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Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Agroindústria de Alimentos. |
Data corrente: |
14/07/2022 |
Data da última atualização: |
14/07/2022 |
Tipo da produção científica: |
Artigo em Periódico Indexado |
Autoria: |
SOUZA, C. J. de D.; SILVA, C. H. O.; MINIM, V. P. R.; REGAZZI, A. J.; DELIZA, R.; SUDA, I. R. |
Afiliação: |
JOÃO DE DEUS SOUZA CARNEIRO, Universidade Federal de Viçosa; CARLOS HENRIQUE OSÓRIO SILVA, Universidade Federal de Viçosa; VALÉRIA PAULA RODRIGUES MINIM, Universidade Federal de Viçosa; ADAIR JOSÉ REGAZZI, Universidade Federal de Viçosa; ROSIRES DELIZA, CTAA; IVY RYUKO SUDA, Universidade Federal de Viçosa. |
Título: |
Princípios básicos da Conjoint analysis em estudos de consumidor. |
Ano de publicação: |
2003 |
Fonte/Imprenta: |
Boletim da Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia de Alimentos, Campinas, v. 37, p. 107-114, dez. 2003. Supl. |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
Conjoint analysis (CA) é uma metodologia utilizada para se estudar o efeito conjunto de duas ou mais variáveis independentes sobre uma variável dependente. Quase sempre a variável dependente é do tipo subjetiva, pois mede a opinião do consumidor a respeito dos produtos ou serviços avaliados. A técnica CA permite estimar a importância relativa de cada fator que compõe o produto ou serviço, bem como avaliar a participação de novos produtos ou serviços no mercado. A utilização desta técnica requer um planejamento experimental adequado e envolve princípios de delineamentos experimentais. Esta técnica é proveniente do campo da psicologia matemática e da psicometria e vem sendo utilizada para avaliar a importância dos atributos de produtos e serviços nos processos de escolha, compra e aceitação dos consumidores. Estas informações são muito úteis para a definição de mudanças e adequações de produtos e serviços, assim como no processo de desenvolvimento de novos produtos para diferentes públicos alvo. Embora não seja uma técnica muito recente, somente nos últimos anos começou a ser utilizada no Brasil. Assim, são necessárias mais pesquisas para estudar suas aplicações, interpretação dos resultados e princípios estatísticos. Este artigo apresenta uma revisão sobre conjoint analysis bem como explica de forma simples e objetiva um método estatístico empregado com ênfase na estimação e interpretação dos resultados. |
Palavras-Chave: |
Conjoint analysis; Consumer; Preference; Preferência. |
Thesagro: |
Consumidor. |
Thesaurus Nal: |
Food technology. |
Categoria do assunto: |
Q Alimentos e Nutrição Humana |
Marc: |
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Registro original: |
Embrapa Agroindústria de Alimentos (CTAA) |
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1. | | SOUZA, C. J. de D.; SILVA, C. H. O.; MINIM, V. P. R.; REGAZZI, A. J.; DELIZA, R.; SUDA, I. R. Princípios básicos da Conjoint analysis em estudos de consumidor. Boletim da Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia de Alimentos, Campinas, v. 37, p. 107-114, dez. 2003. Supl.Tipo: Artigo em Periódico Indexado |
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