|
|
Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Rondônia. |
Data corrente: |
06/02/2023 |
Data da última atualização: |
06/02/2023 |
Tipo da produção científica: |
Artigo em Anais de Congresso |
Autoria: |
OLIVEIRA, V. B. V. de; SIMÕES, A. F.; SANTIAGO, S. |
Afiliação: |
VANIA BEATRIZ VASCONCELOS OLIVEIRA, CPAF-RO; ALINE FURTADO SIMOES BARBOSA, CPAF-AP; SILMA SANTIAGO, PROFESSORA DA EMEF. LÚCIA NEVES DENIUR / SEMED MACAPÁ -AP. |
Título: |
Contribuição do discurso literomusical amazônico para abordagens e métodos de aprendizagem sobre os "ods" da agenda 2030. |
Ano de publicação: |
2022 |
Fonte/Imprenta: |
In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 8., Campina Grande. O futuro da escola: repensando políticas e práticas: anais eletrônicos. Campina Grande: Realize Eventos Científicos & Editora, 2022. |
Páginas: |
p. 255-274. |
Descrição Física: |
GT 14 Educação Ambiental. E-book. |
ISBN: |
978-65-86901-89-4 |
DOI: |
10.46943/VIII.CONEDU.2022.GT14.014 |
Idioma: |
Português |
Notas: |
Organização: Paula Almeida de Castro; Jocielys Jovelino Rodrigues. |
Conteúdo: |
Alcançar as metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 é um movimento que envolve segmentos da sociedade em nível mundial de tal forma que se caracteriza como uma mobilização planetária que tem impulsionado diversas iniciativas que buscam transformar o mundo por meio da Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS), esta que é considerada instrumento fundamental para o alcance dos ODS. Comprometida com este propósito a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária ? Embrapa criou a Rede ODS Embrapa e, por meio do Programa Embrapa & Escola, tem trabalhado em unidades da região amazônica, uma prática educomunicativa de produção de videoclipes com o uso de músicas de artistas da região, que abordam questões ambientais que afetam o bioma Amazônia, tais como queimadas, desmatamento, uso de água na agricultura etc. Tendo como referência experiências anteriores de aplicação da prática e os objetivos de aprendizagem definidos pela Unesco para a consecução dos ODS, apresentamos neste artigo a potencial contribuição de discurso literomusical para promover a aprendizagem sobre os ODS. Trata-se de canções que, submetidas à análise textual, possibilitaram aos alunos, correlacionar o tema explícito na música com temas transversais, ampliando os conhecimentos e as possibilidade de ação cidadã. Aos educadores, o trabalho oferece sugestões para temas e objetivos de aprendizagem que podem ser adaptados em contextos similares. |
Palavras-Chave: |
Agenda 2030; ODS; Programa Embrapa & Escola. |
Thesagro: |
Educação Ambiental; Recurso Audiovisual. |
Thesaurus Nal: |
Amazonia; Audiovisuals; Environmental education. |
Categoria do assunto: |
-- |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/doc/1151506/1/cpafro-18919.pdf
|
Marc: |
LEADER 02613nam a2200277 a 4500 001 2151506 005 2023-02-06 008 2022 bl uuuu u00u1 u #d 020 $a978-65-86901-89-4 024 7 $a10.46943/VIII.CONEDU.2022.GT14.014$2DOI 100 1 $aOLIVEIRA, V. B. V. de 245 $aContribuição do discurso literomusical amazônico para abordagens e métodos de aprendizagem sobre os "ods" da agenda 2030.$h[electronic resource] 260 $aIn: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 8., Campina Grande. O futuro da escola: repensando políticas e práticas: anais eletrônicos. Campina Grande: Realize Eventos Científicos & Editora$c2022 300 $ap. 255-274.$cGT 14 Educação Ambiental. E-book. 500 $aOrganização: Paula Almeida de Castro; Jocielys Jovelino Rodrigues. 520 $aAlcançar as metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 é um movimento que envolve segmentos da sociedade em nível mundial de tal forma que se caracteriza como uma mobilização planetária que tem impulsionado diversas iniciativas que buscam transformar o mundo por meio da Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS), esta que é considerada instrumento fundamental para o alcance dos ODS. Comprometida com este propósito a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária ? Embrapa criou a Rede ODS Embrapa e, por meio do Programa Embrapa & Escola, tem trabalhado em unidades da região amazônica, uma prática educomunicativa de produção de videoclipes com o uso de músicas de artistas da região, que abordam questões ambientais que afetam o bioma Amazônia, tais como queimadas, desmatamento, uso de água na agricultura etc. Tendo como referência experiências anteriores de aplicação da prática e os objetivos de aprendizagem definidos pela Unesco para a consecução dos ODS, apresentamos neste artigo a potencial contribuição de discurso literomusical para promover a aprendizagem sobre os ODS. Trata-se de canções que, submetidas à análise textual, possibilitaram aos alunos, correlacionar o tema explícito na música com temas transversais, ampliando os conhecimentos e as possibilidade de ação cidadã. Aos educadores, o trabalho oferece sugestões para temas e objetivos de aprendizagem que podem ser adaptados em contextos similares. 650 $aAmazonia 650 $aAudiovisuals 650 $aEnvironmental education 650 $aEducação Ambiental 650 $aRecurso Audiovisual 653 $aAgenda 2030 653 $aODS 653 $aPrograma Embrapa & Escola 700 1 $aSIMÕES, A. F. 700 1 $aSANTIAGO, S.
Download
Esconder MarcMostrar Marc Completo |
Registro original: |
Embrapa Rondônia (CPAF-RO) |
|
Biblioteca |
ID |
Origem |
Tipo/Formato |
Classificação |
Cutter |
Registro |
Volume |
Status |
URL |
Voltar
|
|
| Acesso ao texto completo restrito à biblioteca da Embrapa Soja. Para informações adicionais entre em contato com valeria.cardoso@embrapa.br. |
Registro Completo
Biblioteca(s): |
Embrapa Soja. |
Data corrente: |
10/08/1993 |
Data da última atualização: |
10/08/1993 |
Autoria: |
SUZUKI, S.; SILVEIRA, J. M.; HARADA, A.; GARCIA, A.; TERAZAWA, F. |
Título: |
Avaliacao intermediaria de linhagens e cultivares em semeadura antecipada. |
Ano de publicação: |
1989 |
Fonte/Imprenta: |
In: OCEPAR. Programa de Pesquisa (Cascavel, PR). Resultados de pesquisa verao 1987/88. Cascavel, 1989. |
Páginas: |
p.47-49. |
Série: |
(OCEPAR. Resultados de Pesquisa, 3). |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
Visando selecionar linhagens e cultivares que permitam iniciar a semeadura da soja no Estado do Parana a partir da segunda quinzena de setembro, aumentando assim as opcoes para o agricultor, criou-se a avaliacao intermediaria para essa epoca de semeadura. A avaliacao intermediaria e o primeiro passo de selecao oficial onde sao testadas as melhores linhagens e cultivares de cada instituicao visando esta epoca de semeadura. |
Palavras-Chave: |
Avaliacao; Brasil; Cultivar; Evaluation; Line; Parana; Selection; Soybean; Variety. |
Thesagro: |
Época de Semeadura; Linhagem; Melhoramento; Seleção; Soja. |
Thesaurus NAL: |
Brazil; breeding; sowing date. |
Categoria do assunto: |
-- |
Marc: |
LEADER 01447naa a2200397 a 4500 001 1454957 005 1993-08-10 008 1989 bl uuuu u00u1 u #d 100 1 $aSUZUKI, S. 245 $aAvaliacao intermediaria de linhagens e cultivares em semeadura antecipada. 260 $c1989 300 $ap.47-49. 490 $a(OCEPAR. Resultados de Pesquisa, 3). 520 $aVisando selecionar linhagens e cultivares que permitam iniciar a semeadura da soja no Estado do Parana a partir da segunda quinzena de setembro, aumentando assim as opcoes para o agricultor, criou-se a avaliacao intermediaria para essa epoca de semeadura. A avaliacao intermediaria e o primeiro passo de selecao oficial onde sao testadas as melhores linhagens e cultivares de cada instituicao visando esta epoca de semeadura. 650 $aBrazil 650 $abreeding 650 $asowing date 650 $aÉpoca de Semeadura 650 $aLinhagem 650 $aMelhoramento 650 $aSeleção 650 $aSoja 653 $aAvaliacao 653 $aBrasil 653 $aCultivar 653 $aEvaluation 653 $aLine 653 $aParana 653 $aSelection 653 $aSoybean 653 $aVariety 700 1 $aSILVEIRA, J. M. 700 1 $aHARADA, A. 700 1 $aGARCIA, A. 700 1 $aTERAZAWA, F. 773 $tIn: OCEPAR. Programa de Pesquisa (Cascavel, PR). Resultados de pesquisa verao 1987/88. Cascavel, 1989.
Download
Esconder MarcMostrar Marc Completo |
Registro original: |
Embrapa Soja (CNPSO) |
|
Biblioteca |
ID |
Origem |
Tipo/Formato |
Classificação |
Cutter |
Registro |
Volume |
Status |
Fechar
|
Expressão de busca inválida. Verifique!!! |
|
|