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Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Meio Ambiente. |
Data corrente: |
23/02/2017 |
Data da última atualização: |
21/07/2017 |
Tipo da produção científica: |
Orientação de Tese de Pós-Graduação |
Autoria: |
IYUSUKA, S. S. |
Afiliação: |
Sheyla Saori Iyusuka, Departamento de Agroecologia e Desenvolvimento Rural, UFSCar. |
Título: |
Mulheres na agroecologia: um estudo bibliométrico. |
Ano de publicação: |
2016 |
Fonte/Imprenta: |
2016 |
Páginas: |
98 p. |
Idioma: |
Português |
Notas: |
Dissertação (Mestrado em Agroecologia e Desenvolvimento Rural) - Departamento de Agroecologia e Desenvolvimento Rural, UFSCar, Araras. Orientadora: Maria de Cléofas Faggion Alencar (CNPMA). |
Conteúdo: |
Resumo: A divisão sexual do trabalho traz as formas desiguais de como se estabelecem as relações de organização, produção e condução das escolhas nas formas de uso da terra. A presença das mulheres no cenário da agricultura ainda émarginalizada e dada como ?ajuda? aos trabalhos masculinos, que são considerados?carros?chefe? da unidade produtiva, e se encontram em atividades de extensão aostrabalhos domésticos - como hortas, pequenas criações e outras atividades queenvolvem os quintais. A partir disso, nos estudos rurais, é grande o desafio de seincorporar a mulher como sujeito e foco de pesquisas. Estes artigos entendem a importância de dar continuidade e visibilidade aos estudos e pesquisas que envolvem o tema de mulheres e gênero na agricultura, em especial na área do conhecimento da agroecologia. Desta forma, foi proposta uma análise bibliométrica dos trabalhos apresentados nos Congressos Brasileiros de Agroecologia (CBAs). Considerando as diversas contribuições de diferentes áreas do conhecimento na agroecologia, a bibliometria pode fornecer informações importantes sobre os rumos de estudos epesquisas desta área no Brasil. Para analisar os dados e o conteúdo dos resumos expandidos com o tema de mulheres e gênero, optou-se em organizá-los através deum filtro com os seguintes termos: gênero, mulheres, camponesas, mulheres rurais, trabalhadoras, feminino, agricultoras, produtoras, pescadoras, assentadas e catadoras. Os resumos selecionados a partir do filtro foram organizados através dos seguintes metadados: Título, Autoria, Afiliação, Ano de Publicação, Resumo ePalavra-chave. O primeiro artigo conseguiu-se analisar as autorias e afiliação, mostrando como cada estado/região do Brasil influenciou nas publicações durante osdoze anos de CBA. Foi percebido também como o tema foi crescente durante as edições do evento e, neste momento, foi estudado a trajetória de grupos e instituições, nos diversos espaços da agroecologia, e como influenciaram as universidades, instituições de assistência técnica e extensão rural e organizações não governamentais com o tema. Já no segundo artigo, a leitura do corpus de textos possibilitou inserir as publicações em categorias de acordo com a complexidade de informações apresentadas e a diversidade de atividades rurais que estão inseridas as mulheres. As categorias permitiram trazer as questões e os debates das mulheres na agroecologia, e como as autorias têm apresentado a realidade das mulheres nos espaços rurais. Para reforçar a visibilidade do tema, uma tabela com a identificação das autorias foi construída, além de mapas que permitiram a visualização dos locais e regiões que apontam os projetos, pesquisas, coletivos e grupos com mulheres. MenosResumo: A divisão sexual do trabalho traz as formas desiguais de como se estabelecem as relações de organização, produção e condução das escolhas nas formas de uso da terra. A presença das mulheres no cenário da agricultura ainda émarginalizada e dada como ?ajuda? aos trabalhos masculinos, que são considerados?carros?chefe? da unidade produtiva, e se encontram em atividades de extensão aostrabalhos domésticos - como hortas, pequenas criações e outras atividades queenvolvem os quintais. A partir disso, nos estudos rurais, é grande o desafio de seincorporar a mulher como sujeito e foco de pesquisas. Estes artigos entendem a importância de dar continuidade e visibilidade aos estudos e pesquisas que envolvem o tema de mulheres e gênero na agricultura, em especial na área do conhecimento da agroecologia. Desta forma, foi proposta uma análise bibliométrica dos trabalhos apresentados nos Congressos Brasileiros de Agroecologia (CBAs). Considerando as diversas contribuições de diferentes áreas do conhecimento na agroecologia, a bibliometria pode fornecer informações importantes sobre os rumos de estudos epesquisas desta área no Brasil. Para analisar os dados e o conteúdo dos resumos expandidos com o tema de mulheres e gênero, optou-se em organizá-los através deum filtro com os seguintes termos: gênero, mulheres, camponesas, mulheres rurais, trabalhadoras, feminino, agricultoras, produtoras, pescadoras, assentadas e catadoras. Os resumos selecionados a partir do filtro foram organizad... Mostrar Tudo |
Palavras-Chave: |
Women farmers. |
Thesagro: |
Ecologia vegetal. |
Thesaurus Nal: |
Agroecology; Bibliometric analysis. |
Categoria do assunto: |
B Sociologia Rural |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/156596/1/2016TS-11.pdf
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Marc: |
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Registro original: |
Embrapa Meio Ambiente (CNPMA) |
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Tipo/Formato |
Classificação |
Cutter |
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Volume |
Status |
URL |
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Registro Completo
Biblioteca(s): |
Embrapa Amazônia Oriental. |
Data corrente: |
10/02/2016 |
Data da última atualização: |
25/05/2022 |
Tipo da produção científica: |
Artigo em Anais de Congresso |
Autoria: |
SILVA, J. K. de S.; PONTES, A. N. |
Afiliação: |
JEAN KLEBER DE SOUSA SILVA, CPATU; Altem Nascimento Pontes, UEPA. |
Título: |
Educação ambiental em ambiente não formal: uma experiência estatal. |
Ano de publicação: |
2015 |
Fonte/Imprenta: |
In: SIMPÓSIO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM CIÊNCIAS AMBIENTAIS NA AMAZÔNIA, 4., 2015, Belém, PA. Anais. Belém, PA: UEPA, 2015. |
Páginas: |
v. 2, p. 254-263. |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
É incontestável a importância da educação como base para o desenvolvimento do indivíduo e da sociedade, entendendo-se como condição sine qua non para tal, a sinergia entre a educação formal e a não-formal para a construção e consolidação dos saberes. A Educação Ambiental com sua transversalidade e interdisciplinaridade transita livremente entre o formal e não-formal quando o assunto é educação, e nesse contexto as experiências propostas pelas corporações são de grande valia na formação e sensibilização do cidadão. Assim sendo, não é exagero questionar como vem sendo a participação das empresas públicas quando o assunto é Educação Ambiental de âmbito não-formal de educação? Com o objetivo de analisar como vem sendo a experiência relativa a execução do Programa Embrapa e Escola na Embrapa Amazônia Oriental foi aplicado um questionário ao gestor do programa, além disso, foi realizado um levantamento bibliográfico resultando em uma pesquisa descritiva qualitativa. A qual evidenciou a grande importância desse programa no compartilhamento de informações sobre hábitos saudáveis de alimentação e higiene, preservação ambiental e novas pesquisas desenvolvidas pela Embrapa. Em contraposição a isso, revelou-se a falta de um maior comprometimento pelo nível estratégico da empresa em todos os aspectos estrutural, financeiro e de pessoal. Espera-se que as empresas consigam sair, de fato, do discurso e passem a rumar para uma condição de real responsabilidade social corporativa que contribua diretamente para a formação de uma sociedade mais justa e fraterna na qual o meio ambiente ocupe papel de relevo. MenosÉ incontestável a importância da educação como base para o desenvolvimento do indivíduo e da sociedade, entendendo-se como condição sine qua non para tal, a sinergia entre a educação formal e a não-formal para a construção e consolidação dos saberes. A Educação Ambiental com sua transversalidade e interdisciplinaridade transita livremente entre o formal e não-formal quando o assunto é educação, e nesse contexto as experiências propostas pelas corporações são de grande valia na formação e sensibilização do cidadão. Assim sendo, não é exagero questionar como vem sendo a participação das empresas públicas quando o assunto é Educação Ambiental de âmbito não-formal de educação? Com o objetivo de analisar como vem sendo a experiência relativa a execução do Programa Embrapa e Escola na Embrapa Amazônia Oriental foi aplicado um questionário ao gestor do programa, além disso, foi realizado um levantamento bibliográfico resultando em uma pesquisa descritiva qualitativa. A qual evidenciou a grande importância desse programa no compartilhamento de informações sobre hábitos saudáveis de alimentação e higiene, preservação ambiental e novas pesquisas desenvolvidas pela Embrapa. Em contraposição a isso, revelou-se a falta de um maior comprometimento pelo nível estratégico da empresa em todos os aspectos estrutural, financeiro e de pessoal. Espera-se que as empresas consigam sair, de fato, do discurso e passem a rumar para uma condição de real responsabilidade social corporativa que contribu... Mostrar Tudo |
Palavras-Chave: |
Educação Não-formal; Embrapa. |
Thesagro: |
Educação Ambiental. |
Categoria do assunto: |
P Recursos Naturais, Ciências Ambientais e da Terra |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/138654/1/v2p254.pdf
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Marc: |
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