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BDPA - Bases de Dados da Pesquisa Agropecuária Embrapa
 






Registro Completo
Biblioteca(s):  Embrapa Gado de Leite.
Data corrente:  12/12/2022
Data da última atualização:  13/12/2022
Tipo da produção científica:  Artigo em Periódico Indexado
Autoria:  NOGUEIRA, T. da S.; MONTEIRO, A. L. F.; SILVA, D. H. da C.; SIQUEIRA, K. B.; GOLIATT, P. V. Z. C.
Afiliação:  THALLYS DA SILVA NOGUEIRA, Universidade Federal de Juiz de Fora; ANNA LETÍCIA FRANCO MONTEIRO, Universidade Federal de Juiz de Fora; DARLAN HENRIQUE DA COSTA SILVA, Universidade Federal de Juiz de Fora; KENNYA BEATRIZ SIQUEIRA, CNPGL; PRISCILA VANESSA ZABALA CAPRILES GOLIATT, Universidade Federal de Juiz de Fora.
Título:  Mineração de dados em tweets para análise do consumo de lácteos no Brasil.
Ano de publicação:  2022
Fonte/Imprenta:  Journal of Engineering and Exact Sciences, v. 8, n. 10, 14863-01a, 2022.
DOI:  https://doi.org/10.18540/jcecvl8iss10pp14863-01a
Idioma:  Português
Conteúdo:  A pandemia da COVID-19 causou diversos impactos na rotina dos brasileiros e a alimentação é um deles. O foco deste trabalho foi analisar o consumo de produtos lácteos no Brasil nos últimos tempos, empregando dados da rede social Twitter, com a ferramenta Observatório do Consumidor. Com o objetivo de responder às perguntas ?Quais são os derivados lácteos mais consumidos no Brasil? e ?Como foi este consumo ao longo do tempo??, utilizou-se técnicas de processamento de linguagem natural nos dados para identificar os verbos referentes ao consumo e suas respectivas frequências ao longo do tempo. Foi observado que sorvete, leite condensado, queijos, doce de leite e leite foram os cinco produtos lácteos que obtiveram maior número de menções a verbos que remetem ao consumo, caracterizando-os como os produtos mais consumidos no período analisado. Entretanto, foi observado que o consumo de lácteos vem diminuindo desde 2020. Estes resultados mostram que é possível analisar de forma rápida, dinâmica e barata, o consumo de alimentos por meio das redes sociais.
Palavras-Chave:  Inteligência artificial.
Thesagro:  Consumidor; Laticínio; Leite; Mercado; Pesquisa; Produto Derivado do Leite.
Categoria do assunto:  L Ciência Animal e Produtos de Origem Animal
URL:  https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/doc/1149491/1/Mineracao-de-dados-em-tweets-para-analise-do-consumo-de-lacteos-no-Brasil.pdf
Marc:  Mostrar Marc Completo
Registro original:  Embrapa Gado de Leite (CNPGL)
Biblioteca ID Origem Tipo/Formato Classificação Cutter Registro Volume Status URL
CNPGL25899 - 1UPCAP - DD
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1.Imagem marcado/desmarcadoNOGUEIRA, T. da S.; MONTEIRO, A. L. F.; SILVA, D. H. da C.; SIQUEIRA, K. B.; GOLIATT, P. V. Z. C. Mineração de dados em tweets para análise do consumo de lácteos no Brasil. Journal of Engineering and Exact Sciences, v. 8, n. 10, 14863-01a, 2022.
Tipo: Artigo em Periódico IndexadoCirculação/Nível: B - 4
Biblioteca(s): Embrapa Gado de Leite.
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