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Registros recuperados : 1 | |
1. | | CAVALCANTE, R. B. M.; MORGANO, M. A.; SILVA, K. J. D. e; ROCHA, M. de M.; ARAÚJO, M. A. de M.; MOREIRA-ARAÚJO, R. S. dos R. Composição centesimal e teor de minerais em pão de queijo enriquecido com farinha de feijão-caupi. In: CONGRESSO NACIONAL DE FEIJÃO-CAUPI, 3., 2013, Recife. Feijão-Caupi como alternativa sustentável para os sistemas produtivos familiares e empresariais. Recife: IPA, 2013. CONAC 2012. Disponível em: http://www.conac2012.org/resumos/pdf/377a.pdf. Acesso em: 09 ago. 2013. Biblioteca(s): Embrapa Meio-Norte. |
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Registros recuperados : 1 | |
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| Acesso ao texto completo restrito à biblioteca da Embrapa Meio Ambiente. Para informações adicionais entre em contato com cnpma.biblioteca@embrapa.br. |
Registro Completo
Biblioteca(s): |
Embrapa Meio Ambiente. |
Data corrente: |
03/08/2017 |
Data da última atualização: |
25/11/2020 |
Tipo da produção científica: |
Artigo em Periódico Indexado |
Circulação/Nível: |
B - 3 |
Autoria: |
TEIXEIRA, S. R.; WADT, L. G. R.; TELLES, M. A.; VAZ, A. P. A. |
Afiliação: |
SERGIO RUSTICHELLI TEIXEIRA, CNPGL; LUIZ GUILHERME REBELLO WADT, CNPMA; MILENA AMBROSIO TELLES, CPPSE; ANA PAULA ARTIMONTE VAZ, SPM - E. Campinas. |
Título: |
Identificação rápida e participativa de demandas para ações de transferência de tecnologias na agropecuária. |
Ano de publicação: |
2016 |
Fonte/Imprenta: |
Em Extensão, v. 15, n. 2, p. 41-63, 2016. |
DOI: |
http://dx.doi.org/10.14393/REE-v15n22016_art02 |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
Os objetivos deste artigo são apresentar uma metodologia rápida para identificação de demandas para pesquisa e extensão e os resultados da aplicação em três municípios onde foi testada. A metodologia envolveu reuniões de grupo focal e amostragem intencional dos participantes. A extensão rural foi fundamental para acelerar a mobilização da rede local de relacionamento, para explicar os objetivos do projeto ?Promoção de sistemas sustentáveis para a região sudeste: uma experiência-piloto para a agenda de transferência de tecnologia? e para motivar os atores locais a participarem da identificação de demandas para o município. A metodologia alcançou os resultados para qual foi desenvolvida nos três municípios. Os objetivos foram alcançados com rapidez, duas semanas no máximo, mesmo com algumas estratégias diferentes usadas nos municípios. A ação dos extensionistas foi fundamental, tanto para acelerar a identificação da rede de relacionamento e para o teste da metodologia, quanto para agilizar ainda mais a metodologia com as estratégias que usaram. |
Palavras-Chave: |
Abordagem participativa; Construtivismo; Grupo focal; Motivação. |
Thesagro: |
Comunicação; Transferência de tecnologia. |
Thesaurus NAL: |
Extension education. |
Categoria do assunto: |
B Sociologia Rural |
Marc: |
LEADER 01897naa a2200253 a 4500 001 2073585 005 2020-11-25 008 2016 bl --- 0-- u #d 024 7 $ahttp://dx.doi.org/10.14393/REE-v15n22016_art02$2DOI 100 1 $aTEIXEIRA, S. R. 245 $aIdentificação rápida e participativa de demandas para ações de transferência de tecnologias na agropecuária.$h[electronic resource] 260 $c2016 520 $aOs objetivos deste artigo são apresentar uma metodologia rápida para identificação de demandas para pesquisa e extensão e os resultados da aplicação em três municípios onde foi testada. A metodologia envolveu reuniões de grupo focal e amostragem intencional dos participantes. A extensão rural foi fundamental para acelerar a mobilização da rede local de relacionamento, para explicar os objetivos do projeto ?Promoção de sistemas sustentáveis para a região sudeste: uma experiência-piloto para a agenda de transferência de tecnologia? e para motivar os atores locais a participarem da identificação de demandas para o município. A metodologia alcançou os resultados para qual foi desenvolvida nos três municípios. Os objetivos foram alcançados com rapidez, duas semanas no máximo, mesmo com algumas estratégias diferentes usadas nos municípios. A ação dos extensionistas foi fundamental, tanto para acelerar a identificação da rede de relacionamento e para o teste da metodologia, quanto para agilizar ainda mais a metodologia com as estratégias que usaram. 650 $aExtension education 650 $aComunicação 650 $aTransferência de tecnologia 653 $aAbordagem participativa 653 $aConstrutivismo 653 $aGrupo focal 653 $aMotivação 700 1 $aWADT, L. G. R. 700 1 $aTELLES, M. A. 700 1 $aVAZ, A. P. A. 773 $tEm Extensão$gv. 15, n. 2, p. 41-63, 2016.
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Registro original: |
Embrapa Meio Ambiente (CNPMA) |
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