Portal do Governo Brasileiro
BDPA - Bases de Dados da Pesquisa Agropecuária Embrapa
 






Registro Completo
Biblioteca(s):  Embrapa Agricultura Digital.
Data corrente:  21/08/2012
Data da última atualização:  31/05/2017
Tipo da produção científica:  Capítulo em Livro Técnico-Científico
Autoria:  PEREIRA, N. R.; PELISSONI, A.; CASTRO, J.; SOUSA, W. F. de.
Afiliação:  NADIR RODRIGUES PEREIRA, CNPTIA; ADRIANE PELISSONI, FE/Unicamp, Anhanguera Educacional; JÉFFERSON CASTRO, FE/Unicamp; WAGNER FERREIRA DE SOUSA, FE/Unicamp.
Título:  A tecnologia vídeo digital na educação: fator de inclusão ou de exclusão?
Ano de publicação:  2012
Fonte/Imprenta:  In: AMARAL, S. F. do; SOUZA, M. I. F.; GARBIN, M. C. (Org.). Conteúdo educacional para TV digital interativa. 2. ed. Campinas: Faculdade de Educação/UNICAMP, 2012.
Páginas:  p. 37-44.
Idioma:  Português
Conteúdo:  A convergência das mídias em uma plataforma que reúne sons, imagens e dados, com recursos de interatividade e portabilidade, oferece novas possibilidades educomunicacionais. Este artigo foi desenvolvido para conclusão da disciplina Desenvolvimento de Conteúdo Educacional baseado na TV Digital Interativa, do programa de pós-graduação da Faculdade de Educação da Unicamp, com o objetivo de discutir o papel do vídeo digital no processo de ensino-aprendizagem e os fatores de inclusão e de exclusão que podem estar envolvidos. A adoção do vídeo digital na sala de aula pode fazer parte de um plano de atividades pedagógicas, ampliando os espaços para a aprendizagem, a reflexão e a construção de conhecimento de forma coletiva. Para que isso aconteça, os estudos mostram que o uso das novas tecnologias de informação e comunicação deve ser pensado estrategicamente para que estimule o aluno a pensar a sua realidade e a apropriar-se dos mecanismos que permitam transformá-la, superando o papel de mero receptor para o de produtor de conhecimento e de conteúdos digitais interativos.
Palavras-Chave:  Tecnologia de informação e comunicação; Vídeo digital.
Thesagro:  Educação; Tecnologia da informação.
Thesaurus Nal:  Education; Information technology.
Categoria do assunto:  --
URL:  https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/64433/1/inclusao.pdf
Marc:  Mostrar Marc Completo
Registro original:  Embrapa Agricultura Digital (CNPTIA)
Biblioteca ID Origem Tipo/Formato Classificação Cutter Registro Volume Status URL
CNPTIA16805 - 1UPCPL - DD
Voltar






Ordenar por: RelevânciaAutorTítuloAnoImprime registros no formato resumido      Imprime registros no formato resumido
Registros recuperados : 2
Primeira ... 1 ... Última
1.Imagem marcado/desmarcadoBOARETTO, A. E.; VILLAS BÔAS, R. L.; SOUSA, W. F. de; PARRA, I. R. V. (ed.). Fertirrigação: teoria prática. Piracicaba: Os Autores, 2004. 1 CD-ROM.
Biblioteca(s): Embrapa Hortaliças.
Visualizar detalhes do registroImprime registro no formato completo
2.Imagem marcado/desmarcadoPEREIRA, N. R.; PELISSONI, A.; CASTRO, J.; SOUSA, W. F. de. A tecnologia vídeo digital na educação: fator de inclusão ou de exclusão? In: AMARAL, S. F. do; SOUZA, M. I. F.; GARBIN, M. C. (Org.). Conteúdo educacional para TV digital interativa. 2. ed. Campinas: Faculdade de Educação/UNICAMP, 2012. p. 37-44.
Tipo: Capítulo em Livro Técnico-Científico
Biblioteca(s): Embrapa Agricultura Digital.
Visualizar detalhes do registroAcesso ao objeto digitalImprime registro no formato completo
Registros recuperados : 2
Primeira ... 1 ... Última
Nenhum registro encontrado para a expressão de busca informada.
 
 

Embrapa
Todos os direitos reservados, conforme Lei n° 9.610
Política de Privacidade
Área Restrita

Embrapa Agricultura Digital
Av. André Tosello, 209 - Barão Geraldo
Caixa Postal 6041- 13083-886 - Campinas, SP
SAC: https://www.embrapa.br/fale-conosco

Valid HTML 4.01 Transitional