Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Agroindústria de Alimentos. |
Data corrente: |
11/12/2023 |
Data da última atualização: |
12/12/2023 |
Tipo da produção científica: |
Resumo em Anais de Congresso |
Autoria: |
SANTOS, E.; CARVALHO, I. C.; AYRES, E. M. M.; HIDALGO CHÁVEZ, D. W.; CUNHA, L.; DELIZA, R.; FERNANDES, T. E. |
Afiliação: |
ELIANA SANTOS, UNIRIO; ISABELLA CICHON CARVALHO, UNIRIO; ELLEN M MENEZES AYRES, UNIRIO; DAVY WILLIAM HIDALGO CHÁVEZ, UFRRJ; LUÍS CUNHA, Universidade do Porto; ROSIRES DELIZA, CTAA; THAÍS ENGELKE FERNANDES, UNIRIO. |
Título: |
Percepção de consumidores sobre alimentos substitutos de proteína animal. |
Ano de publicação: |
2023 |
Fonte/Imprenta: |
In: SIMPÓSIO LATINO AMERICANO DE CIÊNCIA DE ALIMENTOS E NUTRIÇÃO, 15., 2023, Campinas. A revolução da ciência de alimentos e nutrição: alimentando o mundo de forma sustentável: caderno [eletrônico] de resumos. Campinas: Galoá, 2023. |
Idioma: |
Português |
Notas: |
Pôster 166115; SLACAN. |
Conteúdo: |
Com o avanço das preocupações com saúde, sustentabilidade e bem-estar animal por parte dos consumidores, o mercado têm lançado cada vez mais produtos alternativos à proteína animal. Dentre essas alternativas, destacam-se bebidas vegetais e análogos a carne que são produzidos à base de vegetais como grãos, leguminosas e oleaginosas. Objetivou-se avaliar a percepção em relação a esses alimentos destacados, explorando a intenção de compra dos consumidores frente à categoria. A metodologia do Grupo Focal com consumidores adultos (n=53) de ambos os sexos, de padrões dietéticos variados foi utilizada. Durante as sessões, embalagens de bebidas vegetais e alimentos análogos a carne, foram apresentadas aos consumidores e estes emitiram suas opiniões e intenção de compra. Um questionário para classificação do estado socioeconômico foi aplicado ao final. As sessões foram gravadas e transcritas através do software Transkriptor®. Um relatório foi gerado e posteriormente processado através do software qualitativo IRaMuTeQ. Os resultados revelaram que: pessoas que não restringem alimentos de origem animal possuem maior tendência a consumir apenas bebidas vegetais, apontadas positivamente por esses consumidores devido às alegações nutricionais e número reduzido de ingredientes declarados nas embalagens. Em contrapartida, os análogos à carne não foram tão bem aceitos por consumidores onívoros, apresentando associações negativas como alta semelhança aos produtos tradicionais, que levam a confusão durante a escolha. Do contrário, consumidores vegetarianos reportaram a oferta desses produtos como uma necessidade da categoria. Observou-se que vegetarianos associam esses produtos ao afetivo pois remetem a lembranças e julgam importante para uma transição de padrão alimentar. Quanto à embalagem, os vegetarianos demonstraram preferir imagens que lembram alimentos tradicionais de origem animal. Já os veganos se mostraram menos propensos a incluir produtos industrializados em sua dieta, sendo estes percebidos negativamente devido ao nível de processamento e considerados não saudáveis para uma alimentação equilibrada. MenosCom o avanço das preocupações com saúde, sustentabilidade e bem-estar animal por parte dos consumidores, o mercado têm lançado cada vez mais produtos alternativos à proteína animal. Dentre essas alternativas, destacam-se bebidas vegetais e análogos a carne que são produzidos à base de vegetais como grãos, leguminosas e oleaginosas. Objetivou-se avaliar a percepção em relação a esses alimentos destacados, explorando a intenção de compra dos consumidores frente à categoria. A metodologia do Grupo Focal com consumidores adultos (n=53) de ambos os sexos, de padrões dietéticos variados foi utilizada. Durante as sessões, embalagens de bebidas vegetais e alimentos análogos a carne, foram apresentadas aos consumidores e estes emitiram suas opiniões e intenção de compra. Um questionário para classificação do estado socioeconômico foi aplicado ao final. As sessões foram gravadas e transcritas através do software Transkriptor®. Um relatório foi gerado e posteriormente processado através do software qualitativo IRaMuTeQ. Os resultados revelaram que: pessoas que não restringem alimentos de origem animal possuem maior tendência a consumir apenas bebidas vegetais, apontadas positivamente por esses consumidores devido às alegações nutricionais e número reduzido de ingredientes declarados nas embalagens. Em contrapartida, os análogos à carne não foram tão bem aceitos por consumidores onívoros, apresentando associações negativas como alta semelhança aos produtos tradicionais, que levam a conf... Mostrar Tudo |
Palavras-Chave: |
Plant based; Sustentabilidade. |
Thesagro: |
Consumidor. |
Categoria do assunto: |
Q Alimentos e Nutrição Humana |
Marc: |
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Registro original: |
Embrapa Agroindústria de Alimentos (CTAA) |
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