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Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Pecuária Sul. |
Data corrente: |
07/04/2020 |
Data da última atualização: |
22/01/2021 |
Tipo da produção científica: |
Artigo em Periódico Indexado |
Autoria: |
CAMARGO, F. N. P.; AMARAL, E. M. H. do; SILVEIRA, M. C. T. da; MONTARDO, D. P. |
Afiliação: |
Fabiane Nunes Prates Camargo, IFSUL; Érico Marcelo Hoff do Amaral, UNIPAMPA; MARCIA CRISTINA T DA SILVEIRA, CPPSUL; DANIEL PORTELLA MONTARDO, CPPSUL. |
Título: |
Metodologia interativa de ensino aprendizagem sobre manejo de pastagem. |
Ano de publicação: |
2019 |
Fonte/Imprenta: |
Revista do CCEI, v. 24, n. 39, p. 45-60, 2019. |
DOI: |
doi.org/10.30945/ccei-v24i39.2726 |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
Existem alguns gargalos que restringem o desenvolvimento da pecuária, como por exemplo, a baixa cobertura de assistência técnica, o que tem gerado problemas sérios de manejo e, consequentemente, produção animal a pasto abaixo do potencial. O que se observa é que como as pastagens são ecossistemas complexos e dinâmicos, as técnicas e as metodologias de avaliações precisam envolver vários aspectos de interação, como entendimento sobre solo, planta, animal e o meio ambiente. Deste modo, para se obter uma crescente evolução das atividades agropecuárias, é importante que sejam tomadas algumas iniciativas. Dentre elas, está a criação de estratégias que favoreçam o aprendizado na área, visto que o entendimento dos processos de interações entre os componentes do sistema tende a impactar positivamente no setor. Desta forma, o presente trabalho tem como objetivo propor uma metodologia de ensino, auxiliado pelo uso das Tecnologias de Informação e Comunicação, alinhadas as teorias de aprendizagem, que oportunize a estudantes, técnicos e produtores rurais a construção do conhecimento sobre os princípios básicos de manejo de pastagens. Ademais, espera-se que esta metodologia contribua para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável a nível global, destinados a assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis. Interactive teaching learning methodology on pasture management here are some bottlenecks that restrict livestock development, such as low coverage of technical assistance, which has generated serious management problems and, consequently, low pasture livestock production. What is observed is that since pastures are complex and dynamic ecosystems, the techniques and methodologies of evaluations need to involve several aspects of interaction, such as understanding of soil, plant, animal and the environment. Thus, in order to achieve a growing evolution of agricultural activities, it is important that some initiatives are taken. Among them is the creation of strategies that favor learning in the area, since the understanding of the processes of interactions between the components of the system tends to positively impact the sector. In this way, the present work aims to propose a teaching methodology, aided by the use of Information and Communication Technologies, aligned with learning theories, which will allow students, technicians and rural producers to build knowledge about basic management principles of pastures. Based on the survey of requirements made from interviews with specialists in the field of agriculture and the study of the theoretical framework, a methodology was developed for interactive teaching aided by computer, based on Kolb's theory of experiential learning. In addition, it is expected that this methodology contributes to the achievement of the Sustainable Development Goals at a global level, aimed at ensuring sustainable production and consumption patterns. MenosExistem alguns gargalos que restringem o desenvolvimento da pecuária, como por exemplo, a baixa cobertura de assistência técnica, o que tem gerado problemas sérios de manejo e, consequentemente, produção animal a pasto abaixo do potencial. O que se observa é que como as pastagens são ecossistemas complexos e dinâmicos, as técnicas e as metodologias de avaliações precisam envolver vários aspectos de interação, como entendimento sobre solo, planta, animal e o meio ambiente. Deste modo, para se obter uma crescente evolução das atividades agropecuárias, é importante que sejam tomadas algumas iniciativas. Dentre elas, está a criação de estratégias que favoreçam o aprendizado na área, visto que o entendimento dos processos de interações entre os componentes do sistema tende a impactar positivamente no setor. Desta forma, o presente trabalho tem como objetivo propor uma metodologia de ensino, auxiliado pelo uso das Tecnologias de Informação e Comunicação, alinhadas as teorias de aprendizagem, que oportunize a estudantes, técnicos e produtores rurais a construção do conhecimento sobre os princípios básicos de manejo de pastagens. Ademais, espera-se que esta metodologia contribua para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável a nível global, destinados a assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis. Interactive teaching learning methodology on pasture management here are some bottlenecks that restrict livestock development, such as low coverage of technica... Mostrar Tudo |
Thesagro: |
Ensino; Manejo; Pastagem; Pecuária. |
Categoria do assunto: |
-- |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/212213/1/artigo-2726-9154-2-PB.pdf
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Marc: |
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Registro original: |
Embrapa Pecuária Sul (CPPSUL) |
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Biblioteca |
ID |
Origem |
Tipo/Formato |
Classificação |
Cutter |
Registro |
Volume |
Status |
URL |
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Registro Completo
Biblioteca(s): |
Embrapa Amazônia Oriental. |
Data corrente: |
11/11/2020 |
Data da última atualização: |
11/11/2020 |
Tipo da produção científica: |
Artigo em Periódico Indexado |
Circulação/Nível: |
B - 5 |
Autoria: |
VELOSO, C. A. C.; CARVALHO, E. J. M.; SILVA, A. R.; SILVEIRA FILHO, A.; SOUZA, F. R. S. de. |
Afiliação: |
CARLOS ALBERTO COSTA VELOSO, CPATU; EDUARDO JORGE MAKLOUF CARVALHO, CPATU; ARYSTIDES RESENDE SILVA, CPATU; AUSTRELINO SILVEIRA FILHO, CPATU; FRANCISCO RONALDO SARMANHO DE SOUZA, CPATU. |
Título: |
Manejo da adubação nitrogenada no cultivo do milho sob sistema de plantio direto em diferentes densidades de semeadura. |
Ano de publicação: |
2020 |
Fonte/Imprenta: |
Brazilian Journal of Development, v. 6, n. 10, p. 82467-82477, oct. 2020. |
DOI: |
10.34117/bjdv6n10-614 |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
O objetivo do estudo foi avaliar a eficiência da adubação nitrogenada em relação à população de plantas de milho sob o Sistema Plantio Direto nos municípios de Paragominas e Belterra no estado do Pará. O delineamento experimental utilizado para cada experimento foi o de blocos ao acaso, em esquema fatorial 4 x 4, com três repetições. Foram combinadas quatro doses de nitrogênio: 0, 60, 120 e 180 kg.ha?¹; com quatro densidades de plantio: 45.000; 55.000; 65.000 e 75.000 plantas.ha?¹. Foram coletadas amostras de solo para determinação dos atributos químicos do solo e amostras de folhas para determinação dos teores de N, P, K, Na, Ca e Mg. Os dados foram submetidos à análise de variância (teste F) e à comparação de médias pelo teste de Scott-Knott, a 5% de probabilidade. Procedeu-se, também, equações de regressão para as variáveis estudadas. No primeiro ano de implantação do Sistema Plantio Direto a produtividade de grãos elevou-se de acordo com o aumento das doses de nitrogênio; sendo o aumento da produtividade linear, de acordo com as doses de nitrogênio aplicadas e não sofreu influência da densidade de plantio utilizada. A maior produtividade de grãos foi obtida com a dose de 180 Kg.ha?¹ de N e o aumento das doses de N aplicadas em cobertura promoveu acréscimo linear no teor de N foliar. |
Thesagro: |
Adubação; Fertilizante; Manejo; Milho; Nitrogênio; Plantio Direto; Sistema de Cultivo; Zea Mays. |
Categoria do assunto: |
-- |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/217659/1/Rev-Brazilian-Journal-N-x-Densidade-Out2020.pdf
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Marc: |
LEADER 02191naa a2200277 a 4500 001 2126473 005 2020-11-11 008 2020 bl uuuu u00u1 u #d 024 7 $a10.34117/bjdv6n10-614$2DOI 100 1 $aVELOSO, C. A. C. 245 $aManejo da adubação nitrogenada no cultivo do milho sob sistema de plantio direto em diferentes densidades de semeadura.$h[electronic resource] 260 $c2020 520 $aO objetivo do estudo foi avaliar a eficiência da adubação nitrogenada em relação à população de plantas de milho sob o Sistema Plantio Direto nos municípios de Paragominas e Belterra no estado do Pará. O delineamento experimental utilizado para cada experimento foi o de blocos ao acaso, em esquema fatorial 4 x 4, com três repetições. Foram combinadas quatro doses de nitrogênio: 0, 60, 120 e 180 kg.ha?¹; com quatro densidades de plantio: 45.000; 55.000; 65.000 e 75.000 plantas.ha?¹. Foram coletadas amostras de solo para determinação dos atributos químicos do solo e amostras de folhas para determinação dos teores de N, P, K, Na, Ca e Mg. Os dados foram submetidos à análise de variância (teste F) e à comparação de médias pelo teste de Scott-Knott, a 5% de probabilidade. Procedeu-se, também, equações de regressão para as variáveis estudadas. No primeiro ano de implantação do Sistema Plantio Direto a produtividade de grãos elevou-se de acordo com o aumento das doses de nitrogênio; sendo o aumento da produtividade linear, de acordo com as doses de nitrogênio aplicadas e não sofreu influência da densidade de plantio utilizada. A maior produtividade de grãos foi obtida com a dose de 180 Kg.ha?¹ de N e o aumento das doses de N aplicadas em cobertura promoveu acréscimo linear no teor de N foliar. 650 $aAdubação 650 $aFertilizante 650 $aManejo 650 $aMilho 650 $aNitrogênio 650 $aPlantio Direto 650 $aSistema de Cultivo 650 $aZea Mays 700 1 $aCARVALHO, E. J. M. 700 1 $aSILVA, A. R. 700 1 $aSILVEIRA FILHO, A. 700 1 $aSOUZA, F. R. S. de 773 $tBrazilian Journal of Development$gv. 6, n. 10, p. 82467-82477, oct. 2020.
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Embrapa Amazônia Oriental (CPATU) |
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