|
|
Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Pesca e Aquicultura. |
Data corrente: |
29/06/2022 |
Data da última atualização: |
29/06/2022 |
Tipo da produção científica: |
Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento |
Autoria: |
CAMPOS, G. A.; JESUS, L. F. de; OLIVEIRA, M. O. dos S.; PANDA, A. P. P.; COLLICCHIO, E.; SOUZA, J. C. M. |
Afiliação: |
GUSTAVO AZEVEDO CAMPOS, CNPASA; LORAYNE FERREIRA DE JESUS; MARIA OLIVIA DOS SANTOS OLIVEIRA; AIRES PAULO PEDRO PANDA; ERICH COLLICCHIO, UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS; JOSÉ CARLOS MORAES SOUZA, RURALTINS. |
Título: |
Adoção de tecnologias e lucratividade da produção de mandioca de mesa na região de Palmas-TO. |
Ano de publicação: |
2022 |
Fonte/Imprenta: |
Palmas: Embrapa Pesca e Aquicultura, 2022. |
Páginas: |
25 p. |
Série: |
(Embrapa Pesca e Aquicultura. Boletim de pesquisa e desenvolvimento, 27). |
ISSN: |
2358-6273 |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
Embora o Brasil seja um dos maiores produtores de mandioca do mundo, o uso de tecnologias para o cultivo eficiente ainda é um desafio. Adotar tecnologias, no entanto, requer informações concretas dos custos envolvidos. O presente trabalho analisou os custos e a lucratividade do cultivo da mandioca de mesa relacionado à adoção de tecnologias de produção na região de Palmas - TO. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com produtores e técnicos. Os custos foram calculados e apresentados em função de três níveis tecnológicos encontrados. Os produtores foram ranqueados em relação ao investimento tecnológico e à produção. Para as análises econômicas, foram utilizados os indicadores de custos de insumos, serviços, produção declarada, preço médio, receita bruta e receita líquida. Há heterogeneidade quanto à utilização de tecnologias agrícolas nos sistemas de produção de mandioca entre as unidades produtivas, o que explica a discrepância dos índices de retorno econômico e sustentabilidade. A receita líquida foi 60 vezes maior no grupo de produtores com perfil voltado à adoção de tecnologias quando comparado com o perfil oposto, de baixa adoção tecnológica. Fazer uso de tecnologias produtivas eficientes pode garantir a sustentabilidade desta cultura, tanto para a segurança alimentar, quanto para a produção em grande escala. |
Palavras-Chave: |
Palmas-TO. |
Thesagro: |
Adoção de Inovações; Mandioca; Manihot Esculenta; Sistema de Produção. |
Thesaurus Nal: |
Cassava; Economic sustainability; Innovation adoption; Production technology. |
Categoria do assunto: |
A Sistemas de Cultivo |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/doc/1144350/1/bpd-27-2022.pdf
|
Marc: |
LEADER 02361nam a2200313 a 4500 001 2144350 005 2022-06-29 008 2022 bl uuuu u0uu1 u #d 022 $a2358-6273 100 1 $aCAMPOS, G. A. 245 $aAdoção de tecnologias e lucratividade da produção de mandioca de mesa na região de Palmas-TO.$h[electronic resource] 260 $aPalmas: Embrapa Pesca e Aquicultura$c2022 300 $a25 p. 490 $a(Embrapa Pesca e Aquicultura. Boletim de pesquisa e desenvolvimento, 27). 520 $aEmbora o Brasil seja um dos maiores produtores de mandioca do mundo, o uso de tecnologias para o cultivo eficiente ainda é um desafio. Adotar tecnologias, no entanto, requer informações concretas dos custos envolvidos. O presente trabalho analisou os custos e a lucratividade do cultivo da mandioca de mesa relacionado à adoção de tecnologias de produção na região de Palmas - TO. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com produtores e técnicos. Os custos foram calculados e apresentados em função de três níveis tecnológicos encontrados. Os produtores foram ranqueados em relação ao investimento tecnológico e à produção. Para as análises econômicas, foram utilizados os indicadores de custos de insumos, serviços, produção declarada, preço médio, receita bruta e receita líquida. Há heterogeneidade quanto à utilização de tecnologias agrícolas nos sistemas de produção de mandioca entre as unidades produtivas, o que explica a discrepância dos índices de retorno econômico e sustentabilidade. A receita líquida foi 60 vezes maior no grupo de produtores com perfil voltado à adoção de tecnologias quando comparado com o perfil oposto, de baixa adoção tecnológica. Fazer uso de tecnologias produtivas eficientes pode garantir a sustentabilidade desta cultura, tanto para a segurança alimentar, quanto para a produção em grande escala. 650 $aCassava 650 $aEconomic sustainability 650 $aInnovation adoption 650 $aProduction technology 650 $aAdoção de Inovações 650 $aMandioca 650 $aManihot Esculenta 650 $aSistema de Produção 653 $aPalmas-TO 700 1 $aJESUS, L. F. de 700 1 $aOLIVEIRA, M. O. dos S. 700 1 $aPANDA, A. P. P. 700 1 $aCOLLICCHIO, E. 700 1 $aSOUZA, J. C. M.
Download
Esconder MarcMostrar Marc Completo |
Registro original: |
Embrapa Pesca e Aquicultura (CNPASA) |
|
Biblioteca |
ID |
Origem |
Tipo/Formato |
Classificação |
Cutter |
Registro |
Volume |
Status |
URL |
Voltar
|
|
| Acesso ao texto completo restrito à biblioteca da Embrapa Pesca e Aquicultura. Para informações adicionais entre em contato com cnpaf.biblioteca@embrapa.br. |
Registro Completo
Biblioteca(s): |
Embrapa Pesca e Aquicultura. |
Data corrente: |
20/12/2022 |
Data da última atualização: |
20/12/2022 |
Tipo da produção científica: |
Artigo em Periódico Indexado |
Circulação/Nível: |
B - 2 |
Autoria: |
ST. LOUIS, T. J.; PEDROZA FILHO, M. X.; FLORES, R. M. V. |
Afiliação: |
TRACY JEANEL ST. LOUIS, UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS; MANOEL XAVIER PEDROZA FILHO, CNPASA; ROBERTO MANOLIO VALLADAO FLORES, CNPASA. |
Título: |
Understanding consumption frequency across consumer segments and regions in the Brazilian aquaculture market. |
Ano de publicação: |
2022 |
Fonte/Imprenta: |
Aquaculture Economics & Management, 2022. |
ISSN: |
1365-7305 |
DOI: |
https://doi.org/10.1080/13657305.2022.2154869 |
Idioma: |
Inglês |
Conteúdo: |
Several socio-demographic factors influence fish consumption frequency and preferences in the Brazilian aquaculture market. Hence, the aims of this paper were (i) to acquire information on fish consumption frequency; (ii) to examine the associations between specific socio-demographic characteristics of aquaculture consumers; (iii) to investigate the consumption frequency of these specific characteristics relating to certain barriers and drivers of consumption frequency; and (iv) to explore whether consumption behavior varies across different groups of consumers and regions. The study involved an online survey of 1509 consumers across the five regions in Brazil. The results of this study indicated that the general fish consumption frequency pattern is highly seasonal. In addition, we determined that significant differences in fish consumption frequency, determinants, and habits were found among income levels, age groups and regions. Our results show that low-income consumers are highly disadvantaged and more likely to consume fish less frequently than the other income groups. We further recommend several marketing strategies and initiatives to stimulate the consumption frequency of fish amongst Brazilian consumers. |
Thesagro: |
Aquicultura; Consumo Alimentar; Mercado. |
Thesaurus NAL: |
Aquaculture; Consumers (people); Markets; Sociodemographic characteristics. |
Categoria do assunto: |
D Governo, Leis e Regulamentações |
Marc: |
LEADER 02018naa a2200253 a 4500 001 2150076 005 2022-12-20 008 2022 bl uuuu u00u1 u #d 022 $a1365-7305 024 7 $ahttps://doi.org/10.1080/13657305.2022.2154869$2DOI 100 1 $aST. LOUIS, T. J. 245 $aUnderstanding consumption frequency across consumer segments and regions in the Brazilian aquaculture market.$h[electronic resource] 260 $c2022 520 $aSeveral socio-demographic factors influence fish consumption frequency and preferences in the Brazilian aquaculture market. Hence, the aims of this paper were (i) to acquire information on fish consumption frequency; (ii) to examine the associations between specific socio-demographic characteristics of aquaculture consumers; (iii) to investigate the consumption frequency of these specific characteristics relating to certain barriers and drivers of consumption frequency; and (iv) to explore whether consumption behavior varies across different groups of consumers and regions. The study involved an online survey of 1509 consumers across the five regions in Brazil. The results of this study indicated that the general fish consumption frequency pattern is highly seasonal. In addition, we determined that significant differences in fish consumption frequency, determinants, and habits were found among income levels, age groups and regions. Our results show that low-income consumers are highly disadvantaged and more likely to consume fish less frequently than the other income groups. We further recommend several marketing strategies and initiatives to stimulate the consumption frequency of fish amongst Brazilian consumers. 650 $aAquaculture 650 $aConsumers (people) 650 $aMarkets 650 $aSociodemographic characteristics 650 $aAquicultura 650 $aConsumo Alimentar 650 $aMercado 700 1 $aPEDROZA FILHO, M. X. 700 1 $aFLORES, R. M. V. 773 $tAquaculture Economics & Management, 2022.
Download
Esconder MarcMostrar Marc Completo |
Registro original: |
Embrapa Pesca e Aquicultura (CNPASA) |
|
Biblioteca |
ID |
Origem |
Tipo/Formato |
Classificação |
Cutter |
Registro |
Volume |
Status |
Fechar
|
Expressão de busca inválida. Verifique!!! |
|
|