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Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Semiárido. |
Data corrente: |
20/04/2006 |
Data da última atualização: |
08/03/2023 |
Autoria: |
OLIVEIRA, L. M. S. R. de. |
Título: |
Educação rural e desenvolvimento local sustentável: a lógica subjacente das relações inter-setoriais. |
Ano de publicação: |
2005 |
Fonte/Imprenta: |
2005. |
Páginas: |
292 f. |
Idioma: |
Português |
Notas: |
Tese (Doutorado em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido) - Universidade Federal do Pará, Núcleo de Altos Estudos Amazônicos, Belém. |
Conteúdo: |
Este estudo tem por objetivo avaliar os modelos de educação gerados nos processos de ocupação da terra nos municípios Juazeiro, Uauá e Valente no Estado da Bahia, tanto nas áreas irrigadas quanto nas de sequeiro, tendo como hipótese norteadora a educação rural como mecanismo disseminador de informações à população e grande mobilizadora das transformações social, econômica, política e cultural das comunidades, na promoção do seu desenvolvimento sustentável. A metodologia da pesquisa tomou por base a análise das redes de relações sociais engendradas no processo, elegendo-se como categorias preferências para a compreensão do fenômeno estudado o capital social, o desenvolvimento local, pedagogias alternativas, currículo escolar e as parcerias intersetoriais, através da ruptura com o antagonismo dos conceitos de indivíduo e de sociedade.Trata-se de pesquisa quanti-qualitativa fundamentada numa abordagem de caráter interativo, onde o discurso emerge como espaço de negociação do sentido e da construção dos sujeitos aprendizes, cujos subsídios somados às evidências quantitativas permitiram o aprofundamento da complexidade dos fenômenos, suas contradições e seu relacionamento com o contexto. A análise dos dados permitiu compreender que a Educação Rural nas áreas pesquisadas vive duas situações: uma, veiculada pelo sistema público de ensino que, salvo algumas experiências pontuais, não atende aos interesses dos povos que habitam e trabalham no campo. Outra, exercitada por Organizações Não Governamentais que valorizando o rural como espaço de vida, forma indivíduos com um repertório de saberes, habilidades e valores capaz de mobilizá-los para uma ação transformadora. MenosEste estudo tem por objetivo avaliar os modelos de educação gerados nos processos de ocupação da terra nos municípios Juazeiro, Uauá e Valente no Estado da Bahia, tanto nas áreas irrigadas quanto nas de sequeiro, tendo como hipótese norteadora a educação rural como mecanismo disseminador de informações à população e grande mobilizadora das transformações social, econômica, política e cultural das comunidades, na promoção do seu desenvolvimento sustentável. A metodologia da pesquisa tomou por base a análise das redes de relações sociais engendradas no processo, elegendo-se como categorias preferências para a compreensão do fenômeno estudado o capital social, o desenvolvimento local, pedagogias alternativas, currículo escolar e as parcerias intersetoriais, através da ruptura com o antagonismo dos conceitos de indivíduo e de sociedade.Trata-se de pesquisa quanti-qualitativa fundamentada numa abordagem de caráter interativo, onde o discurso emerge como espaço de negociação do sentido e da construção dos sujeitos aprendizes, cujos subsídios somados às evidências quantitativas permitiram o aprofundamento da complexidade dos fenômenos, suas contradições e seu relacionamento com o contexto. A análise dos dados permitiu compreender que a Educação Rural nas áreas pesquisadas vive duas situações: uma, veiculada pelo sistema público de ensino que, salvo algumas experiências pontuais, não atende aos interesses dos povos que habitam e trabalham no campo. Outra, exercitada por Organizações... Mostrar Tudo |
Palavras-Chave: |
Desenvolvimento local; Educação rura!; Parcerias intersetoriais; Sustentabilidade. |
Thesagro: |
Desenvolvimento Sustentável. |
Categoria do assunto: |
-- |
Marc: |
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Registro original: |
Embrapa Semiárido (CPATSA) |
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URL |
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Registro Completo
Biblioteca(s): |
Embrapa Meio-Norte. |
Data corrente: |
09/08/2023 |
Data da última atualização: |
09/08/2023 |
Tipo da produção científica: |
Resumo em Anais de Congresso |
Autoria: |
SILVA, S. de S. L. da; LOPES, M. T. do R.; PEREIRA, F. de M.; SILVA, A. B. S.; COSTA, A. B. de S.; FERRY, G. R. A. |
Afiliação: |
SCHIRLAYNE DE SOUSA LIMA DA SILVA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS; MARIA TERESA DO REGO LOPES, CPAMN; FABIA DE MELLO PEREIRA, CPAMN; ANA BEATRIZ SOUSA SILVA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ; ANA BEATRIZ DE SOUSA COSTA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ; GABRIELA RODRIGUES ALENCAR FERRY, INSTITUTO FEDERAL DO PIAUÍ. |
Título: |
Caracterização da fenologia de florescimento da cajazeira (Spondias lutea L.) em Teresina, Piauí. |
Ano de publicação: |
2023 |
Fonte/Imprenta: |
In: JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA MEIO-NORTE, 8., 2022, Teresina, PI. Anais... Teresina: Embrapa Meio-Norte, 2023. p. 25. (Embrapa Meio-Norte. Documentos, 291). |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
A cajazeira (Spondias lutea L.) é uma planta em domesticação encontrada principalmente nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do Brasil. O estudo fenológico observa os eventos periódicos de crescimento e desenvolvimento das plantas em função das condições biológicas e climáticas. A fenologia também pode ser utilizada como ferramenta que auxilia no entendimento da atividade dos polinizadores que contribuem, geralmente, para a produtividade e qualidade dos frutos. Nesse contexto, este trabalho teve por objetivo avaliar a fenologia de floração da cajazeira em Teresina, Piauí. |
Palavras-Chave: |
Índices fenológicos. |
Thesagro: |
Cajá; Floração. |
Categoria do assunto: |
X Pesquisa, Tecnologia e Engenharia |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/doc/1155806/1/CaracteristicasFenologiaVIIIJornCientEmbrapaMeioNorteDoc291.2023-25.pdf
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Marc: |
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Registro original: |
Embrapa Meio-Norte (CPAMN) |
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