|
|
Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Trigo. |
Data corrente: |
27/03/2009 |
Data da última atualização: |
17/08/2021 |
Tipo da produção científica: |
Artigo em Periódico Indexado |
Autoria: |
WIETHÖLTER, P.; FERNANDES, M. I. B de M.; BRAMMER, S. P.; MINELLA, E.; IORCZESKI, E. J. |
Afiliação: |
Paula Wiethölter, Departamento de Plantas de Lavoura (UFRGS); Maria Irene Baggio de Moraes Fernandes, Universidade de Passo Fundo; Sandra Patussi Brammer, Embrapa Trigo; Euclydes Minella, Embrapa Trigo; Edson Jair Iorczeski, Embrapa Trigo. |
Título: |
Genotypic differences in proembryoid development and green plantlets regeneration through androgenesis in barley varieties. |
Ano de publicação: |
2008 |
Fonte/Imprenta: |
Ciência Rural, Santa Maria, v. 38, n. 1, p. 240-242, 2008. |
Idioma: |
Inglês |
Conteúdo: |
A obtenção, na cevada, de plantas haplóides in vitro e a posterior duplicação natural ou artificial do genoma permitem alcançar a homozigose completa, em uma geração. A eficiência da haplodiploidização pela cultura de anteras é variável entre os genótipos. Foi avaliada a resposta androgenética através da formação de pró-embrióides e da regeneração de plântulas verdes em nove cultivares do programa de melhoramento de cevada da Embrapa Trigo, em anteras cultivadas in vitro. A cultivar ?BR2? apresentou maior média de pró-embrióides (104/antera), enquanto ?MN698? mostrou a maior média de plântulas verdes (0,41/antera). Houve variação significativa entre os valores médios dos genótipos em relação à formação de pró-embrióides e à regeneração de plântulas verdes, indicando a possibilidade de seleção para combinar a capacidade androgenética com boas características agronômicas. |
Palavras-Chave: |
Cultura de tecidos. |
Thesagro: |
Cevada; Regeneração. |
Categoria do assunto: |
-- |
URL: |
https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84782008000100039
|
Marc: |
LEADER 01582naa a2200205 a 4500 001 1825088 005 2021-08-17 008 2008 bl uuuu u00u1 u #d 100 1 $aWIETHÖLTER, P. 245 $aGenotypic differences in proembryoid development and green plantlets regeneration through androgenesis in barley varieties.$h[electronic resource] 260 $c2008 520 $aA obtenção, na cevada, de plantas haplóides in vitro e a posterior duplicação natural ou artificial do genoma permitem alcançar a homozigose completa, em uma geração. A eficiência da haplodiploidização pela cultura de anteras é variável entre os genótipos. Foi avaliada a resposta androgenética através da formação de pró-embrióides e da regeneração de plântulas verdes em nove cultivares do programa de melhoramento de cevada da Embrapa Trigo, em anteras cultivadas in vitro. A cultivar ?BR2? apresentou maior média de pró-embrióides (104/antera), enquanto ?MN698? mostrou a maior média de plântulas verdes (0,41/antera). Houve variação significativa entre os valores médios dos genótipos em relação à formação de pró-embrióides e à regeneração de plântulas verdes, indicando a possibilidade de seleção para combinar a capacidade androgenética com boas características agronômicas. 650 $aCevada 650 $aRegeneração 653 $aCultura de tecidos 700 1 $aFERNANDES, M. I. B de M. 700 1 $aBRAMMER, S. P. 700 1 $aMINELLA, E. 700 1 $aIORCZESKI, E. J. 773 $tCiência Rural, Santa Maria$gv. 38, n. 1, p. 240-242, 2008.
Download
Esconder MarcMostrar Marc Completo |
Registro original: |
Embrapa Trigo (CNPT) |
|
Biblioteca |
ID |
Origem |
Tipo/Formato |
Classificação |
Cutter |
Registro |
Volume |
Status |
URL |
Voltar
|
|
Registro Completo
Biblioteca(s): |
Embrapa Cerrados; Embrapa Meio Ambiente. |
Data corrente: |
18/11/2021 |
Data da última atualização: |
18/11/2021 |
Tipo da produção científica: |
Documentos |
Autoria: |
SONODA, K. C.; FONSECA, R. B.; ZANESCO, R. F.; SZERMAN, A. L. |
Afiliação: |
KATHIA CRISTHINA SONODA, CNPMA; RENATO BERLIM FONSECA, CPAC; RAFAELE FERNANDES ZANESCO; ANA LÚCIA SZERMAN. |
Título: |
Integração de unidades da Embrapa por meio da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e o Programa Embrapa & Escola. |
Ano de publicação: |
2021 |
Fonte/Imprenta: |
Planaltina, DF: Embrapa Cerrados, 2021. |
Páginas: |
44 p. |
Série: |
(Embrapa Cerrados. Documentos, 371). |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
A importância da popularização da ciência é reconhecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) como um meio de diminuir as diferenças entre os países e está incluída entre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos para a década de 2020 (Nações Unidas, 2015). Nessa perspectiva, as atividades desenvolvidas pelo projeto aqui apresentado con- templaram: o ODS 4: Assegurar a educação inclusiva e equitativa de qualida- de e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos e o ODS 15: Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossis- temas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a deserti- ficação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversi- dade. A contribuição ao ODS 4 se tornará evidente ao longo da leitura deste texto, aqui é apresentado um breve relato: foram contemplados estudantes de todas as faixas etárias, inclusive adultos, impactos das atividades poderão ser contempladas nos relatos de estudantes, professores e coordenadores escolares, os quais são apresentados ao longo deste texto; para o ODS 15, houve contribuição direta para a diminuição da degradação da terra e perda de biodiversidade, pois foram apresentados aos estudantes a importância da manutenção da vegetação ripária para a sobrevida dos insetos aquáticos, assim como a importância destes últimos no ecossistema. |
Palavras-Chave: |
Ciência. |
Thesagro: |
Animal Aquático; Educação. |
Categoria do assunto: |
-- X Pesquisa, Tecnologia e Engenharia |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/227907/1/Doc-371-web.pdf
|
Marc: |
LEADER 02082nam a2200205 a 4500 001 2136309 005 2021-11-18 008 2021 bl uuuu u0uu1 u #d 100 1 $aSONODA, K. C. 245 $aIntegração de unidades da Embrapa por meio da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e o Programa Embrapa & Escola.$h[electronic resource] 260 $aPlanaltina, DF: Embrapa Cerrados$c2021 300 $a44 p. 490 $a(Embrapa Cerrados. Documentos, 371). 520 $aA importância da popularização da ciência é reconhecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) como um meio de diminuir as diferenças entre os países e está incluída entre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos para a década de 2020 (Nações Unidas, 2015). Nessa perspectiva, as atividades desenvolvidas pelo projeto aqui apresentado con- templaram: o ODS 4: Assegurar a educação inclusiva e equitativa de qualida- de e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos e o ODS 15: Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossis- temas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a deserti- ficação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversi- dade. A contribuição ao ODS 4 se tornará evidente ao longo da leitura deste texto, aqui é apresentado um breve relato: foram contemplados estudantes de todas as faixas etárias, inclusive adultos, impactos das atividades poderão ser contempladas nos relatos de estudantes, professores e coordenadores escolares, os quais são apresentados ao longo deste texto; para o ODS 15, houve contribuição direta para a diminuição da degradação da terra e perda de biodiversidade, pois foram apresentados aos estudantes a importância da manutenção da vegetação ripária para a sobrevida dos insetos aquáticos, assim como a importância destes últimos no ecossistema. 650 $aAnimal Aquático 650 $aEducação 653 $aCiência 700 1 $aFONSECA, R. B. 700 1 $aZANESCO, R. F. 700 1 $aSZERMAN, A. L.
Download
Esconder MarcMostrar Marc Completo |
Registro original: |
Embrapa Cerrados (CPAC) |
|
Biblioteca |
ID |
Origem |
Tipo/Formato |
Classificação |
Cutter |
Registro |
Volume |
Status |
Fechar
|
Expressão de busca inválida. Verifique!!! |
|
|