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Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Unidades Centrais. |
Data corrente: |
17/09/2014 |
Data da última atualização: |
17/09/2014 |
Autoria: |
VILAS BOAS, E. P.; SANTOS, S. A. dos. |
Afiliação: |
EDUARDO PINTO VILAS BOAS; SILVIO APARECIDO DOS SANTOS. |
Título: |
Empreendedorismo corporativo: estudo de casos múltiplos sobre as práticas promotoras em empresas atuantes no Brasil. |
Ano de publicação: |
2014 |
Fonte/Imprenta: |
Revista de Administração, São Paulo, v. 49, n. 2, p. 384-398, abr./maio/jun. 2014. |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
Neste artigo, o objetivo foi identificar quais são as práticas de gestão empresarial de promoção, incentivo e apoio ao empreendedorismo corporativo utilizadas por empresas atuantes no Brasil. Para tanto, procurou-se compreender como essas práticas eram utilizadas e seus resultados em termos de promoção do empreendedorismo corporativo. Por empreendedorismo corporativo, entende-se a criação de produtos, serviços, processos e novos negócios, desde que ocorram dentro de empresas já consolidadas e sejam por elas explorados. Foram identificadas cinco empresas consolidadas atuantes no Brasil, em setores diferentes, que eram reconhecidamente empreendedoras. A metodologia de pesquisa de natureza qualitativa baseou-se na utilização do método do estudo de caso, especificamente de casos múltiplos. As principais práticas de gestão identificadas como responsáveis por criar as condições que resultaram na manifestação de iniciativas de empreendedorismo corporativo nas empresas foram: recompensas, incentivo e reconhecimento; disponibilização de recursos; tolerância ao erro desde que resultante de esforços de busca da inovação e de desenvolvimento de novos negócios; apoio da alta administração; estruturação da empresa; e autonomia concedida aos empreendedores corporativos na condução do trabalho. Foi possível compreender que as práticas de gestão destinadas à promoção do empreendedorismo corporativo contribuíram positivamente para a manifestação de ações empreendedoras entre os empregados da empresa. A existência dessas práticas, sob a ótica dos executivos entrevistados, contribuiu para criar as condições organizacionais e os estímulos necessários para que seus empregados pudessem conceber e implantar ações de empreendedorismo corporativo. Tais práticas foram valorizadas pelos empreendedores corporativos, porque sinalizaram para eles que as ações empreendedoras eram reconhecidas e render-lhes-iam resultados em termos de prestígio profissional, dentro ou fora da empresa, além de, em alguns casos, benefícios financeiros diretos. Esses achados confirmaram as teorias que fundamentaram esta pesquisa sobre a importância e a efetividade das práticas de promoção, incentivo e apoio ao empreendedorismo corporativo no contexto das empresas estudadas. Como novo achado, foi possível conhecer a ótica do empreendedor corporativo e como ele reconhece e age ante as práticas de promoção, incentivo e apoio ao empreendedorismo corporativo existentes na empresa. Essa ótica ainda não havia sido foco das teorias citadas e de outras existentes sobre esse fenômeno. MenosNeste artigo, o objetivo foi identificar quais são as práticas de gestão empresarial de promoção, incentivo e apoio ao empreendedorismo corporativo utilizadas por empresas atuantes no Brasil. Para tanto, procurou-se compreender como essas práticas eram utilizadas e seus resultados em termos de promoção do empreendedorismo corporativo. Por empreendedorismo corporativo, entende-se a criação de produtos, serviços, processos e novos negócios, desde que ocorram dentro de empresas já consolidadas e sejam por elas explorados. Foram identificadas cinco empresas consolidadas atuantes no Brasil, em setores diferentes, que eram reconhecidamente empreendedoras. A metodologia de pesquisa de natureza qualitativa baseou-se na utilização do método do estudo de caso, especificamente de casos múltiplos. As principais práticas de gestão identificadas como responsáveis por criar as condições que resultaram na manifestação de iniciativas de empreendedorismo corporativo nas empresas foram: recompensas, incentivo e reconhecimento; disponibilização de recursos; tolerância ao erro desde que resultante de esforços de busca da inovação e de desenvolvimento de novos negócios; apoio da alta administração; estruturação da empresa; e autonomia concedida aos empreendedores corporativos na condução do trabalho. Foi possível compreender que as práticas de gestão destinadas à promoção do empreendedorismo corporativo contribuíram positivamente para a manifestação de ações empreendedoras entre os empregados da ... Mostrar Tudo |
Palavras-Chave: |
Administração de empresas; Empreendedorismo. |
Thesagro: |
Inovação. |
Categoria do assunto: |
-- |
Marc: |
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Registro original: |
Embrapa Unidades Centrais (AI-SEDE) |
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Classificação |
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Registro |
Volume |
Status |
URL |
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Registro Completo
Biblioteca(s): |
Embrapa Amazônia Oriental. |
Data corrente: |
10/03/2011 |
Data da última atualização: |
15/01/2014 |
Tipo da produção científica: |
Resumo em Anais de Congresso |
Autoria: |
AMORIM, R. S.; ARRUDA, C. C. B.; RIBEIRO, D. O.; MENEZES, M. P. M. de; MEHLIG, U.; MAUES, M. M.; VENTURIERI, G. C.; SANTOS, R. de C. O. dos; SILVA, M. B. |
Afiliação: |
Rondinelle Santos AMORIM, UFPA; CINTHYA CRISTINA BULHÕES ARRUDA, Instituto de Estudos Costeiros, UFPA; DIANA OLIVEIRA RIBEIRO, Instituto de Estudos Costeiros, UFPA; MOIRAH PAULA MACHADO DE MENEZES, Instituto de Estudos Costeiros, UFPA; ULF MEHLIG, Instituto de Estudos Costeiros, UFPA; MARCIA MOTTA MAUES, CPATU; GIORGIO CRISTINO VENTURIERI, CPATU; Rita de Cássia Oliveira dos SANTOS, UFPA; Marivana Borges SILVA, UFPA. |
Título: |
Aspectos da fenologia floral, sistema de cruzamento e polinização em Avicennia germinans (L.) Stearn (Acanthaceae). |
Ano de publicação: |
2010 |
Fonte/Imprenta: |
In: CONGRESSO NACIONAL DE BOTÂNICA, 61., 2010, Manaus. Diversidade vegetal brasileira: conhecimento, conservação e uso. Manaus: SBB, 2010. |
Descrição Física: |
1 CD-ROM. |
Idioma: |
Português |
Palavras-Chave: |
Biologia floral; Manguezal. |
Categoria do assunto: |
-- |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/29257/1/ResumoS01-CNBot-2010-amorim1512.pdf
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Marc: |
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Embrapa Amazônia Oriental (CPATU) |
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