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| Acesso ao texto completo restrito à biblioteca da Embrapa Agroenergia. Para informações adicionais entre em contato com cnpae.biblioteca@embrapa.br. |
Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Agricultura Digital; Embrapa Agroenergia. |
Data corrente: |
21/12/2009 |
Data da última atualização: |
19/10/2010 |
Tipo da produção científica: |
Artigo em Periódico Indexado |
Autoria: |
BHERING, L. L.; CRUZ, C. D.; VASCONCELOS, E. S. de; RESENDE JUNIOR, M. F. R. de; BARROS, W. S.; ROSADO, T. B. |
Afiliação: |
LEONARDO LOPES BHERING, CNPAE; COSME DAMIÃO CRUZ, UFV; EDMAR SOARES DE VASCONCELOS, UFV; MÁRCIO FERNANDO RIBEIRO DE RESENDE JUNIOR, UFV; WILLIAN SILVA BARROS, UFV; TATIANA BARBOSA ROSADO, UFV. |
Título: |
Efficiency of the multilocus analysis for the construction of genetic maps. |
Ano de publicação: |
2009 |
Fonte/Imprenta: |
Crop Breeding and Applied Biotechnology, Londrina, v. 9, n. 4, p. 308-312, Dec. 2009. |
Idioma: |
Inglês |
Conteúdo: |
The use of genetic maps is a useful tool in genetic research. The association between map distance and recombination frequency is expressed by a genetic mapping function. However, several of these functions do not presuppose the joint recombination percentage. In other words, they are not multilocus probabilities. This work aimed to compare, through simulations, the efficiency in the use of different mapping functions with and without multilocus analysis as a tool in the construction of genetic maps. A genome constituted of three linkage groups (50, 100 and 200 cM) was simulated for a comparative study. Four mapping populations were simulated, F2, with 50, 100, 200 and 400 individuals, with 10 replicas each. It was verified, after the analyses, that the multilocus analysis was not efficient to rescue the size of the connection groups, concluding that the non use of the multilocus analysis would be viable. |
Palavras-Chave: |
Análise multiloco; Estatística genômica; Mapa genético; Mapeamento; Mapping; Simulation; Statistical genomics. |
Thesagro: |
Simulação. |
Thesaurus Nal: |
Genetics. |
Categoria do assunto: |
-- |
Marc: |
LEADER 01746naa a2200289 a 4500 001 1696860 005 2010-10-19 008 2009 bl uuuu u00u1 u #d 100 1 $aBHERING, L. L. 245 $aEfficiency of the multilocus analysis for the construction of genetic maps. 260 $c2009 520 $aThe use of genetic maps is a useful tool in genetic research. The association between map distance and recombination frequency is expressed by a genetic mapping function. However, several of these functions do not presuppose the joint recombination percentage. In other words, they are not multilocus probabilities. This work aimed to compare, through simulations, the efficiency in the use of different mapping functions with and without multilocus analysis as a tool in the construction of genetic maps. A genome constituted of three linkage groups (50, 100 and 200 cM) was simulated for a comparative study. Four mapping populations were simulated, F2, with 50, 100, 200 and 400 individuals, with 10 replicas each. It was verified, after the analyses, that the multilocus analysis was not efficient to rescue the size of the connection groups, concluding that the non use of the multilocus analysis would be viable. 650 $aGenetics 650 $aSimulação 653 $aAnálise multiloco 653 $aEstatística genômica 653 $aMapa genético 653 $aMapeamento 653 $aMapping 653 $aSimulation 653 $aStatistical genomics 700 1 $aCRUZ, C. D. 700 1 $aVASCONCELOS, E. S. de 700 1 $aRESENDE JUNIOR, M. F. R. de 700 1 $aBARROS, W. S. 700 1 $aROSADO, T. B. 773 $tCrop Breeding and Applied Biotechnology, Londrina$gv. 9, n. 4, p. 308-312, Dec. 2009.
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Registro original: |
Embrapa Agricultura Digital (CNPTIA) |
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URL |
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| Acesso ao texto completo restrito à biblioteca da Embrapa Agroindústria de Alimentos. Para informações adicionais entre em contato com ctaa.biblioteca@embrapa.br. |
Registro Completo
Biblioteca(s): |
Embrapa Agroindústria de Alimentos. |
Data corrente: |
11/12/2023 |
Data da última atualização: |
12/12/2023 |
Tipo da produção científica: |
Resumo em Anais de Congresso |
Autoria: |
SANTOS, E.; CARVALHO, I. C.; AYRES, E. M. M.; HIDALGO CHÁVEZ, D. W.; CUNHA, L.; DELIZA, R.; FERNANDES, T. E. |
Afiliação: |
ELIANA SANTOS, UNIRIO; ISABELLA CICHON CARVALHO, UNIRIO; ELLEN M MENEZES AYRES, UNIRIO; DAVY WILLIAM HIDALGO CHÁVEZ, UFRRJ; LUÍS CUNHA, Universidade do Porto; ROSIRES DELIZA, CTAA; THAÍS ENGELKE FERNANDES, UNIRIO. |
Título: |
Percepção de consumidores sobre alimentos substitutos de proteína animal. |
Ano de publicação: |
2023 |
Fonte/Imprenta: |
In: SIMPÓSIO LATINO AMERICANO DE CIÊNCIA DE ALIMENTOS E NUTRIÇÃO, 15., 2023, Campinas. A revolução da ciência de alimentos e nutrição: alimentando o mundo de forma sustentável: caderno [eletrônico] de resumos. Campinas: Galoá, 2023. |
Idioma: |
Português |
Notas: |
Pôster 166115; SLACAN. |
Conteúdo: |
Com o avanço das preocupações com saúde, sustentabilidade e bem-estar animal por parte dos consumidores, o mercado têm lançado cada vez mais produtos alternativos à proteína animal. Dentre essas alternativas, destacam-se bebidas vegetais e análogos a carne que são produzidos à base de vegetais como grãos, leguminosas e oleaginosas. Objetivou-se avaliar a percepção em relação a esses alimentos destacados, explorando a intenção de compra dos consumidores frente à categoria. A metodologia do Grupo Focal com consumidores adultos (n=53) de ambos os sexos, de padrões dietéticos variados foi utilizada. Durante as sessões, embalagens de bebidas vegetais e alimentos análogos a carne, foram apresentadas aos consumidores e estes emitiram suas opiniões e intenção de compra. Um questionário para classificação do estado socioeconômico foi aplicado ao final. As sessões foram gravadas e transcritas através do software Transkriptor®. Um relatório foi gerado e posteriormente processado através do software qualitativo IRaMuTeQ. Os resultados revelaram que: pessoas que não restringem alimentos de origem animal possuem maior tendência a consumir apenas bebidas vegetais, apontadas positivamente por esses consumidores devido às alegações nutricionais e número reduzido de ingredientes declarados nas embalagens. Em contrapartida, os análogos à carne não foram tão bem aceitos por consumidores onívoros, apresentando associações negativas como alta semelhança aos produtos tradicionais, que levam a confusão durante a escolha. Do contrário, consumidores vegetarianos reportaram a oferta desses produtos como uma necessidade da categoria. Observou-se que vegetarianos associam esses produtos ao afetivo pois remetem a lembranças e julgam importante para uma transição de padrão alimentar. Quanto à embalagem, os vegetarianos demonstraram preferir imagens que lembram alimentos tradicionais de origem animal. Já os veganos se mostraram menos propensos a incluir produtos industrializados em sua dieta, sendo estes percebidos negativamente devido ao nível de processamento e considerados não saudáveis para uma alimentação equilibrada. MenosCom o avanço das preocupações com saúde, sustentabilidade e bem-estar animal por parte dos consumidores, o mercado têm lançado cada vez mais produtos alternativos à proteína animal. Dentre essas alternativas, destacam-se bebidas vegetais e análogos a carne que são produzidos à base de vegetais como grãos, leguminosas e oleaginosas. Objetivou-se avaliar a percepção em relação a esses alimentos destacados, explorando a intenção de compra dos consumidores frente à categoria. A metodologia do Grupo Focal com consumidores adultos (n=53) de ambos os sexos, de padrões dietéticos variados foi utilizada. Durante as sessões, embalagens de bebidas vegetais e alimentos análogos a carne, foram apresentadas aos consumidores e estes emitiram suas opiniões e intenção de compra. Um questionário para classificação do estado socioeconômico foi aplicado ao final. As sessões foram gravadas e transcritas através do software Transkriptor®. Um relatório foi gerado e posteriormente processado através do software qualitativo IRaMuTeQ. Os resultados revelaram que: pessoas que não restringem alimentos de origem animal possuem maior tendência a consumir apenas bebidas vegetais, apontadas positivamente por esses consumidores devido às alegações nutricionais e número reduzido de ingredientes declarados nas embalagens. Em contrapartida, os análogos à carne não foram tão bem aceitos por consumidores onívoros, apresentando associações negativas como alta semelhança aos produtos tradicionais, que levam a conf... Mostrar Tudo |
Palavras-Chave: |
Plant based; Sustentabilidade. |
Thesagro: |
Consumidor. |
Categoria do assunto: |
Q Alimentos e Nutrição Humana |
Marc: |
LEADER 03049nam a2200229 a 4500 001 2159500 005 2023-12-12 008 2023 bl uuuu u00u1 u #d 100 1 $aSANTOS, E. 245 $aPercepção de consumidores sobre alimentos substitutos de proteína animal.$h[electronic resource] 260 $aIn: SIMPÓSIO LATINO AMERICANO DE CIÊNCIA DE ALIMENTOS E NUTRIÇÃO, 15., 2023, Campinas. A revolução da ciência de alimentos e nutrição: alimentando o mundo de forma sustentável: caderno [eletrônico] de resumos. Campinas: Galoá$c2023 500 $aPôster 166115; SLACAN. 520 $aCom o avanço das preocupações com saúde, sustentabilidade e bem-estar animal por parte dos consumidores, o mercado têm lançado cada vez mais produtos alternativos à proteína animal. Dentre essas alternativas, destacam-se bebidas vegetais e análogos a carne que são produzidos à base de vegetais como grãos, leguminosas e oleaginosas. Objetivou-se avaliar a percepção em relação a esses alimentos destacados, explorando a intenção de compra dos consumidores frente à categoria. A metodologia do Grupo Focal com consumidores adultos (n=53) de ambos os sexos, de padrões dietéticos variados foi utilizada. Durante as sessões, embalagens de bebidas vegetais e alimentos análogos a carne, foram apresentadas aos consumidores e estes emitiram suas opiniões e intenção de compra. Um questionário para classificação do estado socioeconômico foi aplicado ao final. As sessões foram gravadas e transcritas através do software Transkriptor®. Um relatório foi gerado e posteriormente processado através do software qualitativo IRaMuTeQ. Os resultados revelaram que: pessoas que não restringem alimentos de origem animal possuem maior tendência a consumir apenas bebidas vegetais, apontadas positivamente por esses consumidores devido às alegações nutricionais e número reduzido de ingredientes declarados nas embalagens. Em contrapartida, os análogos à carne não foram tão bem aceitos por consumidores onívoros, apresentando associações negativas como alta semelhança aos produtos tradicionais, que levam a confusão durante a escolha. Do contrário, consumidores vegetarianos reportaram a oferta desses produtos como uma necessidade da categoria. Observou-se que vegetarianos associam esses produtos ao afetivo pois remetem a lembranças e julgam importante para uma transição de padrão alimentar. Quanto à embalagem, os vegetarianos demonstraram preferir imagens que lembram alimentos tradicionais de origem animal. Já os veganos se mostraram menos propensos a incluir produtos industrializados em sua dieta, sendo estes percebidos negativamente devido ao nível de processamento e considerados não saudáveis para uma alimentação equilibrada. 650 $aConsumidor 653 $aPlant based 653 $aSustentabilidade 700 1 $aCARVALHO, I. C. 700 1 $aAYRES, E. M. M. 700 1 $aHIDALGO CHÁVEZ, D. W. 700 1 $aCUNHA, L. 700 1 $aDELIZA, R. 700 1 $aFERNANDES, T. E.
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Registro original: |
Embrapa Agroindústria de Alimentos (CTAA) |
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