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Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Agroindústria de Alimentos; Embrapa Arroz e Feijão; Embrapa Gado de Corte; Embrapa Roraima. |
Data corrente: |
30/03/1993 |
Data da última atualização: |
09/02/2006 |
Autoria: |
OLIVEIRA, A. M. de. |
Título: |
Competição inter-regional no mercado brasileiro de feijão. |
Ano de publicação: |
1975 |
Fonte/Imprenta: |
Viçosa: UFV, 1975. |
Páginas: |
53 p. |
Idioma: |
Português |
Notas: |
Tese Mestrado. |
Conteúdo: |
A falta de dados estatisticos atualizados sobre a comercializacao do feijao no Brasil, como acontece com outros produtos agricolas, determina, como consequencia primaria, dficuldades no estabelecimento da propria politica de producao, com base em zoneamento ecologico-economico. Determina tambem a implementacao de medidas de politicas que podem dinamizar e orientar o desempenho de todo o sistema de distribuicao, com objetivo de reducao da margem de comercializacao. Parcela significativa da margem de comercializacao do produto e respresentada pelos custos de transportes. Sendo o Brasil um pais de grandes dimensoes territoriais, a conta global de transportes, resultante da distribuicao de um produto como o feijao, e relativamente elevada. Estudos de eficiencia da distribuicao deste produto podem contribuir para reducao da conta de fretes e, consequentemente, para reducao de custos e margens totais de comercializacao. Na medida emque o mercado for competitivo, estas economias podem ser transferdias tanto para os consumidores como para os produtores. O presente estudo teve como objetivo as seguintes proposicoes: a) estimar uma relacao estrutural de procura de feijao para o mercado brasileiro; b) estimar uma funcao de custo de transporte para o pais como um todo; c)determinar os fluxos de custo minimo de transporte entre mercados estaduais; d) determinar vantagens comparativas de comercializacao dos princiapais estados produtores e e) determinar melhores mercados para a producao dos principais estados produtores. MenosA falta de dados estatisticos atualizados sobre a comercializacao do feijao no Brasil, como acontece com outros produtos agricolas, determina, como consequencia primaria, dficuldades no estabelecimento da propria politica de producao, com base em zoneamento ecologico-economico. Determina tambem a implementacao de medidas de politicas que podem dinamizar e orientar o desempenho de todo o sistema de distribuicao, com objetivo de reducao da margem de comercializacao. Parcela significativa da margem de comercializacao do produto e respresentada pelos custos de transportes. Sendo o Brasil um pais de grandes dimensoes territoriais, a conta global de transportes, resultante da distribuicao de um produto como o feijao, e relativamente elevada. Estudos de eficiencia da distribuicao deste produto podem contribuir para reducao da conta de fretes e, consequentemente, para reducao de custos e margens totais de comercializacao. Na medida emque o mercado for competitivo, estas economias podem ser transferdias tanto para os consumidores como para os produtores. O presente estudo teve como objetivo as seguintes proposicoes: a) estimar uma relacao estrutural de procura de feijao para o mercado brasileiro; b) estimar uma funcao de custo de transporte para o pais como um todo; c)determinar os fluxos de custo minimo de transporte entre mercados estaduais; d) determinar vantagens comparativas de comercializacao dos princiapais estados produtores e e) determinar melhores mercados para a producao... Mostrar Tudo |
Palavras-Chave: |
Brasil. |
Thesagro: |
Agricultura; Comercialização; Custo; Economia; Economia Agrícola; Feijão; Mercado; Transporte. |
Thesaurus Nal: |
beans; Brazil; commercialization; trade. |
Categoria do assunto: |
-- |
Marc: |
LEADER 02217nam a2200289 a 4500 001 1205309 005 2006-02-09 008 1975 bl uuuu m 00u1 u #d 100 1 $aOLIVEIRA, A. M. de 245 $aCompetição inter-regional no mercado brasileiro de feijão. 260 $aViçosa: UFV$c1975 300 $a53 p. 500 $aTese Mestrado. 520 $aA falta de dados estatisticos atualizados sobre a comercializacao do feijao no Brasil, como acontece com outros produtos agricolas, determina, como consequencia primaria, dficuldades no estabelecimento da propria politica de producao, com base em zoneamento ecologico-economico. Determina tambem a implementacao de medidas de politicas que podem dinamizar e orientar o desempenho de todo o sistema de distribuicao, com objetivo de reducao da margem de comercializacao. Parcela significativa da margem de comercializacao do produto e respresentada pelos custos de transportes. Sendo o Brasil um pais de grandes dimensoes territoriais, a conta global de transportes, resultante da distribuicao de um produto como o feijao, e relativamente elevada. Estudos de eficiencia da distribuicao deste produto podem contribuir para reducao da conta de fretes e, consequentemente, para reducao de custos e margens totais de comercializacao. Na medida emque o mercado for competitivo, estas economias podem ser transferdias tanto para os consumidores como para os produtores. O presente estudo teve como objetivo as seguintes proposicoes: a) estimar uma relacao estrutural de procura de feijao para o mercado brasileiro; b) estimar uma funcao de custo de transporte para o pais como um todo; c)determinar os fluxos de custo minimo de transporte entre mercados estaduais; d) determinar vantagens comparativas de comercializacao dos princiapais estados produtores e e) determinar melhores mercados para a producao dos principais estados produtores. 650 $abeans 650 $aBrazil 650 $acommercialization 650 $atrade 650 $aAgricultura 650 $aComercialização 650 $aCusto 650 $aEconomia 650 $aEconomia Agrícola 650 $aFeijão 650 $aMercado 650 $aTransporte 653 $aBrasil
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Registro original: |
Embrapa Arroz e Feijão (CNPAF) |
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9. | ![Imagem marcado/desmarcado](/consulta/web/img/desmarcado.png) | OLIVEIRA, A. M. G.; COELHO, E. F. Calagem e adubação para mamoeiro. In: BORGES, A. L.; SOUZA, L. da S.; (Ed.). Recomendações de calagem e adubação para abacaxi, acerola, banana, laranja, tangerina, lima ácida, mamão, mandioca, manga e maracujá. Cruz das Almas: Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical, 2009. p. 108-125.Tipo: Capítulo em Livro Técnico-Científico |
Biblioteca(s): Embrapa Mandioca e Fruticultura. |
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10. | ![Imagem marcado/desmarcado](/consulta/web/img/desmarcado.png) | OLIVEIRA, A. M. G.; COELHO, E. F. Calagem e adubação para o mamoeiro. In: BORGES, A. L. (Ed.). Recomendações de calagem e adubação para abacaxi, acerola, banana, citros, mamão, mandioca, manga e maracujá. Brasília, DF: Embrapa, 2021. Cap. 10. p.187 -203.Tipo: Capítulo em Livro Técnico-Científico |
Biblioteca(s): Embrapa Mandioca e Fruticultura. |
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14. | ![Imagem marcado/desmarcado](/consulta/web/img/desmarcado.png) | OLIVEIRA, A. M. G.; COELHO, E. F. Mamoeiro. In: SIMPÓSIO DO PAPAYA BRASILEIRO, 5., 2011, Porto Seguro. Inovação e sustentabilidade: anais. Porto Seguro: Embrapa Mandioca e Fruticultura, 2011. 1 CD-ROM.Tipo: Resumo em Anais de Congresso |
Biblioteca(s): Embrapa Mandioca e Fruticultura. |
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