Portal do Governo Brasileiro
BDPA - Bases de Dados da Pesquisa Agropecuária Embrapa
 






Acesso ao texto completo restrito à biblioteca da Embrapa Hortaliças. Para informações adicionais entre em contato com cnph.biblioteca@embrapa.br.
Registro Completo
Biblioteca(s):  Embrapa Hortaliças.
Data corrente:  28/03/2007
Data da última atualização:  15/09/2009
Autoria:  VIEIRA, R. L.; NODARI, R. O.
Título:  Diversidade genética de cultivares de alho avaliada por marcadores RAPD.
Ano de publicação:  2007
Fonte/Imprenta:  Ciência Rural, Santa Maria, v. 37, n. 1, p. 51-57, jan./fev. 2007.
Idioma:  Português
Palavras-Chave:  Diversidade genética; RAPD; Variabilidade genética.
Thesagro:  Alho; Allium Sativum; Marcador Molecular; Polimorfismo.
Categoria do assunto:  --
Marc:  Mostrar Marc Completo
Registro original:  Embrapa Hortaliças (CNPH)
Biblioteca ID Origem Tipo/Formato Classificação Cutter Registro Volume Status URL
CNPH32356 - 1ADPAP - --630.5
Voltar






Registro Completo

Biblioteca(s):  Embrapa Unidades Centrais.
Data corrente:  27/03/1995
Data da última atualização:  27/08/2015
Tipo da produção científica:  Artigo em Periódico Indexado
Circulação/Nível:  Local - B
Autoria:  BORGES-ANDRADE, J. E.
Afiliação:  EMBRAPA-DRH.
Título:  Aprendizagem por observação: perspectivas teóricas e contribuições para o planejamento instrucional - uma revisão.
Ano de publicação:  1981
Fonte/Imprenta:  Revista de Psicologia: Ciência e Profissão, v.1, n.2, jul.1981.
Páginas:  68 p.
Idioma:  Português
Conteúdo:  O presente trabalho inclui uma introdução teórica e uma revisão de estudos experimentais a respeito de aprendizagem por observação. Na introdução, dois enfoques teóricos tradicionais são apresentados e discutidos: o operante e o da aprendizagem social. A tendência mais recente de considerar estas duas interpretações como complementares e não necessariamente incompatíveis e apresentada. Em seguida, algumas aplicações de procedimentos de figuração(3) são descritas. A revisão de pesquisas teve como objetivo investigar dois pressupostos teóricos: 1) a eficácia da utilização de figuração e 2) encontrar apoio experimental para o postulado que afirma que o modelo humano exerce dois papéis na aprendizagem por observação - como instrumento informativo e como fator sócio-cultural. Estes objetivos foram perseguidos tendo-se como perspectiva a prendizagem de diversas categorias de habilidades: atitudes, habilidades motoras, informações verbais e habilidades intelectuais - de acordo com uma taxomania de capacidades aprendidas previamente escolhida. Assim, os estudos experimentais são discutidos e analisados e os pressupostos teóricos acima descritos são testados. As implicações para o planejamento instrucional são discutidas, tendo em vista os resultados da revisão e as condições de ensino que deveriam ser manipuladas para maximizar a aprendizagem das quatro categorias de habilidades acima relacionadas.
Palavras-Chave:  Contribuicao; Instructional planning; Observacao; Observation; Planejamento instrucional.
Thesagro:  Aprendizagem.
Thesaurus NAL:  learning.
Categoria do assunto:  --
URL:  https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/39205/1/Aprendizagem-por-observacao.pdf
Marc:  Mostrar Marc Completo
Registro original:  Embrapa Unidades Centrais (AI-SEDE)
Biblioteca ID Origem Tipo/Formato Classificação Cutter Registro Volume Status
AI-SEDE2831 - 1UPCAP - DDDRH
Fechar
Nenhum registro encontrado para a expressão de busca informada.
 
 

Embrapa
Todos os direitos reservados, conforme Lei n° 9.610
Política de Privacidade
Área Restrita

Embrapa Agricultura Digital
Av. André Tosello, 209 - Barão Geraldo
Caixa Postal 6041- 13083-886 - Campinas, SP
SAC: https://www.embrapa.br/fale-conosco

Valid HTML 4.01 Transitional