BARCELOS, F. C.; BOGADO, P. R.
Afiliação:  MAURO DE REZENDE LOPES, IBRE/FGV; GERALDO DA SILVA E SOUZA, SGE; IGNEZ GUATIMOSIM VIDIGAL LOPES, CEA/FGV; MARILENE SILVA DE OLIVEIRA, CEA/FGV; FÁBIO CAMPOS BARCELOS, CEA/FGV; PEDRO RANGEL BOGADO, CEA/FGV.
Título:  Estradas rurais ou urbano-industriais: processo de escolha em regime de competição por fundos públicos.
Ano de publicação:  2008
Fonte/Imprenta:  Revista de Política Agrícola, Brasília, DF, ano 17, n. 4, p. 47-64, out./dez. 2008.
Idioma:  Português
Conteúdo:  O trabalho avalia a importância de opções estratégicas em investimentos públicos de infra-estrutura, em estradas que servem o meio urbano-industrial e o meio rural. O processo decisório de onde investir recursos escassos num momento de competição por fundos públicos depende da capacidade de geração de densidade econômica, arrecadação de impostos e criação de bem-estar e renda ao longo da faixa de domínio das estradas. Sem retornos econômicos e sociais, os investimentos perdem importância em um contexto de recursos escassos e disciplina fiscal. As opções seguem os maiores retornos sociais e econômicos. Para esse exercício, foram eleitas duas estradas de grande interesse urbano-industrial, a BR-324 (de Feira de Santana a Salvador) e a BA-093 (Entre Rios e Simões Filho). Para comparação, foram avaliadas estradas de interesse rural, como fontes de escoamento de commodities para exportação, a BR-242 (de Luís Eduardo Magalhães aos portos de Salvador), a BR-407 (de Juazeiro e Petrolina até Salvador). Uma via importante também foi incluída no estudo: a BR-116 (Rio?Bahia). O modelo teórico utilizado é o DEA, ou Fronteiras de Eficiência de Produção, que foi adaptado a esse trabalho e permitiu o desenvolvimento de um ranking em termos de eficiência das estradas de acordo com variáveis e indicadores de desempenho das mesmas. Essa análise baseou-se num conjunto de 6 dimensões de indicadores de desempenho: os demográficos, com 7 variáveis; os econômicos, com 46 variáveis; os sociais, com ... Mostrar Tudo
Palavras-Chave:  Avaliação de investimentos; Competition between rural and urban-industrial roads; Estrada urbano-industrial; Estradas rubano-industriais; Estradas rurais; Infraestrutura rural; Investimentos em estradas; Investments in highways; Methodology for the evaluation of investments in rural infrastructure.
Thesagro:  Estrada Rural.
Categoria do assunto:  --
URL:  https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/160134/1/Estradas-rurais-ou-urbano-industriais.pdf
Marc:  Mostrar Marc Completo
Registro original:  Embrapa Unidades Centrais (AI-SEDE)
Biblioteca ID Origem Tipo/Formato Classificação Cutter Registro Volume Status URL
AI-SEDE47773 - 1UPCAP - DD
CNPTIA14545 - 1EMBAP - PP
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1.Imagem marcado/desmarcadoLOPES, M. de R.; SOUZA, G. da S. e; LOPES, I. G. V.; OLIVEIRA, M. S. de; BARCELOS, F. C.; BOGADO, P. R. Estradas rurais ou urbano-industriais: processo de escolha em regime de competição por fundos públicos. Revista de Política Agrícola, Brasília, DF, ano 17, n. 4, p. 47-64, out./dez. 2008.
Tipo: Artigo em Periódico IndexadoCirculação/Nível: Nacional - B
Biblioteca(s): Embrapa Unidades Centrais.
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