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BDPA - Bases de Dados da Pesquisa Agropecuária Embrapa
 






Registro Completo
Biblioteca(s):  Embrapa Pesca e Aquicultura.
Data corrente:  29/06/2022
Data da última atualização:  29/06/2022
Tipo da produção científica:  Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento
Autoria:  CAMPOS, G. A.; JESUS, L. F. de; OLIVEIRA, M. O. dos S.; PANDA, A. P. P.; COLLICCHIO, E.; SOUZA, J. C. M.
Afiliação:  GUSTAVO AZEVEDO CAMPOS, CNPASA; LORAYNE FERREIRA DE JESUS; MARIA OLIVIA DOS SANTOS OLIVEIRA; AIRES PAULO PEDRO PANDA; ERICH COLLICCHIO, UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS; JOSÉ CARLOS MORAES SOUZA, RURALTINS.
Título:  Adoção de tecnologias e lucratividade da produção de mandioca de mesa na região de Palmas-TO.
Ano de publicação:  2022
Fonte/Imprenta:  Palmas: Embrapa Pesca e Aquicultura, 2022.
Páginas:  25 p.
Série:  (Embrapa Pesca e Aquicultura. Boletim de pesquisa e desenvolvimento, 27).
ISSN:  2358-6273
Idioma:  Português
Conteúdo:  Embora o Brasil seja um dos maiores produtores de mandioca do mundo, o uso de tecnologias para o cultivo eficiente ainda é um desafio. Adotar tecnologias, no entanto, requer informações concretas dos custos envolvidos. O presente trabalho analisou os custos e a lucratividade do cultivo da mandioca de mesa relacionado à adoção de tecnologias de produção na região de Palmas - TO. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com produtores e técnicos. Os custos foram calculados e apresentados em função de três níveis tecnológicos encontrados. Os produtores foram ranqueados em relação ao investimento tecnológico e à produção. Para as análises econômicas, foram utilizados os indicadores de custos de insumos, serviços, produção declarada, preço médio, receita bruta e receita líquida. Há heterogeneidade quanto à utilização de tecnologias agrícolas nos sistemas de produção de mandioca entre as unidades produtivas, o que explica a discrepância dos índices de retorno econômico e sustentabilidade. A receita líquida foi 60 vezes maior no grupo de produtores com perfil voltado à adoção de tecnologias quando comparado com o perfil oposto, de baixa adoção tecnológica. Fazer uso de tecnologias produtivas eficientes pode garantir a sustentabilidade desta cultura, tanto para a segurança alimentar, quanto para a produção em grande escala.
Palavras-Chave:  Palmas-TO.
Thesagro:  Adoção de Inovações; Mandioca; Manihot Esculenta; Sistema de Produção.
Thesaurus Nal:  Cassava; Economic sustainability; Innovation adoption; Production technology.
Categoria do assunto:  A Sistemas de Cultivo
URL:  https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/doc/1144350/1/bpd-27-2022.pdf
Marc:  Mostrar Marc Completo
Registro original:  Embrapa Pesca e Aquicultura (CNPASA)
Biblioteca ID Origem Tipo/Formato Classificação Cutter Registro Volume Status URL
CNPASA1169 - 1UMTFL - DD20222022
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Biblioteca(s):  Embrapa Pesca e Aquicultura.
Data corrente:  20/12/2022
Data da última atualização:  20/12/2022
Tipo da produção científica:  Artigo em Periódico Indexado
Circulação/Nível:  B - 2
Autoria:  ST. LOUIS, T. J.; PEDROZA FILHO, M. X.; FLORES, R. M. V.
Afiliação:  TRACY JEANEL ST. LOUIS, UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS; MANOEL XAVIER PEDROZA FILHO, CNPASA; ROBERTO MANOLIO VALLADAO FLORES, CNPASA.
Título:  Understanding consumption frequency across consumer segments and regions in the Brazilian aquaculture market.
Ano de publicação:  2022
Fonte/Imprenta:  Aquaculture Economics & Management, 2022.
ISSN:  1365-7305
DOI:  https://doi.org/10.1080/13657305.2022.2154869
Idioma:  Inglês
Conteúdo:  Several socio-demographic factors influence fish consumption frequency and preferences in the Brazilian aquaculture market. Hence, the aims of this paper were (i) to acquire information on fish consumption frequency; (ii) to examine the associations between specific socio-demographic characteristics of aquaculture consumers; (iii) to investigate the consumption frequency of these specific characteristics relating to certain barriers and drivers of consumption frequency; and (iv) to explore whether consumption behavior varies across different groups of consumers and regions. The study involved an online survey of 1509 consumers across the five regions in Brazil. The results of this study indicated that the general fish consumption frequency pattern is highly seasonal. In addition, we determined that significant differences in fish consumption frequency, determinants, and habits were found among income levels, age groups and regions. Our results show that low-income consumers are highly disadvantaged and more likely to consume fish less frequently than the other income groups. We further recommend several marketing strategies and initiatives to stimulate the consumption frequency of fish amongst Brazilian consumers.
Thesagro:  Aquicultura; Consumo Alimentar; Mercado.
Thesaurus NAL:  Aquaculture; Consumers (people); Markets; Sociodemographic characteristics.
Categoria do assunto:  D Governo, Leis e Regulamentações
Marc:  Mostrar Marc Completo
Registro original:  Embrapa Pesca e Aquicultura (CNPASA)
Biblioteca ID Origem Tipo/Formato Classificação Cutter Registro Volume Status
CNPASA1219 - 1UPCAP - DD20222022
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