|
|
Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Pesca e Aquicultura. |
Data corrente: |
29/09/2023 |
Data da última atualização: |
25/10/2023 |
Tipo da produção científica: |
Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento |
Autoria: |
PEDROZA FILHO, M. X.; FLORES, R. M. V.; CHAVES, T. C. B. |
Afiliação: |
MANOEL XAVIER PEDROZA FILHO, CNPASA; ROBERTO MANOLIO VALLADAO FLORES, CNPASA; THAIS CASTELO BRANCO CHAVES, bolsista CNPASA. |
Título: |
O mercado consumidor de produtos da aquicultura no Brasil. |
Ano de publicação: |
2023 |
Fonte/Imprenta: |
Palmas: Embrapa Pesca e Aquicultura, 2023. |
Páginas: |
32 p. |
Série: |
(Embrapa Pesca e Aquicultura. Boletim de pesquisa e desenvolvimento, 28). |
Idioma: |
Português |
Notas: |
ODS 12. |
Conteúdo: |
A aquicultura brasileira enfrenta muitos desafios que envolvem o consumo interno, dentre eles a falta de informações quanto aos hábitos e à frequência de consumo. Neste estudo, foram avaliadas as preferências e as frequências de consumo das principais espécies cultivadas, a partir de entrevistas on-line com 1.509 consumidores. O estudo revelou mudanças de comportamento nos hábitos de consumo do pescado por influência da pandemia da Covid-19, como nas preferências do local de consumo e do local de compra do pescado. Além disso, o estudo confirmou que tilápia, tambaqui e camarão são as espécies preferidas. Outro aspecto observado foi a inversão de preferência do pescado, em que a maioria dos consumidores escolheu peixes de água doce em detrimento dos de água salgada (mar); porém, uma grande parcela dos consumidores demonstrou pouco conhecimento sobre a forma de produção das espécies. Portanto, ressaltamos a importância de investir na divulgação de mais informações sobre o pescado, para que o consumidor possa explorar de forma mais eficiente a variedade de produtos que a aquicultura nacional pode oferecer. As informações contidas neste estudo visam a colaborar com o desenvolvimento de estratégias comerciais para o crescimento tanto da produção quanto da comercialização de produtos da aquicultura. |
Palavras-Chave: |
Agenda 2030; Hábitos de consumo; Mercado consumidor; ODS 12; Pescado; Preferências. |
Thesagro: |
Aquicultura; Comercialização; Consumo Alimentar; Habito Alimentar; Mercado Nacional. |
Thesaurus Nal: |
Aquaculture; Fish consumption; Food marketing; Seafoods. |
Categoria do assunto: |
E Economia e Indústria Agrícola |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/doc/1156970/1/Boletim-PD28.pdf
|
Marc: |
LEADER 02340nam a2200349 a 4500 001 2156970 005 2023-10-25 008 2023 bl uuuu u0uu1 u #d 100 1 $aPEDROZA FILHO, M. X. 245 $aO mercado consumidor de produtos da aquicultura no Brasil.$h[electronic resource] 260 $aPalmas: Embrapa Pesca e Aquicultura$c2023 300 $a32 p. 490 $a(Embrapa Pesca e Aquicultura. Boletim de pesquisa e desenvolvimento, 28). 500 $aODS 12. 520 $aA aquicultura brasileira enfrenta muitos desafios que envolvem o consumo interno, dentre eles a falta de informações quanto aos hábitos e à frequência de consumo. Neste estudo, foram avaliadas as preferências e as frequências de consumo das principais espécies cultivadas, a partir de entrevistas on-line com 1.509 consumidores. O estudo revelou mudanças de comportamento nos hábitos de consumo do pescado por influência da pandemia da Covid-19, como nas preferências do local de consumo e do local de compra do pescado. Além disso, o estudo confirmou que tilápia, tambaqui e camarão são as espécies preferidas. Outro aspecto observado foi a inversão de preferência do pescado, em que a maioria dos consumidores escolheu peixes de água doce em detrimento dos de água salgada (mar); porém, uma grande parcela dos consumidores demonstrou pouco conhecimento sobre a forma de produção das espécies. Portanto, ressaltamos a importância de investir na divulgação de mais informações sobre o pescado, para que o consumidor possa explorar de forma mais eficiente a variedade de produtos que a aquicultura nacional pode oferecer. As informações contidas neste estudo visam a colaborar com o desenvolvimento de estratégias comerciais para o crescimento tanto da produção quanto da comercialização de produtos da aquicultura. 650 $aAquaculture 650 $aFish consumption 650 $aFood marketing 650 $aSeafoods 650 $aAquicultura 650 $aComercialização 650 $aConsumo Alimentar 650 $aHabito Alimentar 650 $aMercado Nacional 653 $aAgenda 2030 653 $aHábitos de consumo 653 $aMercado consumidor 653 $aODS 12 653 $aPescado 653 $aPreferências 700 1 $aFLORES, R. M. V. 700 1 $aCHAVES, T. C. B.
Download
Esconder MarcMostrar Marc Completo |
Registro original: |
Embrapa Pesca e Aquicultura (CNPASA) |
|
Biblioteca |
ID |
Origem |
Tipo/Formato |
Classificação |
Cutter |
Registro |
Volume |
Status |
URL |
Voltar
|
|
Registros recuperados : 1 | |
Registros recuperados : 1 | |
|
Nenhum registro encontrado para a expressão de busca informada. |
|
|