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Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Unidades Centrais. |
Data corrente: |
13/12/1999 |
Data da última atualização: |
12/12/2007 |
Autoria: |
SANTOS, C. E. S. |
Título: |
Agricultura familiar, marketing e inserção nos mercados:o sonho possivel? |
Ano de publicação: |
1999 |
Fonte/Imprenta: |
1999 . |
Páginas: |
87 p. |
Idioma: |
Português |
Notas: |
Dissertação (Mestrado) - UFLA, Lavras-MG. |
Conteúdo: |
Esse trabalho pretende avaliar programas de comercializacao destinados a agricultores familiares no tocante ao grau de utilizacao de marketing nos mesmos. Buscou-se especificamente um resgate historico dos programas estudados, alem de uma caracterizacao e analise da utilizacao de ferramentas mercadologicas. Os objetos de estudo foram o Programa de Associativismo e Comercializacao da Associacao Regional de Trabalhadores Rurais da Zona da Mata Mineira e o Programa de Verticalizacao da Pequena Producao Agricola Familiar do Distrito Federal - PROVE. A metodologia adotada baseou-se em uma pesquisa qualitativa atraves do estudo desses dois casos, sem que houvesse uma comparacao pura e simples. Para a coleta dos dados utilizou-se da tecnica de entrevista semi-estruturada ou por pautas, seguindo um roteiro de entrevista previamente estabelecido e testado. Observou-se que nenhum dos dois Programas contou com uma assessoria completa em marketing apenas com profissionais que possuiam formacao em areas especificas. Na Zona da mata as propostas e acoes tendem para a formacao e melhoria de uma imagem corporativa dos agricultores familiares. Em Brasilia a imagem corporativa esteve associada ao governo e nao aos agricultores. Tanto em Minas Gerais quanto no Distrito Federal houve a criacao de uma marca para estampar os produtos da agricultura familiar regional. Em Brasilia o Programa teve uma preocupacao acentuada com a embalagem e a apresentacao grafica visual dos produtos e na Mata, essa preocupacao esteve menos estampada. O Programa da Associacao Regional mostrou-se mais atento as questoes estrategicas visto que sua perenidade persiste ate os dias atuais enquanto o PROVE preocupando-se mais com as questoes taticas e operacionais nao recebeu continuidade apos a mudanca de governo no Distrito Federal. MenosEsse trabalho pretende avaliar programas de comercializacao destinados a agricultores familiares no tocante ao grau de utilizacao de marketing nos mesmos. Buscou-se especificamente um resgate historico dos programas estudados, alem de uma caracterizacao e analise da utilizacao de ferramentas mercadologicas. Os objetos de estudo foram o Programa de Associativismo e Comercializacao da Associacao Regional de Trabalhadores Rurais da Zona da Mata Mineira e o Programa de Verticalizacao da Pequena Producao Agricola Familiar do Distrito Federal - PROVE. A metodologia adotada baseou-se em uma pesquisa qualitativa atraves do estudo desses dois casos, sem que houvesse uma comparacao pura e simples. Para a coleta dos dados utilizou-se da tecnica de entrevista semi-estruturada ou por pautas, seguindo um roteiro de entrevista previamente estabelecido e testado. Observou-se que nenhum dos dois Programas contou com uma assessoria completa em marketing apenas com profissionais que possuiam formacao em areas especificas. Na Zona da mata as propostas e acoes tendem para a formacao e melhoria de uma imagem corporativa dos agricultores familiares. Em Brasilia a imagem corporativa esteve associada ao governo e nao aos agricultores. Tanto em Minas Gerais quanto no Distrito Federal houve a criacao de uma marca para estampar os produtos da agricultura familiar regional. Em Brasilia o Programa teve uma preocupacao acentuada com a embalagem e a apresentacao grafica visual dos produtos e na Mata, essa ... Mostrar Tudo |
Palavras-Chave: |
Agriculture family. |
Thesagro: |
Agricultura Familiar; Comercialização; Desenvolvimento Rural; Pequeno Produtor. |
Thesaurus Nal: |
marketing; rural development; small farms. |
Categoria do assunto: |
-- |
Marc: |
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Registro original: |
Embrapa Unidades Centrais (AI-SEDE) |
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Biblioteca(s): Embrapa Pecuária Sudeste. |
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