Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Unidades Centrais. |
Data corrente: |
14/05/2004 |
Data da última atualização: |
14/05/2004 |
Autoria: |
SILVA, J. R. G. da; VERGARA, S. C. |
Título: |
Sentimentos, subjetividade e supostas resistências à mudança organizacional. |
Ano de publicação: |
2003 |
Fonte/Imprenta: |
Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v.43, n.3, p.10-21, jul./set. 2003. |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
Diversos textos sobre gestão da mudança organizacional abordam o tema quase exclusivamente sob a ótica do planejamento, procurando fornecer respostas sobre como fazer com que a organização tenha sucesso na estratégia de mudança intencional ao promover a coesão de esforços e vencer as supostas resistências humanas. Pouca atenção tem sido dedicada aos sentimentos dos indivíduos, aos significados que eles atribuem às mudanças e às chances de que eles se constituam como sujeitos nesse contexto. A pesquisa aqui apresentada, realizada em cinco organizações no Rio de Janeiro, objetiva preencher essa lacuna. Foram entrevistados 75 empregados que participaram de grandes mudanças nessas organizações. Os resultados apontam para a fragilidade de alguns mitos acerca do conceito de resistência e sugerem a possibilidade de tornar a mudança menos traumática para os indivíduos por meio das oportunidades criadas para que eles se constituam como sujeitos e construam um significado para sua atuação no novo contexto. |
Palavras-Chave: |
construção de significado; feelings; Mudança organizacional; Organizational change; resistances; resistências; sensemaking; sentimentos; subjectivity; subjetivação. |
Categoria do assunto: |
-- |
Marc: |
LEADER 01785naa a2200253 a 4500 001 1109953 005 2004-05-14 008 2003 bl uuuu u00u1 u #d 100 1 $aSILVA, J. R. G. da 245 $aSentimentos, subjetividade e supostas resistências à mudança organizacional. 260 $c2003 520 $aDiversos textos sobre gestão da mudança organizacional abordam o tema quase exclusivamente sob a ótica do planejamento, procurando fornecer respostas sobre como fazer com que a organização tenha sucesso na estratégia de mudança intencional ao promover a coesão de esforços e vencer as supostas resistências humanas. Pouca atenção tem sido dedicada aos sentimentos dos indivíduos, aos significados que eles atribuem às mudanças e às chances de que eles se constituam como sujeitos nesse contexto. A pesquisa aqui apresentada, realizada em cinco organizações no Rio de Janeiro, objetiva preencher essa lacuna. Foram entrevistados 75 empregados que participaram de grandes mudanças nessas organizações. Os resultados apontam para a fragilidade de alguns mitos acerca do conceito de resistência e sugerem a possibilidade de tornar a mudança menos traumática para os indivíduos por meio das oportunidades criadas para que eles se constituam como sujeitos e construam um significado para sua atuação no novo contexto. 653 $aconstrução de significado 653 $afeelings 653 $aMudança organizacional 653 $aOrganizational change 653 $aresistances 653 $aresistências 653 $asensemaking 653 $asentimentos 653 $asubjectivity 653 $asubjetivação 700 1 $aVERGARA, S. C. 773 $tRevista de Administração de Empresas, São Paulo$gv.43, n.3, p.10-21, jul./set. 2003.
Download
Esconder MarcMostrar Marc Completo |
Registro original: |
Embrapa Unidades Centrais (AI-SEDE) |
|