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Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Amazônia Oriental. |
Data corrente: |
10/02/2016 |
Data da última atualização: |
25/05/2022 |
Tipo da produção científica: |
Artigo em Anais de Congresso |
Autoria: |
SILVA, J. K. de S.; PONTES, A. N. |
Afiliação: |
JEAN KLEBER DE SOUSA SILVA, CPATU; Altem Nascimento Pontes, UEPA. |
Título: |
Educação ambiental em ambiente não formal: uma experiência estatal. |
Ano de publicação: |
2015 |
Fonte/Imprenta: |
In: SIMPÓSIO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM CIÊNCIAS AMBIENTAIS NA AMAZÔNIA, 4., 2015, Belém, PA. Anais. Belém, PA: UEPA, 2015. |
Páginas: |
v. 2, p. 254-263. |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
É incontestável a importância da educação como base para o desenvolvimento do indivíduo e da sociedade, entendendo-se como condição sine qua non para tal, a sinergia entre a educação formal e a não-formal para a construção e consolidação dos saberes. A Educação Ambiental com sua transversalidade e interdisciplinaridade transita livremente entre o formal e não-formal quando o assunto é educação, e nesse contexto as experiências propostas pelas corporações são de grande valia na formação e sensibilização do cidadão. Assim sendo, não é exagero questionar como vem sendo a participação das empresas públicas quando o assunto é Educação Ambiental de âmbito não-formal de educação? Com o objetivo de analisar como vem sendo a experiência relativa a execução do Programa Embrapa e Escola na Embrapa Amazônia Oriental foi aplicado um questionário ao gestor do programa, além disso, foi realizado um levantamento bibliográfico resultando em uma pesquisa descritiva qualitativa. A qual evidenciou a grande importância desse programa no compartilhamento de informações sobre hábitos saudáveis de alimentação e higiene, preservação ambiental e novas pesquisas desenvolvidas pela Embrapa. Em contraposição a isso, revelou-se a falta de um maior comprometimento pelo nível estratégico da empresa em todos os aspectos estrutural, financeiro e de pessoal. Espera-se que as empresas consigam sair, de fato, do discurso e passem a rumar para uma condição de real responsabilidade social corporativa que contribua diretamente para a formação de uma sociedade mais justa e fraterna na qual o meio ambiente ocupe papel de relevo. MenosÉ incontestável a importância da educação como base para o desenvolvimento do indivíduo e da sociedade, entendendo-se como condição sine qua non para tal, a sinergia entre a educação formal e a não-formal para a construção e consolidação dos saberes. A Educação Ambiental com sua transversalidade e interdisciplinaridade transita livremente entre o formal e não-formal quando o assunto é educação, e nesse contexto as experiências propostas pelas corporações são de grande valia na formação e sensibilização do cidadão. Assim sendo, não é exagero questionar como vem sendo a participação das empresas públicas quando o assunto é Educação Ambiental de âmbito não-formal de educação? Com o objetivo de analisar como vem sendo a experiência relativa a execução do Programa Embrapa e Escola na Embrapa Amazônia Oriental foi aplicado um questionário ao gestor do programa, além disso, foi realizado um levantamento bibliográfico resultando em uma pesquisa descritiva qualitativa. A qual evidenciou a grande importância desse programa no compartilhamento de informações sobre hábitos saudáveis de alimentação e higiene, preservação ambiental e novas pesquisas desenvolvidas pela Embrapa. Em contraposição a isso, revelou-se a falta de um maior comprometimento pelo nível estratégico da empresa em todos os aspectos estrutural, financeiro e de pessoal. Espera-se que as empresas consigam sair, de fato, do discurso e passem a rumar para uma condição de real responsabilidade social corporativa que contribu... Mostrar Tudo |
Palavras-Chave: |
Educação Não-formal; Embrapa. |
Thesagro: |
Educação Ambiental. |
Categoria do assunto: |
P Recursos Naturais, Ciências Ambientais e da Terra |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/138654/1/v2p254.pdf
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Marc: |
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Registro original: |
Embrapa Amazônia Oriental (CPATU) |
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Registros recuperados : 145 | |
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Biblioteca(s): Embrapa Clima Temperado. |
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13. | | CARVALHO, G. A.; RODRIGUES, H. S.; HIROSE, E. Supressão de bactérias endossimbiontes de Euschistus heros submetidos ao tratamento com antibiótico. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENTOMOLOGIA, 27.; CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE ENTOMOLOGIA, 10., 2018, Gramado, RS. Saúde, ambiente e agricultura: anais. Santo Antonio de Goiás: SEB: UFSM, 2018. v. 2. resumo. p. 221.Tipo: Resumo em Anais de Congresso |
Biblioteca(s): Embrapa Soja. |
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19. | | RODRIGUES, H. M.; VASQUES, G. M.; LEMES, M. W.; ROSAS, R. O. Avaliação do escoamento superficial e da perda de solo sob diferentes coberturas e declividades em Silva Jardim, RJ. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA FÍSICA APLICADA, 16., 2015, Teresina. Territórios brasileiros: dinâmicas, potencialidades e vulnerabilidades: anais. Teresina: UESPI, 2015. p. 2797-2803.Tipo: Artigo em Anais de Congresso |
Biblioteca(s): Embrapa Solos. |
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Registros recuperados : 145 | |
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