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Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Meio Ambiente; Embrapa Unidades Centrais. |
Data corrente: |
06/07/1993 |
Data da última atualização: |
24/01/2020 |
Tipo da produção científica: |
Artigo em Periódico Indexado |
Autoria: |
RAMAGEM, S. P.; QUIRINO, T. R. |
Afiliação: |
SERGIO PINELA RAMAGEM, EMBRAPA-DRH; TARCIZIO REGO QUIRINO, EMBRAPA-CNPMA. |
Título: |
Formacao de pesquisadores e estÁgio em pesquisa: a experiência na Embrapa. |
Ano de publicação: |
1988 |
Fonte/Imprenta: |
Cadernos de Difusão de Tecnologia, v.5, n.1/3, p.1-96, jan./dez., 1988. |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
O modelo clássico de formação profissional adotado na grande maioria dos sistemas educacionais preconiza três fases distintas no processo. A primeira fase, ou seja, a de "especialização" e precedida por um período básico, normalmente de dois a três anos, no qual os fundamentos teóricos são adquiridos. A segunda fase e caracterizada pela "imersão" do futuro profissional num conteúdo especializado: aprendizagem de habilidades e conhecimentos mais específicos e de um complexo sistema de valores que orientem o desempenho do exercício profissional. A terceira e última fase e aquela que podemos chamar de fase de "indução". Esta caracteriza-se, em muitas profissões, por um período de aprendizagem, em que se procura expor o indivíduo a situações reais de desempenho, para que possa colocar em pratica os conhecimentos e habilidades adquiridos na escola, sob a orientação/supervisão de profissional qualificado e experiente. Esta ultima fase torna-se crucial em determinadas profissões, pois propicia oportunidades para que o indivíduo possa vivenciar, de maneira direta, os problemas e situações que encontrará fora da escola. Entre processo de "indução", que permite a entrada formal numa ocupação ou profissão, remonta a Idade Media e foi amplamente utilizado nas "guilds" (corporações) europeias. O processo de aprendizagem (aprenticeship system) destas corporações consistia basicamente em colocar um indivíduo, normalmente jovem, junto a um profissional experiente para que pudesse, através da observação constante e prática, aprender conhecimentos e técnicas de um determinado ofício, ocupacao ou profissão. Esta "aprendizagem" tornou-se uma condição sine qua non para que os indivíduos pudessem desempenhar uma determinada ocupacao ou profissão. Neste sentido, esta "aprendizagem" tinha um caráter pessoal, em contraposição ao que se vê comumente nos dias de hoje, isto é, uma aprendizagem que se desenvolve através de um "termo de compromisso" com uma instituição, onde o aprendiz permanece por um determinado período de tempo cumprindo um programa de atividades ou tarefas previamente determinadas. MenosO modelo clássico de formação profissional adotado na grande maioria dos sistemas educacionais preconiza três fases distintas no processo. A primeira fase, ou seja, a de "especialização" e precedida por um período básico, normalmente de dois a três anos, no qual os fundamentos teóricos são adquiridos. A segunda fase e caracterizada pela "imersão" do futuro profissional num conteúdo especializado: aprendizagem de habilidades e conhecimentos mais específicos e de um complexo sistema de valores que orientem o desempenho do exercício profissional. A terceira e última fase e aquela que podemos chamar de fase de "indução". Esta caracteriza-se, em muitas profissões, por um período de aprendizagem, em que se procura expor o indivíduo a situações reais de desempenho, para que possa colocar em pratica os conhecimentos e habilidades adquiridos na escola, sob a orientação/supervisão de profissional qualificado e experiente. Esta ultima fase torna-se crucial em determinadas profissões, pois propicia oportunidades para que o indivíduo possa vivenciar, de maneira direta, os problemas e situações que encontrará fora da escola. Entre processo de "indução", que permite a entrada formal numa ocupação ou profissão, remonta a Idade Media e foi amplamente utilizado nas "guilds" (corporações) europeias. O processo de aprendizagem (aprenticeship system) destas corporações consistia basicamente em colocar um indivíduo, normalmente jovem, junto a um profissional experiente para que pudesse, através d... Mostrar Tudo |
Palavras-Chave: |
Avaliação de desempenho; Capacitação técnica; Desenvolvimento humano; Formacao; Human resource; Integração ensino-pesquisa; Pesquisa agropecuária; Researcher; Training. |
Thesagro: |
Pesquisador; Recurso Humano; Treinamento. |
Thesaurus Nal: |
learning. |
Categoria do assunto: |
-- |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/209542/1/Formacao-de-pesquisadores-e-estagio-em-pesquisa.pdf
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Marc: |
LEADER 02998naa a2200289 a 4500 001 1012994 005 2020-01-24 008 1988 bl uuuu u00u1 u #d 100 1 $aRAMAGEM, S. P. 245 $aFormacao de pesquisadores e estÁgio em pesquisa$ba experiência na Embrapa. 260 $c1988 520 $aO modelo clássico de formação profissional adotado na grande maioria dos sistemas educacionais preconiza três fases distintas no processo. A primeira fase, ou seja, a de "especialização" e precedida por um período básico, normalmente de dois a três anos, no qual os fundamentos teóricos são adquiridos. A segunda fase e caracterizada pela "imersão" do futuro profissional num conteúdo especializado: aprendizagem de habilidades e conhecimentos mais específicos e de um complexo sistema de valores que orientem o desempenho do exercício profissional. A terceira e última fase e aquela que podemos chamar de fase de "indução". Esta caracteriza-se, em muitas profissões, por um período de aprendizagem, em que se procura expor o indivíduo a situações reais de desempenho, para que possa colocar em pratica os conhecimentos e habilidades adquiridos na escola, sob a orientação/supervisão de profissional qualificado e experiente. Esta ultima fase torna-se crucial em determinadas profissões, pois propicia oportunidades para que o indivíduo possa vivenciar, de maneira direta, os problemas e situações que encontrará fora da escola. Entre processo de "indução", que permite a entrada formal numa ocupação ou profissão, remonta a Idade Media e foi amplamente utilizado nas "guilds" (corporações) europeias. O processo de aprendizagem (aprenticeship system) destas corporações consistia basicamente em colocar um indivíduo, normalmente jovem, junto a um profissional experiente para que pudesse, através da observação constante e prática, aprender conhecimentos e técnicas de um determinado ofício, ocupacao ou profissão. Esta "aprendizagem" tornou-se uma condição sine qua non para que os indivíduos pudessem desempenhar uma determinada ocupacao ou profissão. Neste sentido, esta "aprendizagem" tinha um caráter pessoal, em contraposição ao que se vê comumente nos dias de hoje, isto é, uma aprendizagem que se desenvolve através de um "termo de compromisso" com uma instituição, onde o aprendiz permanece por um determinado período de tempo cumprindo um programa de atividades ou tarefas previamente determinadas. 650 $alearning 650 $aPesquisador 650 $aRecurso Humano 650 $aTreinamento 653 $aAvaliação de desempenho 653 $aCapacitação técnica 653 $aDesenvolvimento humano 653 $aFormacao 653 $aHuman resource 653 $aIntegração ensino-pesquisa 653 $aPesquisa agropecuária 653 $aResearcher 653 $aTraining 700 1 $aQUIRINO, T. R. 773 $tCadernos de Difusão de Tecnologia$gv.5, n.1/3, p.1-96, jan./dez., 1988.
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Registro original: |
Embrapa Meio Ambiente (CNPMA) |
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Biblioteca |
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Origem |
Tipo/Formato |
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Volume |
Status |
URL |
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| Acesso ao texto completo restrito à biblioteca da Embrapa Amazônia Oriental. Para informações adicionais entre em contato com cpatu.biblioteca@embrapa.br. |
Registro Completo
Biblioteca(s): |
Embrapa Amazônia Oriental. |
Data corrente: |
29/01/2014 |
Data da última atualização: |
19/10/2022 |
Tipo da produção científica: |
Artigo em Periódico Indexado |
Circulação/Nível: |
B - 3 |
Autoria: |
ALDER, D.; SILVA, J. N. M.; CARVALHO, J. O. P. de; LOPES, J. do C.; RUSCHEL, A. R. |
Afiliação: |
Denis Alder, Consultant in Forest Biometrics; JOSÉ NATALINO MACEDO SILVA, UFRA; JOÃO OLEGÁRIO PEREIRA DE CARVALHO, UFRA; JOSE DO CARMO ALVES LOPES, CPATU; ADEMIR ROBERTO RUSCHEL, CPATU. |
Título: |
The cohort-empirical modelling strategy and its application to forest management for Tapajós Forest, Pará, Brazilian Amazon. |
Ano de publicação: |
2012 |
Fonte/Imprenta: |
Bois et Forêts des Tropiques, v. 66, n. 314, p. 17-23, 2012. |
Idioma: |
Inglês |
Conteúdo: |
No presente trabalho se revisa a estratégia de modelagem empírica usando ?cohort? e se descreve sua aplicação na Amazônia oriental. O modelo de crescimento Cafogrom, desenvolvido no período de 1994-1998, foi testado com dados recentes, de 2003 e 2007 na Floresta Nacional do Tapajós, nas áreas experimentais do km67 e km114 da rodovia BR 163 Santarém-Cuiabá. O modelo retrata o crescimento da floresta com desvio anual menor que 15% no período 1981-2007 no km67 e precisão similar no km114, uma área menos produtiva, porém como uma forte tendência de subestimação de aproximadamente 32% em 26 anos. O incremento médio anual líquido do volume das árvores com diámetro (DAP) a partir de 50 cm no km67 foi 2,2 m3/ha/ano no período de 26 anos, dos quais 1,2 m3/ha/ano (54%) foi de espécies comerciais. As parcelas exploradas no site com menor produção no Km 114 apresentaram um incremento líquido de 1,07 m3/ha/ano no período de 1983-2003 (20 anos). Aplicando a regulamentação do Governo Brasileiro de intensidade máxima de exploração de 30 m3/ha em ciclo de corte de 35 anos (0,86 m3/ha/ano) confirmou-se a sustentabilidade desse regime conservador, desde que a exploração inclua uma gama variada de espécies comerciais. A estratégia de atualização do Cafogrom é descrita, a qual deverá ser reescrita como uma aplicação em linguagem Python dentro da estrutura do aplicativo Myrlin/Fmt (www.myrlin.org, www.eofmt.com). |
Palavras-Chave: |
Estratégia; Floresta do Tapajós; Gestão florestal; Modelo de crescimento. |
Thesaurus NAL: |
Amazonia. |
Categoria do assunto: |
K Ciência Florestal e Produtos de Origem Vegetal |
Marc: |
LEADER 02181naa a2200229 a 4500 001 1977899 005 2022-10-19 008 2012 bl uuuu u00u1 u #d 100 1 $aALDER, D. 245 $aThe cohort-empirical modelling strategy and its application to forest management for Tapajós Forest, Pará, Brazilian Amazon.$h[electronic resource] 260 $c2012 520 $aNo presente trabalho se revisa a estratégia de modelagem empírica usando ?cohort? e se descreve sua aplicação na Amazônia oriental. O modelo de crescimento Cafogrom, desenvolvido no período de 1994-1998, foi testado com dados recentes, de 2003 e 2007 na Floresta Nacional do Tapajós, nas áreas experimentais do km67 e km114 da rodovia BR 163 Santarém-Cuiabá. O modelo retrata o crescimento da floresta com desvio anual menor que 15% no período 1981-2007 no km67 e precisão similar no km114, uma área menos produtiva, porém como uma forte tendência de subestimação de aproximadamente 32% em 26 anos. O incremento médio anual líquido do volume das árvores com diámetro (DAP) a partir de 50 cm no km67 foi 2,2 m3/ha/ano no período de 26 anos, dos quais 1,2 m3/ha/ano (54%) foi de espécies comerciais. As parcelas exploradas no site com menor produção no Km 114 apresentaram um incremento líquido de 1,07 m3/ha/ano no período de 1983-2003 (20 anos). Aplicando a regulamentação do Governo Brasileiro de intensidade máxima de exploração de 30 m3/ha em ciclo de corte de 35 anos (0,86 m3/ha/ano) confirmou-se a sustentabilidade desse regime conservador, desde que a exploração inclua uma gama variada de espécies comerciais. A estratégia de atualização do Cafogrom é descrita, a qual deverá ser reescrita como uma aplicação em linguagem Python dentro da estrutura do aplicativo Myrlin/Fmt (www.myrlin.org, www.eofmt.com). 650 $aAmazonia 653 $aEstratégia 653 $aFloresta do Tapajós 653 $aGestão florestal 653 $aModelo de crescimento 700 1 $aSILVA, J. N. M. 700 1 $aCARVALHO, J. O. P. de 700 1 $aLOPES, J. do C. 700 1 $aRUSCHEL, A. R. 773 $tBois et Forêts des Tropiques$gv. 66, n. 314, p. 17-23, 2012.
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Registro original: |
Embrapa Amazônia Oriental (CPATU) |
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