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Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Semiárido; Embrapa Unidades Centrais. |
Data corrente: |
06/10/2004 |
Data da última atualização: |
12/01/2005 |
Autoria: |
REIS, E. dos S. |
Título: |
Educação do campo e desenvolvimento rural sustentável: avaliação de uma prática educativa. |
Ano de publicação: |
2004 |
Fonte/Imprenta: |
Juazeiro: Gráfica e Editora Franciscana, 2004. |
Páginas: |
153 p. |
Idioma: |
Português |
Notas: |
Trabalho adaptado da Dissertação apresentada á Université du Québec à Chicoutimi/Univsersidade do Estado da Bahia, como exigência parcial para obtenção do título de mestre em educação. |
Conteúdo: |
Este trabalho analisa o movimento de uma escola rural, buscando compreender de que maneira ela possui uma proposta pedagógica voltada para a realidade local e se ela tem contribuído ou não para o desenvolvimento das comunidades rurais que estão vinculadas ao Comitê de Associações Agropecuárias . A base empírica da pesquisa é uma região do semi- árido nordestino, região de Massaroca, município de Juazeiro - BA. Foram atores e atrizes no processo de investigação pais/mães, jovens, membros do Comitê, alunos/alunas e ex- alunos/alunas da escola rural, como agentes internos, professores/professoras e técnicos/técnicas que atuam nas comunidades rurais da referida região, como agentes externos. Foram estes atores e atrizes a principal fonte de informação na pesquisa de campo. Definiu-se por utilizar uma abordagem qualitativa, privilegiando uma metodologia participativa, em que os envolvidos exerceram um papel fundamental na concretização dos objetivos propostos. Ao final do caminhar investigativo, podemos concluir que a Escola Rural de Massaroca está a serviço de um desenvolvimento que tem como base toda a organização do tecido social que compõe aquelas comunidades rurais, buscando inclusive a transformação local, assumindo uma pedagogia de intervenção social, como bem colocara Paulo Freire em suas diversas obras. Constatou-se que a Escola Rural de Massaroca tem dado a sua contribuição para o desenvolvimento local das comunidades que a circundam. Nesse sentido, a pesquisa revelou que, no caso específico das comunidades rurais de Massaroca, a escola assume o papel de fortalecedor do desenvolvimento dos recursos humano- econômico-financeiros das próprias comunidades. MenosEste trabalho analisa o movimento de uma escola rural, buscando compreender de que maneira ela possui uma proposta pedagógica voltada para a realidade local e se ela tem contribuído ou não para o desenvolvimento das comunidades rurais que estão vinculadas ao Comitê de Associações Agropecuárias . A base empírica da pesquisa é uma região do semi- árido nordestino, região de Massaroca, município de Juazeiro - BA. Foram atores e atrizes no processo de investigação pais/mães, jovens, membros do Comitê, alunos/alunas e ex- alunos/alunas da escola rural, como agentes internos, professores/professoras e técnicos/técnicas que atuam nas comunidades rurais da referida região, como agentes externos. Foram estes atores e atrizes a principal fonte de informação na pesquisa de campo. Definiu-se por utilizar uma abordagem qualitativa, privilegiando uma metodologia participativa, em que os envolvidos exerceram um papel fundamental na concretização dos objetivos propostos. Ao final do caminhar investigativo, podemos concluir que a Escola Rural de Massaroca está a serviço de um desenvolvimento que tem como base toda a organização do tecido social que compõe aquelas comunidades rurais, buscando inclusive a transformação local, assumindo uma pedagogia de intervenção social, como bem colocara Paulo Freire em suas diversas obras. Constatou-se que a Escola Rural de Massaroca tem dado a sua contribuição para o desenvolvimento local das comunidades que a circundam. Nesse sentido, a pesquisa revelou q... Mostrar Tudo |
Palavras-Chave: |
Educação rural; Sustentabilidade. |
Thesagro: |
Desenvolvimento Rural. |
Categoria do assunto: |
-- |
Marc: |
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Registro original: |
Embrapa Unidades Centrais (AI-SEDE) |
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Registro |
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Registros recuperados : 2 | |
1. | | FONSECA, T. B.; MUSETTI, H. C.; REIS, E. dos; NEVES JR, L. F.; PARIS, E. C. Estudo de nanocompósitos de hidroxiapatita/Nb2O5 na fotodegradação de pesticidas. In: JORNADA CIENTÍFICA - EMBRAPA SÃO CARLOS, 6., 2014, São Carlos, SP Anais... São Carlos: Embrapa Instrumentação: Embrapa Pecuária Sudeste, 2014. p. 82. Editores técnicos: João de Mendonça Naime, Caue Ribeiro, Maria Alice Martins, Elaine Cristina Paris, Paulino Ribeiro Villas Boas, Ladislau Marcelino Rabello. (Embrapa Instrumentação. Documentos, 57).Tipo: Artigo em Anais de Congresso |
Biblioteca(s): Embrapa Instrumentação. |
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2. | | MUSETTI, H. C.; FONSECA, T. B.; NEEVES JR, L. F.; REIS, E. dos; PARIS, E. C. Estudo de nanocompósitos de hidroxiapatita/NB2O5 na fotodegradação de pesticidas. In: WORKSHOP DA REDE DE NANOTECNOLOGIA APLICADA AO AGRONEGÓCIO, 8, 2014, Juiz de fora. Anais... São Carlos: Embrapa Instrumentação; Campo Grande: Embrapa Gado de Corte; Juiz de Fora: Embrapa Gado de Leite, 2014. p. 480-484. Editores: Maria Alice Martins, Humberto de Mello Brandão, Marlene de Barros Coelho, Daniel Souza Corrêa, Caue Ribeiro, Luiz Henrique Capparelli Mattoso.Tipo: Artigo em Anais de Congresso |
Biblioteca(s): Embrapa Instrumentação. |
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Registros recuperados : 2 | |
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