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Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Caprinos e Ovinos. |
Data corrente: |
11/02/2003 |
Data da última atualização: |
11/02/2003 |
Autoria: |
MELLO, M. A. de; SILVESTRO, M. L. |
Título: |
Educação e capacitação profissional: desafios para formação de novos agricultores familiares. |
Ano de publicação: |
2002 |
Fonte/Imprenta: |
Agropecuária Catarinense, Florianópolis, v. 15, n. 3, p. 55-59, 2002. |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
Este artigo discute a importância da educação formal no processo de formação de uma nova geração de agricultores e baseia-se em uma pesquisa realizada em 116 unidades de produção representativas da agricultura familiar do oeste de Santa Catarina, onde foram entrevistados os pais, os filhos e as filhas com idade entre 15 e 29 anos. Os resultados da pesquisa mostram que acabaram ficando nos estabelecimentos justamente aqueles filhos que tiveram menos tempo de estudo. Constatou-se que os jovens com idade entre 20 e 30 anos, potenciais candidatos à sucessão da unidade familiar, possuem um baixo grau de instrução formal, na grande maioria, apenas até a 4a. série do ensino fundamental, o que dificulta o desempenho da atividade agropecuária, bem como a organização e o desenvolvimento de novas oportunidades de renda, como é o caso da produção agroecológica, a agroindustrialização artesanal, o turismo rural, dentre outras. Isto sugere a necessidade de encontrar alternativas para recuperar o atraso escolar da maioria dos atuais e potenciais sucessores do estabelecimento paterno, bem como o desenvolvimento de métodos alternativos de educação formal que contribuem para valorizar o espaço rural e que fortaleçam as relações econômicas e sociais do espaço rural. |
Palavras-Chave: |
Brasil; Educação rural; Santa Catarina. |
Thesagro: |
Agricultura Familiar; Extensão Rural; Pequeno Produtor. |
Categoria do assunto: |
-- |
Marc: |
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Registro original: |
Embrapa Caprinos e Ovinos (CNPC) |
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