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BDPA - Bases de Dados da Pesquisa Agropecuária Embrapa
 






Registro Completo
Biblioteca(s):  Embrapa Unidades Centrais.
Data corrente:  13/11/2013
Data da última atualização:  13/11/2013
Autoria:  PAIXÃO, R. B.; MELO, D. R. A. de; SOUZA-SILVA, J. C. de; CERQUINHO, K. G.
Afiliação:  ROBERTO BRAZILEIRO PAIXÃO; DANIEL REIS ARMOND DE MELO; JADER CRISTINO DE SOUZA-SILVA; KLEOMARA GOMES CERQUINHO.
Título:  Por que ocorre? Como lidar? A percepção de professores de graduação em administração sobre o assédio moral.
Ano de publicação:  2013
Fonte/Imprenta:  Revista de Administração, São Paulo, v. 48, n. 3, p. 516-529, jul./ago./set. 2013.
Idioma:  Português
Conteúdo:  Tem-se observado em muitas pesquisas que o assédio moral do aluno para com o professor tem sido incrementado com o processo de mercantilização do ensino superior. Tal processo insere-se num cenário de desvalorização da figura do professor e de exaltação da concepção do aluno-cliente. Nesse sentido, abre-se espaço para práticas de assédio moral na relação aluno-professor. O propósito neste artigo é compreender por que acontece o assédio moral no vetor aluno-professor e o que pode ser feito para que esse comportamento seja evitado. Para cumprir o objetivo da investigação, foram coletados e analisados, pelo método do discurso do sujeito coletivo (DSC) de caráter qualiquantitativo, os depoimentos provenientes de 51 questionários respondidos por professores universitários. A análise das respostas dos professores universitários às questões de pesquisa oferece uma percepção do por quê da ocorrência do assédio moral aluno-professor na visão dos pesquisados, os quais identificam motivos que vão desde valores sociais não apreendidos até a mercantilização do ensino. A partir das respostas, verificam-se possibilidades de ação que apontam prioritariamente a discussão institucional como meio de suporte à vítima e como alicerce para ações preventivas, dentre outras atitudes individuais que influenciam positivamente esse tipo de assédio, e mesmo a disputa judicial como última instância para a solução do problema.
Palavras-Chave:  Assédio moral; Professor universitário.
Thesagro:  Administração; Ensino Superior.
Categoria do assunto:  --
Marc:  Mostrar Marc Completo
Registro original:  Embrapa Unidades Centrais (AI-SEDE)
Biblioteca ID Origem Tipo/Formato Classificação Cutter Registro Volume Status URL
AI-SEDE55247 - 1ADCAP - PP658.005R454
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Acesso ao texto completo restrito à biblioteca da Embrapa Mandioca e Fruticultura. Para informações adicionais entre em contato com cnpmf.biblioteca@embrapa.br.

Registro Completo

Biblioteca(s):  Embrapa Mandioca e Fruticultura.
Data corrente:  04/02/2014
Data da última atualização:  19/05/2023
Tipo da produção científica:  Artigo em Periódico Indexado
Circulação/Nível:  A - 2
Autoria:  SILVA, F. A. C.; PIROVANI, C. P.; MENEZES, S.; PUNGARTNIK, C.; SANTIAGO, A. S.; COSTA, M. G. C.; MICHELI, F.; GESTEIRA, A. da S.
Afiliação:  F. A. C. SILVA, UESC; C. P. PIROVANI, UESC; S. MENEZES, UESC; C. PUNGARTNIK, UESC; A. S. SANTIAGO, UESC; M. G. C. COSTA, UESC; F. MICHELI, Agricultural Research for Development; ABELMON DA SILVA GESTEIRA, CNPMF.
Título:  Proteomic response of Moniliophthora perniciosa exposed to pathogenesis-related protein-10 from Theobroma cacao.
Ano de publicação:  2013
Fonte/Imprenta:  Genetics and Molecular Research, v.12, n. 4, p. 4855-4868, 2013.
ISSN:  1676-5680
Idioma:  Inglês
Conteúdo:  TcPR-10, a member of the pathogenesis-related protein 10 family, was identified in EST library of interactions between Theobroma cacao and Moniliophthora perniciosa. TcPR-10 has been shown to have antifungal and ribonuclease activities in vitro. This study aimed to identify proteins that are differentially expressed in M. perniciosa in response to TcPR-10 through a proteomic analysis. The fungal hyphae were subjected to one of four treatments: control treatment or 30-, 60- or 120-min treatment with the TcPR-10 protein. Two-dimensional maps revealed 191 differentially expressed proteins, 55 of which were identified by mass spectrometry. The proteins identified in all treatments were divided into the following classes: cell metabolism, stress response, zinc binding, phosphorylation mechanism, transport, autophagy, DNA repair, and oxidoreductases. The predominant class was stress-response proteins (29%), such as heat shock proteins; these proteins exhibited the highest expression levels relative to the control treatment and are known to trigger defense mechanisms against cytotoxic drugs as well as TcPR-10. Oxidoreductases (25%) were overexpressed in the control and in 30-min treatments but exhibited reduced expression at 120 min. These proteins are involved in the repair of damage caused by oxidative stress due to the contact with TcPR- 10. Consistent with the antifungal activity of TcPR-10, several proteins identified were related to detoxification, autophagy or were involved ... Mostrar Tudo
Palavras-Chave:  Differentially expressed proteins; Stress-response proteins.
Thesagro:  Cacau; Doença de planta; Theobroma Cacao.
Thesaurus NAL:  Oxidoreductases; Pathogenesis-related proteins.
Categoria do assunto:  --
Marc:  Mostrar Marc Completo
Registro original:  Embrapa Mandioca e Fruticultura (CNPMF)
Biblioteca ID Origem Tipo/Formato Classificação Cutter Registro Volume Status
CNPMF29903 - 1UPCAP - DDPublicação digital
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