|
|
Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Amazônia Oriental. |
Data corrente: |
30/03/2000 |
Data da última atualização: |
07/03/2019 |
Autoria: |
SAMPAIO, C. A.; SANTOS, M. S. T. |
Afiliação: |
CENIRA ALMEIDA SAMPAIO, CPATU; MARIA SALETT TAUK SANTOS, UFRPE. |
Título: |
Comunicação e reconversão cultural: um estudo de recepção da parceria da Embrapa pelos pequenos produtores rurais de Irituia - Pará. |
Ano de publicação: |
1999 |
Fonte/Imprenta: |
In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ECONOMIA E SOCIOLOGIA RURAL, 37., 1999, Foz do Iguacu, PR. Anais. Brasília: SOBER, 1999. |
Páginas: |
p. 287. |
Idioma: |
Português |
Notas: |
Editado por Danilo R.D. Aguiar e J.B. Pinho. |
Conteúdo: |
A pesquisa consiste em compreender como se estabelecem as relações de comunicação entre a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, uma cultura técnica, hegemônica - e os pequenos produtores rurais de São Tomé do Panela, Irituia, Pará, envolvidos num processo de parceria. Especificamente, analisar o uso que esses agricultores fazem da proposta de parceria da Embrapa, no seu cotidiano, mediatizados pela sua cultura - uma cultura popular, considerando-se as reconversões de seus códigos culturais nas técnicas da Embrapa. Trata-se de um estudo de recepção que parte do referencial teórico de Jesús Martin-Barbero (1989) e Néstor Garcia Canclini (1996), pesquisadores que têm inspirado estudos na perspectiva das mediações e das reconversões culturais. É um estudo de caso, utilizando uma amostra intencional de 26 pessoas, combinando técnicas de coleta de dados como: entrevistas semi-estruturadas, observação etnográfica e pequena história de vida. O estudo evidenciou que a Embrapa, na sua proposta de parceria mantém os resquícios da prática da perspectiva difusionista e que os agricultores reconvertem as suas práticas culturais para participarem dos códigos hegemônicos da cultura técnica da Embrapa, reconversões estas, entretanto, que sofrem a influência da sua cultura - uma cultura popular. |
Palavras-Chave: |
Brasil; Diffusion of informacion; Irituia; Pará; Partnerships. |
Thesagro: |
Comunicação; Instituição de Pesquisa; Parceria; Pequeno Produtor. |
Thesaurus Nal: |
Amazonia; research institutions; small farms. |
Categoria do assunto: |
-- |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/193684/1/trab023.pdf
|
Marc: |
LEADER 02288nam a2200289 a 4500 001 1395168 005 2019-03-07 008 1999 bl uuuu u00u1 u #d 100 1 $aSAMPAIO, C. A. 245 $aComunicação e reconversão cultural$bum estudo de recepção da parceria da Embrapa pelos pequenos produtores rurais de Irituia - Pará. 260 $aIn: CONGRESSO BRASILEIRO DE ECONOMIA E SOCIOLOGIA RURAL, 37., 1999, Foz do Iguacu, PR. Anais. Brasília: SOBER$c1999 300 $ap. 287. 500 $aEditado por Danilo R.D. Aguiar e J.B. Pinho. 520 $aA pesquisa consiste em compreender como se estabelecem as relações de comunicação entre a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, uma cultura técnica, hegemônica - e os pequenos produtores rurais de São Tomé do Panela, Irituia, Pará, envolvidos num processo de parceria. Especificamente, analisar o uso que esses agricultores fazem da proposta de parceria da Embrapa, no seu cotidiano, mediatizados pela sua cultura - uma cultura popular, considerando-se as reconversões de seus códigos culturais nas técnicas da Embrapa. Trata-se de um estudo de recepção que parte do referencial teórico de Jesús Martin-Barbero (1989) e Néstor Garcia Canclini (1996), pesquisadores que têm inspirado estudos na perspectiva das mediações e das reconversões culturais. É um estudo de caso, utilizando uma amostra intencional de 26 pessoas, combinando técnicas de coleta de dados como: entrevistas semi-estruturadas, observação etnográfica e pequena história de vida. O estudo evidenciou que a Embrapa, na sua proposta de parceria mantém os resquícios da prática da perspectiva difusionista e que os agricultores reconvertem as suas práticas culturais para participarem dos códigos hegemônicos da cultura técnica da Embrapa, reconversões estas, entretanto, que sofrem a influência da sua cultura - uma cultura popular. 650 $aAmazonia 650 $aresearch institutions 650 $asmall farms 650 $aComunicação 650 $aInstituição de Pesquisa 650 $aParceria 650 $aPequeno Produtor 653 $aBrasil 653 $aDiffusion of informacion 653 $aIrituia 653 $aPará 653 $aPartnerships 700 1 $aSANTOS, M. S. T.
Download
Esconder MarcMostrar Marc Completo |
Registro original: |
Embrapa Amazônia Oriental (CPATU) |
|
Biblioteca |
ID |
Origem |
Tipo/Formato |
Classificação |
Cutter |
Registro |
Volume |
Status |
URL |
Voltar
|
|
Registros recuperados : 1 | |
Registros recuperados : 1 | |
|
Nenhum registro encontrado para a expressão de busca informada. |
|
|