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Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Unidades Centrais. |
Data corrente: |
16/10/2001 |
Data da última atualização: |
13/04/2004 |
Autoria: |
SOUZA, M. C. F.; TOLEDO, J. C. de. |
Título: |
Gestao do desenvolvimento de produto: estudo de casos na industria brasileira de autopecas. |
Ano de publicação: |
2001 |
Fonte/Imprenta: |
Revista de Administracao, Sao Paulo, v.36, n.3, p.40-48, jul./set. 2001. |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
A excelência na gestão do processo de desenvolvimento de produto tem sido reconhecida como importante fonte de vantagem competitiva para as empresas. No caso da indústria automobilística, esse processo se encontra cada vez mais distribuído, tanto entre as unidades da companhia quanto entre as montadoras e a sua rede de fornecedores, caracterizando a presença do co-design e a conseqüente maior complexidade na gestão do desenvolvimento de produto. Aspecto importante dessa nova estrutura de desenvolvimento diz respeito ao papel e às atividades desempenhados pelas unidades locais da indústria de autopeças, a qual passou por amplo processo de reestruturação nos anos 1990. O objetivo neste artigo é analisar, em duas unidades de empresas multinacionais do setor de autopeças instaladas no País, a divisão de tarefas do desenvolvimento entre a unidade local e a matriz ou o centro de excelência da empresa, a capacidade existente na unidade local para a realização das atividades de desenvolvimento, bem como os mecanismos de integração adotados durante o processo de desenvolvimento. Nos casos analisados, a maioria dos produtos fabricados nas unidades brasileiras é desenvolvida fora do País, principalmente no que diz respeito às atividades de desenvolvimento e projeto do produto, restando a essas unidades a tarefa de adequar o produto e o processo de fabricação às condições locais. Essas atividades também são críticas para o processo de desenvolvimento como um todo e, dessa forma, possuir capacidade para realizá-las pode ser um diferencial competitivo para a empresa. Observou-se, também, que as empresas estão adotando diversos tipos de mecanismos para a integração do processo de desenvolvimento de produto. MenosA excelência na gestão do processo de desenvolvimento de produto tem sido reconhecida como importante fonte de vantagem competitiva para as empresas. No caso da indústria automobilística, esse processo se encontra cada vez mais distribuído, tanto entre as unidades da companhia quanto entre as montadoras e a sua rede de fornecedores, caracterizando a presença do co-design e a conseqüente maior complexidade na gestão do desenvolvimento de produto. Aspecto importante dessa nova estrutura de desenvolvimento diz respeito ao papel e às atividades desempenhados pelas unidades locais da indústria de autopeças, a qual passou por amplo processo de reestruturação nos anos 1990. O objetivo neste artigo é analisar, em duas unidades de empresas multinacionais do setor de autopeças instaladas no País, a divisão de tarefas do desenvolvimento entre a unidade local e a matriz ou o centro de excelência da empresa, a capacidade existente na unidade local para a realização das atividades de desenvolvimento, bem como os mecanismos de integração adotados durante o processo de desenvolvimento. Nos casos analisados, a maioria dos produtos fabricados nas unidades brasileiras é desenvolvida fora do País, principalmente no que diz respeito às atividades de desenvolvimento e projeto do produto, restando a essas unidades a tarefa de adequar o produto e o processo de fabricação às condições locais. Essas atividades também são críticas para o processo de desenvolvimento como um todo e, dessa forma, possuir... Mostrar Tudo |
Palavras-Chave: |
Capacidade de desenvolvimento; Development capability; Divisao de tarefas; Gestao de desenvolvimento de produto; Integracao interunidades; Inter unit integration; Product development management; Task division. |
Categoria do assunto: |
-- |
Marc: |
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