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Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Hortaliças. |
Data corrente: |
09/11/2023 |
Data da última atualização: |
09/11/2023 |
Tipo da produção científica: |
Artigo em Anais de Congresso |
Autoria: |
PEDROSO, M. T. M.; MONTEBELLO, A. E. S.; SANTOS, J. A. dos; MARJOTTA-MAISTRO, M. C. |
Afiliação: |
MARIA THEREZA MACEDO PEDROSO, CNPH; ADRIANA ESTELA SANJUAN MONTEBELLO, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS; JERONIMO ALVES DOS SANTOS, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS; MARTA CRISTINA MARJOTTA-MAISTRO, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS. |
Título: |
Rastreabilidade, hortaliças hidropônicas e informações: o que pensam os consumidores. |
Ano de publicação: |
2023 |
Fonte/Imprenta: |
In: CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E SOCIOLOGIA RURAL, 61., 2023, Piracicaba. Agropecuária do futuro: tecnologia, sustentabilidade e a segurança alimentar: anais. Piracicaba: ESALQ/USP, 2023. |
Idioma: |
Português |
Notas: |
SOBER 2023. |
Conteúdo: |
O objetivo deste artigo é verificar se os consumidores de hortaliças possuem conhecimento sobre algumas características de hortaliças ao serem consumidas e se esse conhecimento teria alguma relação com o nível de renda desses consumidores. Os dados para a análise são primários e obtidos por meio da aplicação de um questionário on line composto por questões fechadas de múltipla escolha, dentre as quais constavam a faixa de renda da família do respondente, se sabem o que é rastreabilidade, se sabem o que é uma hortaliça hidropônica e se se pagariam um valor acima de mercado, caso possuíssem mais informações como: se a hortaliça fosse embalada, higienizada, produzida de forma hidropônica; sem agrotóxicos e se souber sua origem. O questionário foi divulgado em redes sociais e, mediante a amostragem não probabilística por meio de cadeias de referência conhecida como ?bola de neve?, foi possível obter 852 respostas de pessoas que residiam em 186 cidades do Brasil, com ênfase em Brasília, Porto Alegre, São Paulo e Salvador. O referencial teórico considerado é o Marketing alimentar com ênfase no marketing de produto e baseado no comportamento do consumidor. Como principal resultado tem-se que 42,49% sabem o que é rastreabilidade e 91,67% sabem o que é uma hortaliça hidropônica. Sobre a disposição a pagar um valor acima de mercado, verificou que 76,76% preferem ser mais informados sobre hortaliças e quanto maior a diferença do valor em relação aos produtos tradicionais menor é a disposição a pagar, sendo que a maioria aceitaria pagar o valor de até 25% acima do que é oferecido no mercado. O conjunto de respostas obtido, obviamente, não é uma amostra da sociedade brasileira, tendo se concentrado em estratos sociais mais abastados. Contudo, favorece um foco analítico sobre os consumidores de hortaliças e apresenta pontos importantes para a construção e estratégias de comercialização para esse tipo de alimento. MenosO objetivo deste artigo é verificar se os consumidores de hortaliças possuem conhecimento sobre algumas características de hortaliças ao serem consumidas e se esse conhecimento teria alguma relação com o nível de renda desses consumidores. Os dados para a análise são primários e obtidos por meio da aplicação de um questionário on line composto por questões fechadas de múltipla escolha, dentre as quais constavam a faixa de renda da família do respondente, se sabem o que é rastreabilidade, se sabem o que é uma hortaliça hidropônica e se se pagariam um valor acima de mercado, caso possuíssem mais informações como: se a hortaliça fosse embalada, higienizada, produzida de forma hidropônica; sem agrotóxicos e se souber sua origem. O questionário foi divulgado em redes sociais e, mediante a amostragem não probabilística por meio de cadeias de referência conhecida como ?bola de neve?, foi possível obter 852 respostas de pessoas que residiam em 186 cidades do Brasil, com ênfase em Brasília, Porto Alegre, São Paulo e Salvador. O referencial teórico considerado é o Marketing alimentar com ênfase no marketing de produto e baseado no comportamento do consumidor. Como principal resultado tem-se que 42,49% sabem o que é rastreabilidade e 91,67% sabem o que é uma hortaliça hidropônica. Sobre a disposição a pagar um valor acima de mercado, verificou que 76,76% preferem ser mais informados sobre hortaliças e quanto maior a diferença do valor em relação aos produtos tradicionais menor é a disp... Mostrar Tudo |
Thesagro: |
Abastecimento; Consumidor; Hortaliça; Segurança Alimentar. |
Categoria do assunto: |
Q Alimentos e Nutrição Humana |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/doc/1158103/1/O-que-pensam-os-consumidores-SOBER-Maria-Thereza-Macedo-Pedroso.pdf
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Marc: |
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Registro original: |
Embrapa Hortaliças (CNPH) |
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Biblioteca |
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Origem |
Tipo/Formato |
Classificação |
Cutter |
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Volume |
Status |
URL |
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Registro Completo
Biblioteca(s): |
Embrapa Algodão. |
Data corrente: |
08/02/2022 |
Data da última atualização: |
12/02/2022 |
Tipo da produção científica: |
Artigo em Periódico Indexado |
Circulação/Nível: |
B - 1 |
Autoria: |
FAVORETO, A. L.; DOMINGUES, M. M.; SERRÃO, J. E.; RIBEIRO, M. F.; SILVA, C. A. D.; ZANUNCIO, J. C.; WILCKEM, C. F. |
Afiliação: |
A. L. FAVORETO, UNESP; M. M. DOMINGUES, UNESP; J. E. SERRÃO, UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA; M. F. RIBEIRO, UNESP; CARLOS ALBERTO DOMINGUES DA SILVA, CNPA; J. C. ZANUNCIO, UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA; C. F. WILCKEN, UNESP. |
Título: |
Courtship, mating behavior, and ovary Histology of the nymph parasitoid Psyllaephagus bliteus (Hymenoptera: Encyrtidae). |
Ano de publicação: |
2021 |
Fonte/Imprenta: |
Journal of Insect Science, v. 21, n. 2, p. 1-6, 2021. |
Páginas: |
6 p. |
ISSN: |
1536-2442 |
DOI: |
10.1093/jisesa/ieab020 |
Idioma: |
Inglês |
Conteúdo: |
The potential of the parasitoid Psyllaephagus bliteus Riek for the biological control of the eucalyptus pest Glycaspis brimblecombei Moore (Hemiptera: Aphalaridae) nymphs is high. This research sought to analyze the courtship, male competition, and mating behavior of P. bliteus at the proportions of 1:1 and 2:1 males to female in a Petri dish (5 cm diameter), and to describe the ovary histology of virgin and mated females of this parasitoid. At 1:1, males touch the antennae and thorax?abdomen of females during courtship, but females avoid mate attempts before they are 48 h old. At 2:1, the competition between male parasitoids inhibits mating. The histology of ovaries of virgin and mated P. bliteus females is similar, with two well-defined germarium and vitellarium regions, with oocytes at different developmental stages, including mature ones rich in yolk and with eggshell. A clearer understanding of the reproductive behavior and histology of P. bliteus aids in the use of this parasitoid for the biological control of G. brimblecombei. |
Thesagro: |
Acasalamento Controlado; Eucalipto; Fauna Parasitaria; Inimigo Natural; Inseto Para Controle Biológico; Ninfa; Peste. |
Thesaurus NAL: |
Courtship; Eucalyptus; Nymphs; Parasites. |
Categoria do assunto: |
-- |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/231075/1/COURTSHIP-MATING-BEHAVIOR-OVARY-HISTOLOGY.pdf
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Marc: |
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Embrapa Algodão (CNPA) |
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