Portal do Governo Brasileiro
BDPA - Bases de Dados da Pesquisa Agropecuária Embrapa
 






Acesso ao texto completo restrito à biblioteca da Embrapa Caprinos e Ovinos. Para informações adicionais entre em contato com cnpc.biblioteca@embrapa.br.
Registro Completo
Biblioteca(s):  Embrapa Caprinos e Ovinos.
Data corrente:  25/05/2018
Data da última atualização:  03/01/2024
Autoria:  LIMA, F. T. de; STURN, R. M.; RIBEIRO, A. R. B.; SOUSA, V. A. F. de.
Afiliação:  Fernanda Tereza de Lima; Regiane Marques Sturn; Andrea R. Bueno Ribeiro; Vanessa Aparecida Feijó de Sousa.
Título:  Estudo exploratório do mercado das potencialidades de consumo do leite de cabra e seus derivados entre paulistanos.
Ano de publicação:  2015
Fonte/Imprenta:  Informações Econômicas, v. 45, n. 3, maio/jun. 2015.
Idioma:  Português
Conteúdo:  Resumo: A caprinocultura brasileira apresenta dificuldades na inserção de seus produtos no mercado, e a cidade de São Paulo destaca-se como principal centro consumidor dos produtos lácteos do país, configurando-se assim como um importante nicho de mercado. Objetivou-se traçar um perfil indicativo das características de consumo e das variáveis que influenciam paulistanos na decisão de consumir produtos de leite de cabra. Para isso, foram entrevistados 560 consumidores em três supermercados da cidade no período de agosto de 2011 a março de 2012. Deles, 58,75% sabiam da existência dos produtos, 12,14% consumiam derivados e 1,79% leite de cabra, mas 72% desconheciam qualquer benefício desses produtos. Entre os diferentes produtos, 97% consumiam queijo e 60% o leite longa vida, consumidos por serem considerados alimentos saudáveis e fortes. Quanto àqueles que não consumiam, 32,52% alegaram falta de conhecimento e 39,27% de falta costume e hábito, como principal motivo para derivados e leite, respectivamente. Daqueles sem hábito de consumo, 56% indicaram a possibilidade de consumo se houvesse mais informações e preço acessível. Aproximadamente 85% afirmaram que a oferta no mercado local não é satisfatória. Assim, os resultados nos indicam um baixo consumo de produtos de leite de cabra, mas com potencial para aumento, caso haja maior divulgação dos produtos e preços mais acessíveis.
Palavras-Chave:  Hábito de consumo; Perfil do consumidor; Produtos lácteos.
Thesagro:  Caprinocultura; Leite de Cabra; Mercado.
Categoria do assunto:  E Economia e Indústria Agrícola
Marc:  Mostrar Marc Completo
Registro original:  Embrapa Caprinos e Ovinos (CNPC)
Biblioteca ID Origem Tipo/Formato Classificação Cutter Registro Volume Status URL
CNPC37044 - 1ADDAP - PP
Voltar
Nenhum registro encontrado para a expressão de busca informada.
Nenhum registro encontrado para a expressão de busca informada.
 
 

Embrapa
Todos os direitos reservados, conforme Lei n° 9.610
Política de Privacidade
Área Restrita

Embrapa Agricultura Digital
Av. André Tosello, 209 - Barão Geraldo
Caixa Postal 6041- 13083-886 - Campinas, SP
SAC: https://www.embrapa.br/fale-conosco

Valid HTML 4.01 Transitional