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Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Tabuleiros Costeiros. |
Data corrente: |
03/11/2011 |
Data da última atualização: |
11/06/2019 |
Tipo da produção científica: |
Artigo em Anais de Congresso |
Autoria: |
SILVA, D. M. PPIRES e; CURADO, F. F.; GOMES, L. J. |
Afiliação: |
DAIANE MARIA PIRES E SILVA; FERNANDO FLEURY CURADO, CPATC; LARA JANE GOMES, UFS. |
Título: |
Percepção ambiental de educadores da rede pública de Itaporanga D'Ajuda. |
Ano de publicação: |
2011 |
Fonte/Imprenta: |
In: SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E PÓS-GRADUAÇÃO DA EMBRAPA TABULEIROS COSTERIOS, 1., 2011, Aracaju. Anais... Aracaju: Embrapa Tabuleiros Costeiros, 2011. 1 CD-ROM. |
Descrição Física: |
Artigo em anais. |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
A educação ambiental tem como principal objetivo a compreensão por parte do ser humano, da complexa natureza do meio ambiente e a percepção da interdependência dos elementos ambientais no espaço e no tempo. Apesar do crescente número de experiências nas últimas décadas, foi institucionalizada pela Lei 9795/99 como um componente essencial e permanente da educação nacional, devendo estar presente de forma articulada, em todos os níveis e modalidades do processo educativo. Dessa forma, o presente trabalho teve como objetivo central identificar e analisar a percepção ambiental dos educadores da rede pública de Itaporanga D?Ajuda, participantes do I Curso de Formação de Multiplicadores em Educação Ambiental. Para isto, utilizouse da observação participante durante o curso, desenvolvido em 07 (sete) módulos (de março a junho de 2008), sendo registrados e analisados os discursos dos educadores, caracterizando-os de acordo com as correntes ambientalistas e com relação à percepção ambiental. Assim, de modo geral, os educadores mostraram-se bastante preocupados com a questão ambiental. Entretanto, foi possível verificar diferenças em seus discursos. Perceberam-se alguns mais voltados para a preservação da natureza. Outros educadores, no entanto, demonstraram uma forte tendência à visão antropocêntrica. Entretanto, a maioria demonstrou, principalmente nos discursos, a inclinação ao socioambientalismo, evidenciando a relação de interdependência entre homem e meio ambiente. A compreensão destas diferentes perspectivas de leitura acerca do ambiente por parte destes educadores demonstrou o papel preponderante da construção de referenciais de educação ambiental que contribuam na conformação de uma prática pedagógica fundamentada nos princípios da sustentabilidade ambiental. MenosA educação ambiental tem como principal objetivo a compreensão por parte do ser humano, da complexa natureza do meio ambiente e a percepção da interdependência dos elementos ambientais no espaço e no tempo. Apesar do crescente número de experiências nas últimas décadas, foi institucionalizada pela Lei 9795/99 como um componente essencial e permanente da educação nacional, devendo estar presente de forma articulada, em todos os níveis e modalidades do processo educativo. Dessa forma, o presente trabalho teve como objetivo central identificar e analisar a percepção ambiental dos educadores da rede pública de Itaporanga D?Ajuda, participantes do I Curso de Formação de Multiplicadores em Educação Ambiental. Para isto, utilizouse da observação participante durante o curso, desenvolvido em 07 (sete) módulos (de março a junho de 2008), sendo registrados e analisados os discursos dos educadores, caracterizando-os de acordo com as correntes ambientalistas e com relação à percepção ambiental. Assim, de modo geral, os educadores mostraram-se bastante preocupados com a questão ambiental. Entretanto, foi possível verificar diferenças em seus discursos. Perceberam-se alguns mais voltados para a preservação da natureza. Outros educadores, no entanto, demonstraram uma forte tendência à visão antropocêntrica. Entretanto, a maioria demonstrou, principalmente nos discursos, a inclinação ao socioambientalismo, evidenciando a relação de interdependência entre homem e meio ambiente. A compreensão... Mostrar Tudo |
Palavras-Chave: |
Sustentabilidade ambiental. |
Thesagro: |
Educação Ambiental. |
Categoria do assunto: |
-- |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/45433/1/Percepcao.pdf
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Marc: |
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Registro original: |
Embrapa Tabuleiros Costeiros (CPATC) |
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Biblioteca |
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Origem |
Tipo/Formato |
Classificação |
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Registro |
Volume |
Status |
URL |
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| Acesso ao texto completo restrito à biblioteca da Embrapa Florestas. Para informações adicionais entre em contato com cnpf.biblioteca@embrapa.br. |
Registro Completo
Biblioteca(s): |
Embrapa Florestas. |
Data corrente: |
15/04/2011 |
Data da última atualização: |
25/04/2011 |
Tipo da produção científica: |
Artigo em Anais de Congresso |
Autoria: |
IEDE, E. T.; PENTEADO, S. do R. C.; REIS FILHO, W. |
Afiliação: |
EDSON TADEU IEDE, CNPF; SUSETE DO ROCIO CHIARELLO PENTEADO, CNPF; WILSON REIS FILHO, EPAGRI/Embrapa Florestas. |
Título: |
Sirex research and management in South America. |
Ano de publicação: |
2010 |
Fonte/Imprenta: |
In: U.S. DEPARTMENT OF AGRICULTURE INTERAGENCY RESEARCH FORUM ON INVASIVE SPECIES, 21., 2010, Annapolis, Maryland. Proceedings. Newtown Square: USDA, Forest Service, Northern Research Station, 2010. |
Páginas: |
p. 32-34. |
Série: |
(USDA. For. Serv. Gen. Tech. Rep. NRS-P-75). |
Idioma: |
Inglês |
Palavras-Chave: |
America do sul. |
Thesagro: |
Manejo; Pesquisa; Sirex Noctilio. |
Categoria do assunto: |
-- |
Marc: |
LEADER 00717nam a2200193 a 4500 001 1886079 005 2011-04-25 008 2010 bl uuuu u00u1 u #d 100 1 $aIEDE, E. T. 245 $aSirex research and management in South America.$h[electronic resource] 260 $aIn: U.S. DEPARTMENT OF AGRICULTURE INTERAGENCY RESEARCH FORUM ON INVASIVE SPECIES, 21., 2010, Annapolis, Maryland. Proceedings. Newtown Square: USDA, Forest Service, Northern Research Station$c2010 300 $ap. 32-34. 490 $a(USDA. For. Serv. Gen. Tech. Rep. NRS-P-75). 650 $aManejo 650 $aPesquisa 650 $aSirex Noctilio 653 $aAmerica do sul 700 1 $aPENTEADO, S. do R. C. 700 1 $aREIS FILHO, W.
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Registro original: |
Embrapa Florestas (CNPF) |
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