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Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Agroindústria de Alimentos; Embrapa Semiárido; Embrapa Unidades Centrais. |
Data corrente: |
01/04/1993 |
Data da última atualização: |
12/12/2007 |
Autoria: |
SARMENTO, E. P. de M. |
Título: |
Marketing de tecnologia: um estudo de caso sobre desenvolvimento e transferência de novos produtos de um instituto de P & D para empresas. |
Ano de publicação: |
1983 |
Fonte/Imprenta: |
1983 . |
Páginas: |
236 p. |
Idioma: |
Português |
Notas: |
Dissertação (Mestrado)- UFRJ, Rio de Janeiro- RJ. |
Conteúdo: |
O presente estudo, de natureza exploratória, foi conduzido sob a metodologia de estudo de caso, no ITAL - Instituto de Tecnologia de Alimentos da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, objetivando-se detectar a influência da adoção da filosofia ou do instrumental de marketing nos casos de sucesso e/ou insucesso na transferência de tecnologia de novos produtos ali desenvolvidos. Da análise dos casos pode-se ressaltar que o instituto somente se preocupou com a transferência da tecnologia após ter o produto já pronto, não havendo interação com os possíveis usuários durante o processo de desenvolvimento. A partir desta análise, foram identificados, ainda, três conjuntos de fatores - de mercado, técnicos e administrativos - como podendo ter influído no insucesso daquelas transferências de novos produtos. As conclusões deste trabalho apontam no sentido de que as instituições de P&D não parecem possuir efetivos mecanismos de transferência de tecnologia e nem adotar a filosofia ou o instrumental de marketing, ao transferir seus novos produtos para os usuários potenciais. |
Palavras-Chave: |
Food; Institutos de pesquisa; Markenting; Pesquisa e desenvolvimento; Tecnologia de alimentos; Transfer; Transferência. |
Thesagro: |
Alimento; Tecnologia; Transferência de Tecnologia. |
Thesaurus Nal: |
marketing; technology. |
Categoria do assunto: |
-- |
Marc: |
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Registro original: |
Embrapa Unidades Centrais (AI-SEDE) |
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Registros recuperados : 4 | |
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