Portal do Governo Brasileiro
BDPA - Bases de Dados da Pesquisa Agropecuária Embrapa
 






Registro Completo
Biblioteca(s):  Embrapa Acre; Embrapa Agropecuária Oeste; Embrapa Algodão; Embrapa Amapá; Embrapa Amazônia Ocidental; Embrapa Amazônia Oriental; Embrapa Arroz e Feijão; Embrapa Clima Temperado; Embrapa Instrumentação; Embrapa Mandioca e Fruticultura... Mostrar Todas
Data corrente:  21/09/2009
Data da última atualização:  09/06/2016
Autoria:  GLASS, R. F.; CASTRO, A. M. G. de.
Afiliação:  ANTONIO MARIA GOMES DE CASTRO, DPD.
Título:  As indicações geográficas como estratégia mercadológica para vinhos.
Ano de publicação:  2009
Fonte/Imprenta:  Brasília, DF: Embrapa Informação Tecnológica: Embrapa-Secretaria de Gestão e Estratégia, 2009.
Páginas:  113 p.
Série:  (Embrapa - Secretaria de Gestão e Estratégia. Texto para discussão, 35).
Idioma:  Português
Conteúdo:  Este texto tem como objetivo principal analisar, em termos de estratégia mercadológica, as indicações geográficas (IGs) como instrumento de agregação de valor para o agronegócio brasileiro. Além de analisar a evolução do conceito de indicações geográficas no Brasil, na França e em outros países, este trabalho discute os aspectos mercadológicos desse mecanismo da propriedade intelectual. A fim de ilustrar e sustentar a discussão, apresentam-se os resultados de um estudo das IGs, levando-se em conta a percepção das vinícolas brasileiras e de um nicho do mercado consumidor de vinhos do Distrito Federal, Brasil. Neste estudo, foi observado que as IGs são um fator de diferenciação mercadológica nesse nicho de mercado e, também, uma característica relevante que agrega valor aos vinho s. No mínimo 57% dos consumidores pesquisados estariam dispostos a pagar mais por vinhos que possuíssem uma IG. Por sua vez, as vinícolas brasileiras estão cientes da importância mercadológica das IGs, já que 83% das empresas pesquisadas têm tomado iniciativa com esse propósito. Exceto em alguns casos, observou-se o quão distintas são as percepções dos atores da cadeia pesquisada em relação aos fatores mercadológicos estudados, principalmente sobre a IG. Por fim, são tecidas considerações a respeito das indicações geográficas como uma oportunidade de agregação de valor para o agronegócio brasileiro, sugerindo-se que a construção de uma estratégia mercadológica baseada nas indicações geográficas, tendo... Mostrar Tudo
Palavras-Chave:  Denominação de origem; Estratégia de mercado; Indicação geográfica; Vinho - consumidor; Vinicultura.
Thesagro:  Agronegócio; Bebida; Bebida Alcoólica; Consumidor; Enologia; Mercado; Pesquisa de Mercado; Vinho.
Thesaurus Nal:  agribusiness.
Categoria do assunto:  --
E Economia e Indústria Agrícola
Z Localizações Geográficas
URL:  https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/110490/1/Texto-35.pdf
Marc:  Mostrar Marc Completo
Registro original:  Embrapa Unidades Centrais (AI-SEDE)
Biblioteca ID Origem Tipo/Formato Classificação Cutter Registro Volume Status URL
AI-SEDE46269 - 1UPCLV - PP663.2G549i2009.00590
AI-SEDE46269 - 2UPCLV - PPE03718SGEE03718
AI-SEDE46269 - 3UPCLV - PPE03718SGEE03718a
CNPA23280 - 1ADDLV - PP663.2G549i196/09
CNPAF29189 - 1EMBLV - PP663.2G549i2009.306
CNPDIA14809 - 1ADDLV - PP641.22G549i2014.00013
CNPMF26632 - 1EMBLV - PP663.2G549i2010.0014
CNPUV11610 - 1EMBLV - PP663.2G549i09.05211
CNPUV11610 - 2EMBLV - PP663.2G549i09.01766
CPAA22094 - 1EMBLV - --663.2G549i2009.00442
CPACT14131 - 1ADDLV - PP663.2G549i2010.04963
CPAF-AC22343 - 1EMBLV - --663.2G549i2009.01851
CPAF-AP14747 - 1EMBLV - PP663.2G549i2009.00193
CPAF-RO14221 - 1EMBLV - --663.2G549i1905
CPAF-RO14221 - 2EMBLV - --663.2G549i1906
CPAF-RR12183 - 1EMBLV - --663.2G549i2009.02909
CPAMN24612 - 1EMBLV - PP663.2G549i2009.00200
CPAMN-UEPP12403 - 1EMBLV - PP663.2G549iLV071/2009
CPAO31903 - 1EMBLV - PP663.2G549i09.00128
CPAP57958 - 1EMBLV - PP663.2G549i2011.00077
CPATSA41885 - 1EMBLV - PP663.2G549i2009.00352
CPATU41344 - 1EMBLV - PP663.2G549i2009.00180
CPPSUL11662 - 1EMBLV - PP663.2G549i2009.11662
Voltar






Ordenar por: RelevânciaAutorTítuloAnoImprime registros no formato resumido      Imprime registros no formato resumido
Registros recuperados : 1
Primeira ... 1 ... Última
1.Imagem marcado/desmarcadoGLASS, R. F.; CASTRO, A. M. G. de. As indicações geográficas como estratégia mercadológica para vinhos. Brasília, DF: Embrapa Informação Tecnológica: Embrapa-Secretaria de Gestão e Estratégia, 2009. 113 p. (Embrapa - Secretaria de Gestão e Estratégia. Texto para discussão, 35).
Biblioteca(s): Embrapa Unidades Centrais.
Visualizar detalhes do registroAcesso ao objeto digitalImprime registro no formato completo
Registros recuperados : 1
Primeira ... 1 ... Última
Nenhum registro encontrado para a expressão de busca informada.
 
 

Embrapa
Todos os direitos reservados, conforme Lei n° 9.610
Política de Privacidade
Área Restrita

Embrapa Agricultura Digital
Av. André Tosello, 209 - Barão Geraldo
Caixa Postal 6041- 13083-886 - Campinas, SP
SAC: https://www.embrapa.br/fale-conosco

Valid HTML 4.01 Transitional