|
|
Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Unidades Centrais. |
Data corrente: |
13/11/2013 |
Data da última atualização: |
13/11/2013 |
Autoria: |
PAIXÃO, R. B.; MELO, D. R. A. de; SOUZA-SILVA, J. C. de; CERQUINHO, K. G. |
Afiliação: |
ROBERTO BRAZILEIRO PAIXÃO; DANIEL REIS ARMOND DE MELO; JADER CRISTINO DE SOUZA-SILVA; KLEOMARA GOMES CERQUINHO. |
Título: |
Por que ocorre? Como lidar? A percepção de professores de graduação em administração sobre o assédio moral. |
Ano de publicação: |
2013 |
Fonte/Imprenta: |
Revista de Administração, São Paulo, v. 48, n. 3, p. 516-529, jul./ago./set. 2013. |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
Tem-se observado em muitas pesquisas que o assédio moral do aluno para com o professor tem sido incrementado com o processo de mercantilização do ensino superior. Tal processo insere-se num cenário de desvalorização da figura do professor e de exaltação da concepção do aluno-cliente. Nesse sentido, abre-se espaço para práticas de assédio moral na relação aluno-professor. O propósito neste artigo é compreender por que acontece o assédio moral no vetor aluno-professor e o que pode ser feito para que esse comportamento seja evitado. Para cumprir o objetivo da investigação, foram coletados e analisados, pelo método do discurso do sujeito coletivo (DSC) de caráter qualiquantitativo, os depoimentos provenientes de 51 questionários respondidos por professores universitários. A análise das respostas dos professores universitários às questões de pesquisa oferece uma percepção do
por quê da ocorrência do assédio moral aluno-professor na visão dos pesquisados, os quais identificam motivos que vão desde valores sociais não apreendidos até a mercantilização do ensino. A partir das respostas, verificam-se possibilidades de ação que apontam prioritariamente a discussão institucional como meio de suporte à vítima e como alicerce para ações preventivas, dentre outras atitudes individuais que influenciam positivamente esse tipo de assédio, e mesmo a disputa judicial como última instância para a solução do problema. |
Palavras-Chave: |
Assédio moral; Professor universitário. |
Thesagro: |
Administração; Ensino Superior. |
Categoria do assunto: |
-- |
Marc: |
LEADER 02136naa a2200205 a 4500 001 1971071 005 2013-11-13 008 2013 bl uuuu u00u1 u #d 100 1 $aPAIXÃO, R. B. 245 $aPor que ocorre? Como lidar? A percepção de professores de graduação em administração sobre o assédio moral. 260 $c2013 520 $aTem-se observado em muitas pesquisas que o assédio moral do aluno para com o professor tem sido incrementado com o processo de mercantilização do ensino superior. Tal processo insere-se num cenário de desvalorização da figura do professor e de exaltação da concepção do aluno-cliente. Nesse sentido, abre-se espaço para práticas de assédio moral na relação aluno-professor. O propósito neste artigo é compreender por que acontece o assédio moral no vetor aluno-professor e o que pode ser feito para que esse comportamento seja evitado. Para cumprir o objetivo da investigação, foram coletados e analisados, pelo método do discurso do sujeito coletivo (DSC) de caráter qualiquantitativo, os depoimentos provenientes de 51 questionários respondidos por professores universitários. A análise das respostas dos professores universitários às questões de pesquisa oferece uma percepção do por quê da ocorrência do assédio moral aluno-professor na visão dos pesquisados, os quais identificam motivos que vão desde valores sociais não apreendidos até a mercantilização do ensino. A partir das respostas, verificam-se possibilidades de ação que apontam prioritariamente a discussão institucional como meio de suporte à vítima e como alicerce para ações preventivas, dentre outras atitudes individuais que influenciam positivamente esse tipo de assédio, e mesmo a disputa judicial como última instância para a solução do problema. 650 $aAdministração 650 $aEnsino Superior 653 $aAssédio moral 653 $aProfessor universitário 700 1 $aMELO, D. R. A. de 700 1 $aSOUZA-SILVA, J. C. de 700 1 $aCERQUINHO, K. G. 773 $tRevista de Administração, São Paulo$gv. 48, n. 3, p. 516-529, jul./ago./set. 2013.
Download
Esconder MarcMostrar Marc Completo |
Registro original: |
Embrapa Unidades Centrais (AI-SEDE) |
|
Biblioteca |
ID |
Origem |
Tipo/Formato |
Classificação |
Cutter |
Registro |
Volume |
Status |
URL |
Voltar
|
|
Registros recuperados : 23 | |
6. | | IKEDA, F. S.; MITJA, D.; VILELA, L.; SOUZA-SILVA, J. C. Banco de sementes em cerrado sensu stricto sob queimada e sistemas de cultivo. Pesquisa Agropecuária Brasileira, Brasília, DF, v. 43, n. 6, p. 667-673, jun. 2008 Título em inglês: Seedbanks in cerrado sensu stricto under burning and cultivation system.Biblioteca(s): Embrapa Unidades Centrais. |
| |
7. | | SPERA, S. T.; BRAGA, A. R. dos S.; CORREIA, J. R.; SOUZA-SILVA, J. C. Características físicas de um latossolo vermelho-escuro no cerrado de Planaltina, DF, submetido a ação do fogo. Pesquisa Agropecuária Brasileira, Brasília, DF, v. 35, n. 9, p. 1817-24, set. 2000. Título em inglês: Physical characteristics of a Dark-Red Latosol (Oxisol) of the Brazilian Savannas ("Cerrados") of Planaltina under fire action.Biblioteca(s): Embrapa Unidades Centrais. |
| |
16. | | SOUZA-SILVA, J. C.; RIOS, M. M. da S.; MALAQUIAS, J. V.; AQUINO, F. de G.; ANTENZA, F. L.; CORTES, J. M. Avaliação de eventos vegetativos e reprodutivos em Simarouba versicolor A. St. em Planaltina, DF. In: SIMPÓSIO DE RESTAURAÇÃO ECOLÓGICA, 8., 2019, São Paulo. Desafios do processo frente à crise ambiental: resumos. São Paulo: Instituto de Botânica de São Paulo, 2019. p. 179Tipo: Resumo em Anais de Congresso |
Biblioteca(s): Embrapa Cerrados. |
| |
17. | | BEZERRA, J. E. F.; LEDERMAN, I. E.; SILVA JUNIOR, J. F. da; FRANZON, R. C.; SOUZA-SILVA, J. C.; CAMPOS, L. Z. de O.; PROENCA, C. E. B. Psidium spp.: araçá. VIEIRA, R. F.; CAMILLO, J.; CORADIN, L. (Ed.). Espécies nativas da flora brasileira de valor econômico atual ou potencial: plantas para o futuro: Região Centro-Oeste. Brasília, DF: MMA, 2016. 1.160 p. (Série Biodiversidade, 44). Cap. 5: gupos de usos e as espécies prioritárias.Tipo: Capítulo em Livro Técnico-Científico |
Biblioteca(s): Embrapa Cerrados; Embrapa Tabuleiros Costeiros. |
| |
18. | | KRAHL, L. L.; MARCHI, G.; PAZ, S. P. A.; ANGÉLICA, R. S.; SOUZA-SILVA, J. C.; VALADARES, L. F.; MARTINS, E. de S. Increase in cation exchange capacity by the action of maize rhizosphere on Mg or Fe biotite-rich rocks. Aumento na capacidade de troca de cátions em rochas biotitas ricas em Mg ou Fe pela ação da rizosfera do milho. Pesquisa Agropecuária Tropical, v. 52, e72376, 2022.Tipo: Artigo em Periódico Indexado | Circulação/Nível: B - 1 |
Biblioteca(s): Embrapa Cerrados. |
| |
19. | | KRAHL, L. L.; PAZ, S. P. A. da; ANGÉLICA, R. S.; VALADARES, L. F.; SOUZA-SILVA, J. C.; MARCHI, G.; MARTINS, E. de S. Successive off take of elements by maize grown in pure basalt powder. African Journal of Agricultural Research, v. 15, n. 2, p. 229-239, February 2020. Article Number - 9A4418A62913Tipo: Artigo em Periódico Indexado | Circulação/Nível: B - 1 |
Biblioteca(s): Embrapa Agroenergia; Embrapa Cerrados. |
| |
20. | | MONTEZANO, D. G.; SPECHT, A.; SOUZA-SILVA, J. C.; SÓSA-GOMEZ, D. R.; ROQUE-SPECHT, V. F.; PAULA-MORAES, S. V. de P.; PETERSON, J. A.; HUNT, T. E. Host plants of Spodoptera frugiperda (Lepidoptera: Noctuidae) in the Americas. African Entomology, v. 26, n. 2, p. 286-300, Sep. 2018.Tipo: Artigo em Periódico Indexado | Circulação/Nível: B - 2 |
Biblioteca(s): Embrapa Cerrados; Embrapa Soja. |
| |
Registros recuperados : 23 | |
|
Nenhum registro encontrado para a expressão de busca informada. |
|
|