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Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Agricultura Digital. |
Data corrente: |
31/01/2011 |
Data da última atualização: |
24/02/2011 |
Tipo da produção científica: |
Artigo em Periódico Indexado |
Autoria: |
SOUZA, M. I. F.; TORRES, T. Z.; AMARAL, S. F. do. |
Afiliação: |
MARCIA IZABEL FUGISAWA SOUZA, CNPTIA; TÉRCIA ZAVAGLIA TORRES, CNPTIA; SÉRGIO FERREIRA DO AMARAL, FE/UNICAMP. |
Título: |
Produção de conteúdos educativos baseada na aprendizagem significativa. |
Ano de publicação: |
2010 |
Fonte/Imprenta: |
Revista Latinoamericana de Tecnologia Educativa, España, v. 9, n. 2, p. 89-105, 2010. |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
O artigo aborda a contribuição das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) para o processo de ensino-aprendizagem, com ênfase na produção de conteúdo educativo digital. Destaca a participação da concepção construtivista na fundamentação teórica e desenvolvimento de propostas didático-pedagógicas, em especial, para ambientes virtuais de aprendizagem. Propõe-se a elaboração de design e roteiro de conteúdo de vídeos educativos sob o enfoque da aprendizagem significativa, que se baseia no modelo construtivista do processo cognitivo humano. Na perspectiva da aprendizagem significativa, os mapas conceituais são adotados como uma opção para a organização e representação do conhecimento em construção pelo aluno, sob a mediação do professor. |
Palavras-Chave: |
Aprendizagem significativa; Conteúdo educativo digital; Conteúdos educativos; Mapa conceitual; Produção de conteúdo; Vídeo educativo. |
Thesagro: |
Tecnologia da Informação. |
Thesaurus Nal: |
Learning; Technology. |
Categoria do assunto: |
X Pesquisa, Tecnologia e Engenharia |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/26154/1/625-2927-1-PB.pdf
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Marc: |
LEADER 01584naa a2200253 a 4500 001 1875058 005 2011-02-24 008 2010 bl uuuu u00u1 u #d 100 1 $aSOUZA, M. I. F. 245 $aProdução de conteúdos educativos baseada na aprendizagem significativa.$h[electronic resource] 260 $c2010 520 $aO artigo aborda a contribuição das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) para o processo de ensino-aprendizagem, com ênfase na produção de conteúdo educativo digital. Destaca a participação da concepção construtivista na fundamentação teórica e desenvolvimento de propostas didático-pedagógicas, em especial, para ambientes virtuais de aprendizagem. Propõe-se a elaboração de design e roteiro de conteúdo de vídeos educativos sob o enfoque da aprendizagem significativa, que se baseia no modelo construtivista do processo cognitivo humano. Na perspectiva da aprendizagem significativa, os mapas conceituais são adotados como uma opção para a organização e representação do conhecimento em construção pelo aluno, sob a mediação do professor. 650 $aLearning 650 $aTechnology 650 $aTecnologia da Informação 653 $aAprendizagem significativa 653 $aConteúdo educativo digital 653 $aConteúdos educativos 653 $aMapa conceitual 653 $aProdução de conteúdo 653 $aVídeo educativo 700 1 $aTORRES, T. Z. 700 1 $aAMARAL, S. F. do 773 $tRevista Latinoamericana de Tecnologia Educativa, España$gv. 9, n. 2, p. 89-105, 2010.
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Registro original: |
Embrapa Agricultura Digital (CNPTIA) |
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Biblioteca |
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Origem |
Tipo/Formato |
Classificação |
Cutter |
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Volume |
Status |
URL |
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Registro Completo
Biblioteca(s): |
Embrapa Unidades Centrais. |
Data corrente: |
10/06/2013 |
Data da última atualização: |
30/03/2023 |
Autoria: |
HAIM, P. G.; ZOFFOLI, B. C.; ZONTA, E.; ARAÚJO, A. P. |
Afiliação: |
PATRICK GESUALDI HAIM, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro/Departamento de Solos; BÁRBARA CAVALHEIRO ZOFFOLI, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro/Departamento de Solos; EVERALDO ZONTA, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro/Departamento de Solos; ADELSON PAULO ARAÚJO, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro/Departamento de Solos. |
Título: |
Diagnose nutricional de nitrogênio em folhas de feijoeiro pela análise digital de imagens. |
Ano de publicação: |
2012 |
Fonte/Imprenta: |
Pesquisa Agropecuária Brasileira, Brasília, DF, v. 47, n. 10, p. 1541-1545, out. 2012. |
Idioma: |
Português |
Notas: |
Notas científicas.
Título em inglês: Diagnosis of nitrogen nutrition in common bean leaves by digital image analysis. |
Conteúdo: |
O objetivo deste trabalho foi avaliar o uso da análise digital de imagens na diagnose nutricional de N no feijoeiro. Foram avaliados quatro tratamentos, em que se combinaram duas doses de N e de P aplicadas ao solo. Na emissão de vagens, determinou-se o índice de clorofila Falker, digitalizaram-se as imagens dos trifólios e determinou-se o teor foliar de N. Nas imagens, foi atribuída uma nota com o programa AFSoft, baseada na área ocupada por padrões de verde. O teor foliar de N correlacionou-se ao índice de clorofila Falker e à nota atribuída com o AFSoft, mas a correlação entre o índice de clorofila e a nota AFSoft foi superior. |
Palavras-Chave: |
AFSoft; Identificação de cor; Índice de clorofila. |
Thesagro: |
Feijão; Nitrogênio; Nutrição vegetal; Phaseolus Vulgaris. |
Thesaurus NAL: |
Phosphorus. |
Categoria do assunto: |
-- |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/84286/1/diagnose-nutricional-de-nitrogenio-em-folhas-de-feijoeiro.pdf
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Marc: |
LEADER 01549naa a2200265 a 4500 001 1959643 005 2023-03-30 008 2012 bl uuuu u00u1 u #d 100 1 $aHAIM, P. G. 245 $aDiagnose nutricional de nitrogênio em folhas de feijoeiro pela análise digital de imagens.$h[electronic resource] 260 $c2012 500 $aNotas científicas. Título em inglês: Diagnosis of nitrogen nutrition in common bean leaves by digital image analysis. 520 $aO objetivo deste trabalho foi avaliar o uso da análise digital de imagens na diagnose nutricional de N no feijoeiro. Foram avaliados quatro tratamentos, em que se combinaram duas doses de N e de P aplicadas ao solo. Na emissão de vagens, determinou-se o índice de clorofila Falker, digitalizaram-se as imagens dos trifólios e determinou-se o teor foliar de N. Nas imagens, foi atribuída uma nota com o programa AFSoft, baseada na área ocupada por padrões de verde. O teor foliar de N correlacionou-se ao índice de clorofila Falker e à nota atribuída com o AFSoft, mas a correlação entre o índice de clorofila e a nota AFSoft foi superior. 650 $aPhosphorus 650 $aFeijão 650 $aNitrogênio 650 $aNutrição vegetal 650 $aPhaseolus Vulgaris 653 $aAFSoft 653 $aIdentificação de cor 653 $aÍndice de clorofila 700 1 $aZOFFOLI, B. C. 700 1 $aZONTA, E. 700 1 $aARAÚJO, A. P. 773 $tPesquisa Agropecuária Brasileira, Brasília, DF$gv. 47, n. 10, p. 1541-1545, out. 2012.
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Registro original: |
Embrapa Unidades Centrais (AI-SEDE) |
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