Portal do Governo Brasileiro
BDPA - Bases de Dados da Pesquisa Agropecuária Embrapa
 






Acesso ao texto completo restrito à biblioteca da Embrapa Agricultura Digital. Para informações adicionais entre em contato com cnptia.biblioteca@embrapa.br.
Registro Completo
Biblioteca(s):  Embrapa Agricultura Digital.
Data corrente:  14/10/2009
Data da última atualização:  15/01/2020
Tipo da produção científica:  Artigo em Anais de Congresso / Nota Técnica
Autoria:  TORRES, T. Z.
Afiliação:  TERCIA ZAVAGLIA TORRES, CNPTIA.
Título:  Práticas sociais, processos educativos e a transformação da realidade: relato de uma experiência.
Ano de publicação:  2009
Fonte/Imprenta:  In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCACIÓN, 3., 2009, Santa Fé. Anais... Santa Fé: FHUC/UNL, 2009.
Páginas:  p. 1-8.
Idioma:  Português
Conteúdo:  O objetivo da investigação foi o de compreender, identificar, analisar e capturar o processo educativo que é construído no interior da prática social de bordar realizada por um grupo de cinco bordadeiras que vivem na periferia da cidade de Campinas, interior de São Paulo. O relato desta experiência está dividido em cinco partes, contando com a introdução, que consignam o percurso feito para se chegar à compreensão dos processos educativos tecidos pelas bordadeiras. Inicialmente serão apresentados alguns aspectos relevantes sobre a prática de bordar, suas implicações econômicas e sociais para as mulheres que a praticam. A tentativa nesta parte do relato é traçar um percurso conceitual para situar o leitor sobre como se desenvolve a problemática em que se inserem as mulheres pertencentes à classe econômica de baixa renda que, apesar da exclusão, questionam a realidade e buscam sua transformação - ainda que de forma precária, incipiente e tímida. Em seguida apresentar-se-á o físico do espaço onde está localizada a prática das bordadeiras para que se possa perceber o quanto a prática de bordar se coloca como uma importante ação individual/coletiva de transformação da realidade. A terceira e quarta partes trarão respectivamente informações acerca dos procedimentos metodológicos adotados para se alcançar o objetivo da investigação e os seus resultados. Na quinta e, última parte, serão feitas algumas considerações finais acerca da investigação.
Palavras-Chave:  Bordadeiras de São Marcos em Campinas; Prática de bordar; Práticas sociais; Processos educativos; Trabalho de campo.
Thesagro:  Educação.
Categoria do assunto:  --
Marc:  Mostrar Marc Completo
Registro original:  Embrapa Agricultura Digital (CNPTIA)
Biblioteca ID Origem Tipo/Formato Classificação Cutter Registro Volume Status URL
CNPTIA14130 - 1UPCAA - DD2009.00005
Voltar






Registro Completo

Biblioteca(s):  Embrapa Clima Temperado.
Data corrente:  08/03/2013
Data da última atualização:  08/03/2013
Tipo da produção científica:  Artigo em Periódico Indexado
Circulação/Nível:  A - 2
Autoria:  ANTUNES, L. E. C.; PICOLOTTO, L.; VIGNOLO, G. K.; GONÇALVES, M. A.
Afiliação:  LUIS EDUARDO CORREA ANTUNES, CPACT; LUCIANO PICOLOTTO, Bolsista PNPD/Capes da Embrapa Clima Temperado; GERSON KLEINICK VIGNOLO, UFPEL; MICHEL ADRIGHI GONCALVES, UFPEL.
Título:  Influência do substrato, tamanho de sementes e maturação de frutos na formação de mudas de pitangueira.
Ano de publicação:  2012
Fonte/Imprenta:  Revista Brasileira de Fruticultura, Jaboticabal, v. 34, n. 4, p. 1216-1223, 2012.
Idioma:  Português
Palavras-Chave:  Pitanga e propagação.
Thesagro:  Eugenia Uniflora.
Categoria do assunto:  --
URL:  https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/78607/1/31.pdf
Marc:  Mostrar Marc Completo
Registro original:  Embrapa Clima Temperado (CPACT)
Biblioteca ID Origem Tipo/Formato Classificação Cutter Registro Volume Status
CPACT16613 - 1UPCAP - DD006332012.00633
Fechar
Nenhum registro encontrado para a expressão de busca informada.
 
 

Embrapa
Todos os direitos reservados, conforme Lei n° 9.610
Política de Privacidade
Área Restrita

Embrapa Agricultura Digital
Av. André Tosello, 209 - Barão Geraldo
Caixa Postal 6041- 13083-886 - Campinas, SP
SAC: https://www.embrapa.br/fale-conosco

Valid HTML 4.01 Transitional