Portal do Governo Brasileiro
BDPA - Bases de Dados da Pesquisa Agropecuária Embrapa
 






Registro Completo
Biblioteca(s):  Embrapa Amazônia Oriental.
Data corrente:  03/02/2017
Data da última atualização:  20/05/2022
Tipo da produção científica:  Artigo em Anais de Congresso
Autoria:  QUEIROZ, A. C. M. de; CONCEIÇÃO, M. C. A.; GOMES, J. T.; ANDRADE, A. A. de; LEÃO, K. L.; VEIGA, J. C.
Afiliação:  ANA CAROLINA MARTINS DE QUEIROZ, CPATU; MARIA CARMELITA ALVES CONCEICAO, CPATU; JANETE TEIXEIRA GOMES, COLABORADORA CPATU; ANDRIO ANDRADE DE ANDRADE, COLABORADOR CPATU; KAMILA LEÃO LEÃO, COLABORADORA CPATU; JAMILLE COSTA VEIGA, COLABORADORA CPATU.
Título:  Trilha lúdico-pedagógica Iratama: um doce caminho para a divulgação das abelhas nativas.
Ano de publicação:  2016
Fonte/Imprenta:  In: SIMPÓSIO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM CIÊNCIAS AMBIENTAIS NA AMAZÔNIA, 5., 2016, Belém, PA. Anais. Belém, PA: UEPA, 2016.
Páginas:  v. 2, p. 616-622.
Idioma:  Português
Conteúdo:  As abelhas indígenas sem ferrão são excelentes como instrumento didático, pois atraem a atenção, estimulam fortemente a curiosidade das crianças, adolescentes e adultos e possuem características biológicas, ecológicas, econômicas e históricas muito relacionadas aos conceitos envolvidos na educação ambiental. Com elas é perfeitamente possível inserir a problemática ambiental e obter respostas práticas por parte das pessoas envolvidas em ações de proteção ambiental e melhoria da qualidade de vida. A criação desses insetos permite ainda gerar renda e não agride o meio ambiente, pelo contrário, estimula a cuidar melhor da natureza e a plantar. Com o objetivo de utilizar as abelhas nativas sem ferrão para conscientização ambiental de crianças, adolescentes e adultos, por meio de visitação monitorada , foi estruturada uma trilha lúdico-pedagógica, com espaço para recepção de visitas e um roteiro para apresentação, vivência e discussão dos temas relacionados à conservação ambiental e desenvolvimento sustentável utilizando as abelhas sem ferrão como material didático. Esse espaço está sendo utilizado para visitas de escolas de todos os níveis, agricultores, adultos, grupos de idosos e interessados em geral. No período de março a setembro de 2016, mais de 500 pessoas visitaram a trilha, sendo a maior parte dos visitantes crianças, cursando o ensino fundamental na cidade de Belém. Foram também recebidas escolas de nível médio e universidades, além de produtores e grupo de idosos.
Palavras-Chave:  Abelha nativa; Meliponicultura.
Thesagro:  Educação Ambiental.
Categoria do assunto:  O Insetos e Entomologia
URL:  https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/154714/1/SimposioUepa-1.pdf
Marc:  Mostrar Marc Completo
Registro original:  Embrapa Amazônia Oriental (CPATU)
Biblioteca ID Origem Tipo/Formato Classificação Cutter Registro Volume Status URL
CPATU53253 - 1UPCAA - DD
Voltar






Ordenar por: RelevânciaAutorTítuloAnoImprime registros no formato resumido      Imprime registros no formato resumido
Registros recuperados : 1
Primeira ... 1 ... Última
1.Imagem marcado/desmarcadoQUEIROZ, A. C. M. de; CONCEIÇÃO, M. C. A.; GOMES, J. T.; ANDRADE, A. A. de; LEÃO, K. L.; VEIGA, J. C. Trilha lúdico-pedagógica Iratama: um doce caminho para a divulgação das abelhas nativas. In: SIMPÓSIO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM CIÊNCIAS AMBIENTAIS NA AMAZÔNIA, 5., 2016, Belém, PA. Anais. Belém, PA: UEPA, 2016. v. 2, p. 616-622.
Tipo: Artigo em Anais de Congresso
Biblioteca(s): Embrapa Amazônia Oriental.
Visualizar detalhes do registroAcesso ao objeto digitalImprime registro no formato completo
Registros recuperados : 1
Primeira ... 1 ... Última
Nenhum registro encontrado para a expressão de busca informada.
 
 

Embrapa
Todos os direitos reservados, conforme Lei n° 9.610
Política de Privacidade
Área Restrita

Embrapa Agricultura Digital
Av. André Tosello, 209 - Barão Geraldo
Caixa Postal 6041- 13083-886 - Campinas, SP
SAC: https://www.embrapa.br/fale-conosco

Valid HTML 4.01 Transitional