|
|
Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Semiárido. |
Data corrente: |
28/09/2022 |
Data da última atualização: |
31/01/2023 |
Tipo da produção científica: |
Artigo em Periódico Indexado |
Autoria: |
FREITAS, C. J. S. de; SILVA, A. F.; COSTA, V. S. de O. |
Afiliação: |
CARLOS JOSÉ SILVA DE FREITAS, UFPE; ALINEAUREA FLORENTINO SILVA, CPATSA; VALÉRIA SANDRA DE OLIVEIRA COSTA, UFPE. |
Título: |
Sequência didática - resíduos sólidos: atividades lúdicas como proposta pedagógica. |
Ano de publicação: |
2022 |
Fonte/Imprenta: |
Debates em educação, v. 14, n. 34, p. 186-211, 2022. |
DOI: |
10.28998/2175-6600.2022v14n34p186-211 |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
As discussões de temas ambientais no ensino das Ciências Ambientais contribuem com a responsabilidade em relação ao meio ambiente. Com o objetivo de desenvolver uma sequência didática sobre resíduos sólidos com atividades lúdicas no ensino fundamental, a pesquisa aplicada de caráter exploratória e qualitativa abordou consumo consciente, poluição, reciclagem e coleta seletiva, apresentados em atividades de vídeos, jogo e teatro. Os resultados demonstraram que a sequência didática promoveu uma maior sensibilização e aumento do conhecimento dos alunos sobre os resíduos sólidos. As atividades lúdicas como proposta pedagógica permitiram um aprendizado de forma significativa, introdução de temas da realidade dos alunos, reflexão e a ampliação da visão crítica dos mesmos. |
Palavras-Chave: |
Coleta seletiva; Ensino de Ciências; Ensino fundamental; Jogos educacionais. |
Thesagro: |
Educação Ambiental; Poluição Ambiental; Reciclagem; Resíduo Solido. |
Thesaurus Nal: |
Environmental education. |
Categoria do assunto: |
P Recursos Naturais, Ciências Ambientais e da Terra |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/doc/1146941/1/SEQUENCIA-DIDATICARESIDUOS-SOLIDOS-ATIVIDADES-LUDICASCOMO-PROPOSTA-PEDAGOGICA.pdf
|
Marc: |
LEADER 01635naa a2200265 a 4500 001 2146941 005 2023-01-31 008 2022 bl uuuu u00u1 u #d 024 7 $a10.28998/2175-6600.2022v14n34p186-211$2DOI 100 1 $aFREITAS, C. J. S. de 245 $aSequência didática - resíduos sólidos$batividades lúdicas como proposta pedagógica.$h[electronic resource] 260 $c2022 520 $aAs discussões de temas ambientais no ensino das Ciências Ambientais contribuem com a responsabilidade em relação ao meio ambiente. Com o objetivo de desenvolver uma sequência didática sobre resíduos sólidos com atividades lúdicas no ensino fundamental, a pesquisa aplicada de caráter exploratória e qualitativa abordou consumo consciente, poluição, reciclagem e coleta seletiva, apresentados em atividades de vídeos, jogo e teatro. Os resultados demonstraram que a sequência didática promoveu uma maior sensibilização e aumento do conhecimento dos alunos sobre os resíduos sólidos. As atividades lúdicas como proposta pedagógica permitiram um aprendizado de forma significativa, introdução de temas da realidade dos alunos, reflexão e a ampliação da visão crítica dos mesmos. 650 $aEnvironmental education 650 $aEducação Ambiental 650 $aPoluição Ambiental 650 $aReciclagem 650 $aResíduo Solido 653 $aColeta seletiva 653 $aEnsino de Ciências 653 $aEnsino fundamental 653 $aJogos educacionais 700 1 $aSILVA, A. F. 700 1 $aCOSTA, V. S. de O. 773 $tDebates em educação$gv. 14, n. 34, p. 186-211, 2022.
Download
Esconder MarcMostrar Marc Completo |
Registro original: |
Embrapa Semiárido (CPATSA) |
|
Biblioteca |
ID |
Origem |
Tipo/Formato |
Classificação |
Cutter |
Registro |
Volume |
Status |
URL |
Voltar
|
|
Registros recuperados : 1 | |
Registros recuperados : 1 | |
|
Nenhum registro encontrado para a expressão de busca informada. |
|
|