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Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Agropecuária Oeste. |
Data corrente: |
23/05/2003 |
Data da última atualização: |
23/05/2003 |
Autoria: |
SILVA, R. B. da. |
Título: |
Compressibilidade e resistência ao ciscalhamento de um latossolo sob diferentes intensidades de uso na região dos cerrados. |
Ano de publicação: |
2002 |
Fonte/Imprenta: |
2002. |
Páginas: |
140 p. |
Idioma: |
Português |
Notas: |
Tese (Doutorado em Agronomia) - Universidade Federal de Lavras, 2002. |
Conteúdo: |
O tráfego de máquinas em condições de umidade inadequada sobre os solos agrícolas, não respeitando a sua capacidade de suporte de carga, além de compactar, sempre causa o cisalhamento do solo, provocando alterações dos atributos físicos e mecânicos. Os efeitos desse tráfego e a deseinformação a respeito da capacidade de suporte de carga (CSC) das áreas agrícolas, aliada ao desconhecimento de propriedades físicas e, ou mecânicas que de fato possam predizer e não apenas constatar as alterações ocorridas, afeta a sustentabilidade da estrutura do solo. Portanto, utilizando um enfoque preditivo, este estudo teve como objetivo desenvolver modelos de compressibilidade em função da pressão de preconsolidação e de resistência ao cisalhamento do solo em função da tensão cisalhante máxima. Assim, foram avaliadas três áreas sob diferentes intensidades de usos, todas sobre um Latossolo Vermelho distrófico: a) uma área sob Cerradão, sem histórico de uso ou intervenção antrópica e que teve o papel de testemunha; b) uma área sob o sistema de plantio convencional, e c) uma área sob o sistema de plantio direto. O efeito do tráfego do rodado e a ação dos implementos sobre a pressão de preconsolidação foram avaliados na superfície (SP - 0,0 a 0,05 m), na profundidade média de trabalho dos implementos abaixo do dispositivo de tração (PMT-DT- 0,24 a 0,27 m) e na profundidade de trabalho, abaixo da soleira do implemento (PT-SI), em três épocas de amostragens: antes do preparo, depois da passada do rodado traseiro e depois da colheita. Para isto, utilizou-se o modelo de compressibilidade pressão de preconsolidação = 10 elevado (a+bU), o qual foi obtido pelo ajuste da pressão de preconsolidação em função da umidade (U). A avaliação da resistência do solo ao cisalhamento foi feita apenas em superfície (SP-0,0 a 0,05 m) utilizando a equação de Coulomb, que permitiu obter diferentes tensões cisalhantes máximas para cada umidade avaliada. Essas tensões foram ajustadas ao modelo Tensão cisalhante máxima = 10 elevado (a+bU), obtendo-se portanto a tensão cisalhante máxima para cada tensão normal avaliada. Em função das diferentes umidades (U) e tensões normais, ajustaram-se novas tensões cisalhantes máximas que foram obtidas a partir do modelo multivariado. Os resultados encontrados evidenciaram que tanto a pressão de preconsolidação como tensão cisalhante máxima, permitiram avaliar a capacidade de suporte de carga do Latossolo Vermelho distrófico, podendo estas propriedades mecânicas ser indicadoras da sustentabilidade estrutural dos solos agrícolas. A pressão de consolidação variou em função da intensidade de uso, profundidades e épocas de amostragens. A tensão cisalhante máxima foi afetada, também, pelo uso, assim como pelo aumento dos teores de água e da tensão normal aplicada. Os modelos uni e multivariados, obtidos nos estudos de resistência do solo ao cisalhamento, mostraram-se eficazes na predição da tensão cisalhante máxima e na avaliação do efeito das diferentes intensidades de uso sobre essa propriedade mecânica. MenosO tráfego de máquinas em condições de umidade inadequada sobre os solos agrícolas, não respeitando a sua capacidade de suporte de carga, além de compactar, sempre causa o cisalhamento do solo, provocando alterações dos atributos físicos e mecânicos. Os efeitos desse tráfego e a deseinformação a respeito da capacidade de suporte de carga (CSC) das áreas agrícolas, aliada ao desconhecimento de propriedades físicas e, ou mecânicas que de fato possam predizer e não apenas constatar as alterações ocorridas, afeta a sustentabilidade da estrutura do solo. Portanto, utilizando um enfoque preditivo, este estudo teve como objetivo desenvolver modelos de compressibilidade em função da pressão de preconsolidação e de resistência ao cisalhamento do solo em função da tensão cisalhante máxima. Assim, foram avaliadas três áreas sob diferentes intensidades de usos, todas sobre um Latossolo Vermelho distrófico: a) uma área sob Cerradão, sem histórico de uso ou intervenção antrópica e que teve o papel de testemunha; b) uma área sob o sistema de plantio convencional, e c) uma área sob o sistema de plantio direto. O efeito do tráfego do rodado e a ação dos implementos sobre a pressão de preconsolidação foram avaliados na superfície (SP - 0,0 a 0,05 m), na profundidade média de trabalho dos implementos abaixo do dispositivo de tração (PMT-DT- 0,24 a 0,27 m) e na profundidade de trabalho, abaixo da soleira do implemento (PT-SI), em três épocas de amostragens: antes do preparo, depois da passada do... Mostrar Tudo |
Palavras-Chave: |
Compactação; Pressão de preconsolidação. |
Thesagro: |
Latossolo. |
Categoria do assunto: |
-- |
Marc: |
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Registro original: |
Embrapa Agropecuária Oeste (CPAO) |
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