Portal do Governo Brasileiro
BDPA - Bases de Dados da Pesquisa Agropecuária Embrapa
 






Registro Completo
Biblioteca(s):  Embrapa Agroindústria de Alimentos.
Data corrente:  24/01/2017
Data da última atualização:  17/02/2017
Tipo da produção científica:  Comunicado Técnico/Recomendações Técnicas
Autoria:  DELIZA, R.; SOUZA, R. C. de.
Afiliação:  ROSIRES DELIZA, CTAA; Raquel Claverie de Souza, CNPQ.
Título:  O Design da embalagem e a comunicação com o consumidor infantil: o passo-a-passo de um estudo.
Ano de publicação:  2016
Fonte/Imprenta:  Rio de Janeiro: Embrapa Agroindústria de Alimentos, 2016.
Páginas:  6 p.
Série:  (Embrapa Agroindústria de Alimentos. Comunicado Técnico, 214).
Idioma:  Português
Conteúdo:  Entender o consumidor e a forma como ele se relaciona com os alimentos é um desafio para a academia e a indústria. Diversas pesquisas têm sido realizadas ao redor do mundo com esse objetivo, principalmente relacionadas ao consumidor adulto; no entanto, existem poucas que enfocam o consumidor infantil. O presente estudo objetivou investigar a expectativa de crianças de 7 a 10 anos de idade em relação às bebidas lácteas e verificar o efeito de diferentes fatores da embalagem na referida expectativa, relatando o passo-a-passo que envolve esse tipo de pesquisa. A expectativa hedônica foi avaliada em escalas hedônicas faciais de nove pontos (1: odiar, 5: mais ou menos, 9: adorar) e para a descrição das características esperadas nas bebidas foi utilizado o método Check-all-that-apply (CATA). As embalagens das bebidas lácteas foram preparadas especialmente para o estudo seguindo delineamento experimental. 247 crianças de duas escolas particulares do Rio de Janeiro localizadas em bairros de distintos níveis socioeconômicos participaram do estudo. Verificou-se que pesquisas com crianças necessitam de atenção especial e devem seguir um protocolo que seja amigável, simples e com acompanhamento constante durante o preenchimento dos questionários. As crianças utilizaram com facilidade a escala hedônica de 9-pontos e também o método CATA, tendo sido capazes de perceber diferenças entre as amostras. Os diferentes fatores da embalagem influenciaram diferentemente a expectativa das crianças ... Mostrar Tudo
Palavras-Chave:  Análise sensorial; CATA; Crianças; Expectativa.
Thesagro:  Consumidor.
Categoria do assunto:  Q Alimentos e Nutrição Humana
URL:  https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/153805/1/CT-214-finalizado.pdf
Marc:  Mostrar Marc Completo
Registro original:  Embrapa Agroindústria de Alimentos (CTAA)
Biblioteca ID Origem Tipo/Formato Classificação Cutter Registro Volume Status URL
CTAA13532 - 1UMTFL - DDCTE 0214
Voltar






Ordenar por: RelevânciaAutorTítuloAnoImprime registros no formato resumido      Imprime registros no formato resumido
Registros recuperados : 1
Primeira ... 1 ... Última
1.Imagem marcado/desmarcadoDELIZA, R.; SOUZA, R. C. de. O Design da embalagem e a comunicação com o consumidor infantil: o passo-a-passo de um estudo. Rio de Janeiro: Embrapa Agroindústria de Alimentos, 2016. 6 p. (Embrapa Agroindústria de Alimentos. Comunicado Técnico, 214).
Tipo: Comunicado Técnico/Recomendações Técnicas
Biblioteca(s): Embrapa Agroindústria de Alimentos.
Visualizar detalhes do registroAcesso ao objeto digitalImprime registro no formato completo
Registros recuperados : 1
Primeira ... 1 ... Última
Nenhum registro encontrado para a expressão de busca informada.
 
 

Embrapa
Todos os direitos reservados, conforme Lei n° 9.610
Política de Privacidade
Área Restrita

Embrapa Agricultura Digital
Av. André Tosello, 209 - Barão Geraldo
Caixa Postal 6041- 13083-886 - Campinas, SP
SAC: https://www.embrapa.br/fale-conosco

Valid HTML 4.01 Transitional