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Registro Completo
Biblioteca(s):  Embrapa Amazônia Oriental.
Data corrente:  31/03/2009
Data da última atualização:  10/01/2018
Tipo da produção científica:  Artigo em Anais de Congresso / Nota Técnica
Autoria:  GOLLO, S. S.; CASTRO, A. W. V. de.
Afiliação:  Silvana Saionara Gollo, UPF; ALBERTO WILLIAM VIANA DE CASTRO, CPATU.
Título:  O processo de inovação e de estratégias de cooperação competitiva para a obtenção da indicação de procedência Vale dos Vinhedos: o caso da vinícola Boutique Lidio Carraro- Serra Gaúcha- RS/Brasil.
Ano de publicação:  2008
Fonte/Imprenta:  In: CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E SOCIOLOGIA RURAL, 46., 2008, Rio Branco, AC. Anais... Brasília, DF: SOBER, 2008.
Páginas:  Não paginado.
Descrição Física:  1 CD-ROM.
Idioma:  Português
Conteúdo:  O grande desafio do arranjo vitivinícola da Serra Gaúcha é o aumento da competitividade dos vinhos finos nacionais. Isso poderá ocorrer por medidas de reduções tributárias, pelo aumento do consumo per capita brasileiro de vinho e, principalmente pela implementação de inovações e de estratégias que promovam a melhoria da qualidade dos vinhos e por meio de medidas jurídicas que atestem essa qualidade como as indicações geográficas. Constata-se que na região do Vale dos Vinhedos, na Serra Gaúcha/RS/Brasil, as vinícolas estão implementando inovações e estratégias de competição e cooperação com vistas à obtenção anual da indicação de procedência para os vinhos finos. Nesse contexto, este artigo tem como objetivo identificar as inovações e as estratégias que têm sido desenvolvidas por uma vinícola do arranjo vitivinícola gaúcho para a obtenção da Indicação de Procedência Vale dos Vinhedos - IPVV. O método da pesquisa é o estudo de caso aplicado a Vinícola Boutique Lídio Carraro, localizada no Vale dos Vinhedos, na Serra Gaúcha-RS/Brasil. Os dados foram coletados através de entrevistas realizadas como os gestores e enólogo. Constata-se que a empresa desenvolve inovações de produto, processo, distribuição e gestão, em diferentes níveis de intensidade, dimensionados num continuum entre incremental e radical. Percebe-se também que estas inovações geram diferentes impactos sobre os stakeholders que compõem a rede de valor da empresa. A estratégia de cooperação competitiva predominante ... Mostrar Tudo
Palavras-Chave:  Brasil; Rio Grande do Sul; Serra Gaúcha.
Thesagro:  Enologia; Mudança Tecnológica; Pesquisa; Qualidade; Vinho.
Categoria do assunto:  --
URL:  https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/43992/1/781.pdf
Marc:  Mostrar Marc Completo
Registro original:  Embrapa Amazônia Oriental (CPATU)
Biblioteca ID Origem Tipo/Formato Classificação Cutter Registro Volume Status URL
CPATU40945 - 1UPCAA - CDCD 00174CD 00174
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1.Imagem marcado/desmarcadoGOLLO, S. S.; CASTRO, A. W. V. de. O processo de inovação e de estratégias de cooperação competitiva para a obtenção da indicação de procedência Vale dos Vinhedos: o caso da vinícola Boutique Lidio Carraro- Serra Gaúcha- RS/Brasil. In: CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E SOCIOLOGIA RURAL, 46., 2008, Rio Branco, AC. Anais... Brasília, DF: SOBER, 2008. Não paginado. 1 CD-ROM.
Tipo: Artigo em Anais de Congresso / Nota Técnica
Biblioteca(s): Embrapa Amazônia Oriental.
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