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Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Pantanal. |
Data corrente: |
10/11/2001 |
Data da última atualização: |
01/04/2015 |
Autoria: |
LIMA, S. M. V.; BORGES-ANDRADE, J.E.; VIEIRA, S. B. A. |
Afiliação: |
EMBRAPA. Departamento de Recursos Humanos (Brasilia, DF). |
Título: |
Impacto de cursos de curta-duracao no desempenho de empregados em ciencia e tecnologia. |
Ano de publicação: |
1988 |
Fonte/Imprenta: |
Brasilia: EMBRAPA-DRH, [1988?]. |
Páginas: |
21p. |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
O objetivo deste trabalho e estudar os desafios de cursos de curta-duracao sobre o uso de conhecimento aprendidos, a melhoria de qualidade de desempenho e a reducao de erros no trabalho, entre empregados da EMBRAPA. Foi utilizada uma amostra de 234 individuos que haviam participado de cursos em dois anos consecutivos. Os dados evidenciam que os cursos tiveram impacto sobre o desempenho de cerca de 45% dos empregados, considerando-se, em conjunto, os indicadores de uso de conhecimento, melhoria de qualidade de desempenho e reducao de erros. Entre as condicoes apontadas, pelos proprios empregados, como restritivas a aplicacao, se destacam as psicossociais (falta de encorajametno da chefia e de receptividade dos colegas e chefias as sugestoes apresentadas). As condicoes referentes aos individuos (interesse e percepcao de importancia) e ao ambiente de trabalho (fisicas e temporais) nao sao citadas, pela maioria, como restricoes a aplicacao do que foi aprendido. Para evitar vieses decorrentes de relacoes obtidas exclusivamente por auto-avaliacoes, foram realizadas analises de regressao multipla, visando identificar as variaveis significativamente correlacionadas ao impacto dos cursos. Testou-se modelos que incluiram 38 variaveis independentes relacionadas ao individuo, a vida na organizacao, ao local de trabalho, as caracteristicas dos cursos e as condicoes de trabalho. Os resultados mostraram a predominancia das condicoes de trabalho e de vida na organizacao, na explicacao do impacto dos cursos no desempenho, seguidas de variaveis relacionadas ao individuo e a natureza dos cursos. MenosO objetivo deste trabalho e estudar os desafios de cursos de curta-duracao sobre o uso de conhecimento aprendidos, a melhoria de qualidade de desempenho e a reducao de erros no trabalho, entre empregados da EMBRAPA. Foi utilizada uma amostra de 234 individuos que haviam participado de cursos em dois anos consecutivos. Os dados evidenciam que os cursos tiveram impacto sobre o desempenho de cerca de 45% dos empregados, considerando-se, em conjunto, os indicadores de uso de conhecimento, melhoria de qualidade de desempenho e reducao de erros. Entre as condicoes apontadas, pelos proprios empregados, como restritivas a aplicacao, se destacam as psicossociais (falta de encorajametno da chefia e de receptividade dos colegas e chefias as sugestoes apresentadas). As condicoes referentes aos individuos (interesse e percepcao de importancia) e ao ambiente de trabalho (fisicas e temporais) nao sao citadas, pela maioria, como restricoes a aplicacao do que foi aprendido. Para evitar vieses decorrentes de relacoes obtidas exclusivamente por auto-avaliacoes, foram realizadas analises de regressao multipla, visando identificar as variaveis significativamente correlacionadas ao impacto dos cursos. Testou-se modelos que incluiram 38 variaveis independentes relacionadas ao individuo, a vida na organizacao, ao local de trabalho, as caracteristicas dos cursos e as condicoes de trabalho. Os resultados mostraram a predominancia das condicoes de trabalho e de vida na organizacao, na explicacao do im... Mostrar Tudo |
Palavras-Chave: |
Curta duracao; Desempenho; Empregados; Training. |
Thesagro: |
Treinamento. |
Categoria do assunto: |
-- |
Marc: |
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Registro original: |
Embrapa Pantanal (CPAP) |
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URL |
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Registro Completo
Biblioteca(s): |
Embrapa Florestas. |
Data corrente: |
06/02/2022 |
Data da última atualização: |
22/02/2022 |
Autoria: |
CARVALHO, P. E. R. |
Afiliação: |
PAULO ERNANI RAMALHO CARVALHO, CNPF. |
Título: |
Capororoca: Myrsine ferruginea. |
Ano de publicação: |
2003 |
Fonte/Imprenta: |
In: CARVALHO, P. E. R. Espécies arbóreas brasileiras. Brasília: Embrapa Informação Tecnológica; Colombo: Embrapa Florestas, 2003. v. 1, p. 342-349. |
Série: |
(Coleção espécies arbóreas brasileiras, v. 1). |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
NOMES VULGARES NO BRASIL: azeitona-brava, caapororoca-mirim e capororoca-branca, no Estado de São Paulo; azeitona-do-mato, em Minas Gerais e nos Estados do Rio de Janeiro e de São Paulo; azeitoneira, no Estado do Rio de Janeiro; camará, canela-azeitona e maria-preta, em Minas Gerais; caporoca, em Minas Gerais; capororoca-açu; capororoca-mirim e pororoca-branca, no Paraná; capororoca-miúda, no Rio Grande do Sul; capororoca-da-branca; capororoca-da-vermelha; capororoca-de-folha-miúda; capororoquinha, no Paraná, no Rio Grande do Sul e no Estado de São Paulo; falha, na Bahia; pororoca, na Bahia, em Minas Gerais, no Paraná e em Santa Catarina; pororoca-da-branca; e pororoca-da-miúda. NOMES VULGARES NO EXTERIOR: canelón, no Uruguai; canelón-blanco, na Argentina, e yuruma, na Bolívia. |
Palavras-Chave: |
Capororoca; Descrição; Myrsine ferruginea; Ocorrência; Uso. |
Thesagro: |
Crescimento; Espécie Nativa; Madeira; Nomenclatura; Taxonomia. |
Categoria do assunto: |
K Ciência Florestal e Produtos de Origem Vegetal |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/231692/1/Especies-Arboreas-Brasileiras-vol-1-Capororoca.pdf
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Marc: |
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Embrapa Florestas (CNPF) |
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