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Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Agroindústria de Alimentos. |
Data corrente: |
24/01/2017 |
Data da última atualização: |
17/02/2017 |
Tipo da produção científica: |
Comunicado Técnico/Recomendações Técnicas |
Autoria: |
DELIZA, R.; SOUZA, R. C. de. |
Afiliação: |
ROSIRES DELIZA, CTAA; Raquel Claverie de Souza, CNPQ. |
Título: |
O Design da embalagem e a comunicação com o consumidor infantil: o passo-a-passo de um estudo. |
Ano de publicação: |
2016 |
Fonte/Imprenta: |
Rio de Janeiro: Embrapa Agroindústria de Alimentos, 2016. |
Páginas: |
6 p. |
Série: |
(Embrapa Agroindústria de Alimentos. Comunicado Técnico, 214). |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
Entender o consumidor e a forma como ele se relaciona com os alimentos é um desafio para a academia e a indústria. Diversas pesquisas têm sido realizadas ao redor do mundo com esse objetivo, principalmente relacionadas ao consumidor adulto; no entanto, existem poucas que enfocam o consumidor infantil. O presente estudo objetivou investigar a expectativa de crianças de 7 a 10 anos de idade em relação às bebidas lácteas e verificar o efeito de diferentes fatores da embalagem na referida expectativa, relatando o passo-a-passo que envolve esse tipo de pesquisa. A expectativa hedônica foi avaliada em escalas hedônicas faciais de nove pontos (1: odiar, 5: mais ou menos, 9: adorar) e para a descrição das características esperadas nas bebidas foi utilizado o método Check-all-that-apply (CATA). As embalagens das bebidas lácteas foram preparadas especialmente para o estudo seguindo delineamento experimental. 247 crianças de duas escolas particulares do Rio de Janeiro localizadas em bairros de distintos níveis socioeconômicos participaram do estudo. Verificou-se que pesquisas com crianças necessitam de atenção especial e devem seguir um protocolo que seja amigável, simples e com acompanhamento constante durante o preenchimento dos questionários. As crianças utilizaram com facilidade a escala hedônica de 9-pontos e também o método CATA, tendo sido capazes de perceber diferenças entre as amostras. Os diferentes fatores da embalagem influenciaram diferentemente a expectativa das crianças em relação às bebidas dependendo do nível socioeconômico. MenosEntender o consumidor e a forma como ele se relaciona com os alimentos é um desafio para a academia e a indústria. Diversas pesquisas têm sido realizadas ao redor do mundo com esse objetivo, principalmente relacionadas ao consumidor adulto; no entanto, existem poucas que enfocam o consumidor infantil. O presente estudo objetivou investigar a expectativa de crianças de 7 a 10 anos de idade em relação às bebidas lácteas e verificar o efeito de diferentes fatores da embalagem na referida expectativa, relatando o passo-a-passo que envolve esse tipo de pesquisa. A expectativa hedônica foi avaliada em escalas hedônicas faciais de nove pontos (1: odiar, 5: mais ou menos, 9: adorar) e para a descrição das características esperadas nas bebidas foi utilizado o método Check-all-that-apply (CATA). As embalagens das bebidas lácteas foram preparadas especialmente para o estudo seguindo delineamento experimental. 247 crianças de duas escolas particulares do Rio de Janeiro localizadas em bairros de distintos níveis socioeconômicos participaram do estudo. Verificou-se que pesquisas com crianças necessitam de atenção especial e devem seguir um protocolo que seja amigável, simples e com acompanhamento constante durante o preenchimento dos questionários. As crianças utilizaram com facilidade a escala hedônica de 9-pontos e também o método CATA, tendo sido capazes de perceber diferenças entre as amostras. Os diferentes fatores da embalagem influenciaram diferentemente a expectativa das crianças ... Mostrar Tudo |
Palavras-Chave: |
Análise sensorial; CATA; Crianças; Expectativa. |
Thesagro: |
Consumidor. |
Categoria do assunto: |
Q Alimentos e Nutrição Humana |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/153805/1/CT-214-finalizado.pdf
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Marc: |
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Registro original: |
Embrapa Agroindústria de Alimentos (CTAA) |
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Registros recuperados : 1.374 | |
173. | | SOUZA, R. B.; BAPTISTA, M. J.; ALCÂNTARA, C. de. Períodos de permanência do plástico na solarização associada à biofumigação sobre as características químicas e físicas do solo. Horticultura Brasileira, Brasília, DF, v. 24, n. 1, jul. 2006. Suplemento 1. Resumo 535. Trabalho apresentado no 46. Congresso Brasileiro de Olericultura, Goiânia, 2006. Publicado também como resumo expandido na Horticultura Brasileira, Brasília, DF, v. 24, n. 2, p. 2132, jul. 2006. Suplemento 2. CD-ROM.Biblioteca(s): Embrapa Hortaliças. |
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178. | | SOUZA, R. B. de; RESENDE, F. V.; LUDKE, I. Produção orgânica de cenoura em função de arranjos e espaçamentos de plantas e doses de composto orgânico. Horticultura Brasileira, Brasília, DF, v. 26, n. 2, p. S4681-S4686, 2008. Suplemento. CD-ROM. Trabalho apresentado no 48. Congresso Brasileiro de Olericultura, Maringá, 2008.Tipo: Artigo em Anais de Congresso / Nota Técnica |
Biblioteca(s): Embrapa Hortaliças. |
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Registros recuperados : 1.374 | |
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