Portal do Governo Brasileiro
BDPA - Bases de Dados da Pesquisa Agropecuária Embrapa
 






Registro Completo
Biblioteca(s):  Embrapa Rondônia.
Data corrente:  17/03/2016
Data da última atualização:  17/03/2016
Tipo da produção científica:  Artigo em Anais de Congresso
Autoria:  OLIVEIRA, V. B. V.
Afiliação:  VANIA BEATRIZ VASCONCELOS OLIVEIRA, CPAF-RO.
Título:  A formação de professores para a era da conexão móvel: um estudo reflexivo sobre as práticas da cultura móvel e ubíqua.
Ano de publicação:  2015
Fonte/Imprenta:  In: CONGRESSO IBERO-AMERICANO DE COMUNICAÇÃO - IBERCOM, 14. , 2015, São Paulo. Comunicação, cultura e mídias sociais: anais . São Paulo: ECA-USP, 2015. p. 1594-1604.
Idioma:  Português
Conteúdo:  Este trabalho tem por objetivo analisar o processo dialógico na metodologia de produção coletiva de videoclipe ambiental com uso de música amazônica, prática educomunicativa desenvolvida em projetos de divulgação científica e educação socioambiental, na Embrapa Rondônia. Tem-se como referencial teórico o dialogismo em Paulo Freire e M. Bakhtin, uma vez que Freire estimulou a comunicação dialógica para alcançar a transformação necessária das práticas educativas e que, referida prática tem a oficina como o lugar de interação de parceiros para a produção de sentido e elaboração de novos discursos. A pesquisa busca entender se a interação estabelecida nas oficinas, nas quais a metodologia foi aplicada, permite aos participantes produzir um novo discurso que expresse suas realidades. Os resultados da análise apontam que a interação ocorrida em oficinas de produção de videoclipes com acadêmicos de Comunicação Social e educadores ambientais, contribuiu para leitura crítica do discurso literário da música e sua expressão em outro gênero textual, neste caso, o videoclipe. Conclui-se que o uso da música no processo reflexivo/ educativo com grupos em oficinas, caracteriza-se como comunicação dialógica e recurso didático de educomunicação socioambiental, que pode ser utilizado para sensibilizar para questões ambientais e recomenda-se sua aplicação na educação formal e não formal.
Palavras-Chave:  Dialogism; Dialogismo; Discurso ambiental; Environmental discourse; Videoclip; Videoclipe.
Categoria do assunto:  --
URL:  https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/141370/1/Ibercom-2015-Anais-DTI-4VANIA.pdf
Marc:  Mostrar Marc Completo
Registro original:  Embrapa Rondônia (CPAF-RO)
Biblioteca ID Origem Tipo/Formato Classificação Cutter Registro Volume Status URL
CPAF-RO17626 - 1UPCAA - DD
Voltar






Ordenar por: RelevânciaAutorTítuloAnoImprime registros no formato resumido      Imprime registros no formato resumido
Registros recuperados : 1
Primeira ... 1 ... Última
1.Imagem marcado/desmarcadoOLIVEIRA, V. B. V. A formação de professores para a era da conexão móvel: um estudo reflexivo sobre as práticas da cultura móvel e ubíqua. In: CONGRESSO IBERO-AMERICANO DE COMUNICAÇÃO - IBERCOM, 14. , 2015, São Paulo. Comunicação, cultura e mídias sociais: anais . São Paulo: ECA-USP, 2015. p. 1594-1604.
Tipo: Artigo em Anais de Congresso
Biblioteca(s): Embrapa Rondônia.
Visualizar detalhes do registroAcesso ao objeto digitalImprime registro no formato completo
Registros recuperados : 1
Primeira ... 1 ... Última
Nenhum registro encontrado para a expressão de busca informada.
 
 

Embrapa
Todos os direitos reservados, conforme Lei n° 9.610
Política de Privacidade
Área Restrita

Embrapa Agricultura Digital
Av. André Tosello, 209 - Barão Geraldo
Caixa Postal 6041- 13083-886 - Campinas, SP
SAC: https://www.embrapa.br/fale-conosco

Valid HTML 4.01 Transitional