|
|
Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Agricultura Digital; Embrapa Unidades Centrais. |
Data corrente: |
31/05/2001 |
Data da última atualização: |
31/05/2001 |
Autoria: |
ROMANI, L. A. S. |
Afiliação: |
Embrapa Informática Agropecuária. |
Título: |
InterMap: ferramenta para visualização da interação em ambientes de educação a distância na Web. |
Ano de publicação: |
2000 |
Fonte/Imprenta: |
2000. |
Páginas: |
125 f. |
Idioma: |
Português |
Notas: |
Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Instituto de Computação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas. |
Conteúdo: |
A educacao a distancia se caracteriza pelo distanciamento fisico de professor e aluno, tornando-se necessario o uso de um canal de comunicacao para mediar a interacao. Ao longo do tempo, diversos canais tem sido adotados, desde correspondencia por carta ate a internet. Com o uso da rede, novos recursos de comunicacao como o correio eletronico, o bate-papo, as listas de discussao foram introduzidos nos cursos a distancia. Devido a essa variedade de ferramentas, esperava-se que nos ambientes educacionais na Web, os alunos assumissem o controle da aprendizagem, trocassem experiencias significativas e colaborassem para a aprendizagem mutua. Entretanto, experiencias recentes mostram que pouca colaboracao ocorre entre os alunos nos cursos. Devido a isso, varios problemas relacionados com a interacao e o acompanhamento dos alunos sao relatados na literatura. Para investigar essas dificuldades no cenario nacional, realizou-se algumas entrevistas com professores e alunos de diversas instituicoes brasileiras. O resultado dessa pesquisa indicou a presenca de inumeros problemas decorrentes do excesso de mensagens enviadas ao professor e da pouca troca de experiencias entre alunos. Uma das hipoteses e de que as ferramentas de comunicacao utilizadas nesses cursos ainda nao oferecem as pistas necessarias para que haja confianca a ponto de se formar uma comunidade. Objetivando minimizar esses problemas relacionados com a pouca visibilidade da interacao e participacao nos cursos, e proposta a ferramenta InterMap. Essa ferramenta utiliza tecnicas de visualizacao de informacao para mapear graficamente dados armazenados pelas ferramentas de comunicacao do TelEduc, que e um ambiente para suporte ao ensino/aprendizagem a distancia na Web. As funcionalidades da InterMap foram definidas a partir dos resultados obtidos atraves das entrevistas realizadas e das necessidades relatadas por professores de cursos oferecidos com o TelEduc. A ferramenta InterMap foi testada por professores e um estudo de caso foi realizado. Os resultados dessa avaliacao apontam para a necessidade de novas experiencias com a aplicacao de tecnicas de visualizacao de informacao em ambientes de educacao a distancia na web para que se possa diminuir ainda mais o esforco cognitivo dos participantes e dar mais subsidios para auxiliar as pessoas a tomar conhecimento do mundo social no curso. MenosA educacao a distancia se caracteriza pelo distanciamento fisico de professor e aluno, tornando-se necessario o uso de um canal de comunicacao para mediar a interacao. Ao longo do tempo, diversos canais tem sido adotados, desde correspondencia por carta ate a internet. Com o uso da rede, novos recursos de comunicacao como o correio eletronico, o bate-papo, as listas de discussao foram introduzidos nos cursos a distancia. Devido a essa variedade de ferramentas, esperava-se que nos ambientes educacionais na Web, os alunos assumissem o controle da aprendizagem, trocassem experiencias significativas e colaborassem para a aprendizagem mutua. Entretanto, experiencias recentes mostram que pouca colaboracao ocorre entre os alunos nos cursos. Devido a isso, varios problemas relacionados com a interacao e o acompanhamento dos alunos sao relatados na literatura. Para investigar essas dificuldades no cenario nacional, realizou-se algumas entrevistas com professores e alunos de diversas instituicoes brasileiras. O resultado dessa pesquisa indicou a presenca de inumeros problemas decorrentes do excesso de mensagens enviadas ao professor e da pouca troca de experiencias entre alunos. Uma das hipoteses e de que as ferramentas de comunicacao utilizadas nesses cursos ainda nao oferecem as pistas necessarias para que haja confianca a ponto de se formar uma comunidade. Objetivando minimizar esses problemas relacionados com a pouca visibilidade da interacao e participacao nos cursos, e proposta ... Mostrar Tudo |
Palavras-Chave: |
Communication; Computer application; Ensino a distância; Interação homem-máquina; Visualização; Web; World Wide Web (Sistema de recuperação de informação). |
Thesagro: |
Computador; Comunicação; Tecnologia. |
Thesaurus Nal: |
technology. |
Categoria do assunto: |
-- |
Marc: |
LEADER 03244nam a2200265 a 4500 001 1007872 005 2001-05-31 008 2000 bl uuuu m 00u1 u #d 100 1 $aROMANI, L. A. S. 245 $aInterMap$bferramenta para visualização da interação em ambientes de educação a distância na Web. 260 $a2000.$c2000 300 $a125 f. 500 $aDissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Instituto de Computação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas. 520 $aA educacao a distancia se caracteriza pelo distanciamento fisico de professor e aluno, tornando-se necessario o uso de um canal de comunicacao para mediar a interacao. Ao longo do tempo, diversos canais tem sido adotados, desde correspondencia por carta ate a internet. Com o uso da rede, novos recursos de comunicacao como o correio eletronico, o bate-papo, as listas de discussao foram introduzidos nos cursos a distancia. Devido a essa variedade de ferramentas, esperava-se que nos ambientes educacionais na Web, os alunos assumissem o controle da aprendizagem, trocassem experiencias significativas e colaborassem para a aprendizagem mutua. Entretanto, experiencias recentes mostram que pouca colaboracao ocorre entre os alunos nos cursos. Devido a isso, varios problemas relacionados com a interacao e o acompanhamento dos alunos sao relatados na literatura. Para investigar essas dificuldades no cenario nacional, realizou-se algumas entrevistas com professores e alunos de diversas instituicoes brasileiras. O resultado dessa pesquisa indicou a presenca de inumeros problemas decorrentes do excesso de mensagens enviadas ao professor e da pouca troca de experiencias entre alunos. Uma das hipoteses e de que as ferramentas de comunicacao utilizadas nesses cursos ainda nao oferecem as pistas necessarias para que haja confianca a ponto de se formar uma comunidade. Objetivando minimizar esses problemas relacionados com a pouca visibilidade da interacao e participacao nos cursos, e proposta a ferramenta InterMap. Essa ferramenta utiliza tecnicas de visualizacao de informacao para mapear graficamente dados armazenados pelas ferramentas de comunicacao do TelEduc, que e um ambiente para suporte ao ensino/aprendizagem a distancia na Web. As funcionalidades da InterMap foram definidas a partir dos resultados obtidos atraves das entrevistas realizadas e das necessidades relatadas por professores de cursos oferecidos com o TelEduc. A ferramenta InterMap foi testada por professores e um estudo de caso foi realizado. Os resultados dessa avaliacao apontam para a necessidade de novas experiencias com a aplicacao de tecnicas de visualizacao de informacao em ambientes de educacao a distancia na web para que se possa diminuir ainda mais o esforco cognitivo dos participantes e dar mais subsidios para auxiliar as pessoas a tomar conhecimento do mundo social no curso. 650 $atechnology 650 $aComputador 650 $aComunicação 650 $aTecnologia 653 $aCommunication 653 $aComputer application 653 $aEnsino a distância 653 $aInteração homem-máquina 653 $aVisualização 653 $aWeb 653 $aWorld Wide Web (Sistema de recuperação de informação)
Download
Esconder MarcMostrar Marc Completo |
Registro original: |
Embrapa Agricultura Digital (CNPTIA) |
|
Biblioteca |
ID |
Origem |
Tipo/Formato |
Classificação |
Cutter |
Registro |
Volume |
Status |
URL |
Voltar
|
|
Registros recuperados : 210 | |
10. | | BAMBINI, M. D.; ROMANI, L. A. S. AgroICT market and technology transfer. In: MASSRUHÁ, S. M. F. S.; LEITE, M. A. de A.; LUCHIARI JUNIOR, A.; ROMANI, L. A. S. (Ed.). Information and communication technologies and their relations with agriculture. Brasília, DF: Embrapa, 2016. ch. 16, p. 297-321.Tipo: Capítulo em Livro Técnico-Científico |
Biblioteca(s): Embrapa Agricultura Digital. |
| |
18. | | MARTINS, H. M.; ROMANI, L. A. S. Design responsivo aplicado ao website Agritempo. In: MOSTRA DE ESTAGIÁRIOS E BOLSISTAS DA EMBRAPA INFORMÁTICA AGROPCUÁRIA, 13., 2017, Campinas. Resumos expandidos... Brasília, DF: Embrapa, 2017. p. 47-54. Editores técnicos: Giampaolo Queiroz Pellegrino, Luciana Guilherme Sacomani Zenerato, Maria Fernanda Moura, Giulia croce, Poliana Fernanda Giachetto.Tipo: Artigo em Anais de Congresso |
Biblioteca(s): Embrapa Agricultura Digital. |
| |
Registros recuperados : 210 | |
|
Nenhum registro encontrado para a expressão de busca informada. |
|
|