|
|
Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Amazônia Oriental. |
Data corrente: |
14/01/2014 |
Data da última atualização: |
20/10/2022 |
Tipo da produção científica: |
Artigo em Anais de Congresso |
Autoria: |
MATOS, L. M. S. de; ANDRADE, J. P. de; AZEVEDO, C. M. B. C. de; KATO, O. R.; MATOS, G. B. de; SHIMIZU, M. K.; ROFFÉ, A. C. M.; FERREIRA, J. H. O. |
Afiliação: |
LUCILDA MARIA SOUSA DE MATOS, CPATU; Josiele Pantoja de ANDRADE, UFRA; CELIA MARIA BRAGA C DE AZEVEDO, CPATU; OSVALDO RYOHEI KATO, CPATU; GRIMOALDO BANDEIRA DE MATOS, CPATU; MAURICIO KADOOKA SHIMIZU, CPATU; ANNA CHRISTINA M ROFFE BORGES, CPATU; Josie Helen Oliveira FERREIRA, Fundação Amazônia Paraense. |
Título: |
A prática pedagógica na construção do conhecimento agroflorestal em comunidades rurais, Igarapé-Açu, Pará. |
Ano de publicação: |
2013 |
Fonte/Imprenta: |
In: CONGRESSO BRASILEIRO DE SISTEMAS AGROFLORESTAIS, 9., 2013, Ilhéus. Políticas públicas, educação e formação em sistemas agroflorestais na construção de paisagens sustentáveis: anais. Ilhéus: SBSAF, 2013. |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
Os novos paradigmas pedagógicos que estão surgindo, principalmente aqueles que entendem a aprendizagem como sendo um sistema de práticas participativas e continuadas de ensino, pode ser entendido como novo método de inserção de alunos e professores no contexto da agroecologia, na disseminação do conhecimento agroflorestal e educação ambiental. Nesse sentido, a Embrapa Amazônia Oriental, por meio do Projeto Tipitamba, e em parceria com a Secretaria Municipal de Educação - SEMED, a Secretaria de Municipal de Agricultura-SEMAGRI do município de Igarapé-Açu, vêm promovendo ações como: instalação de minibiblioteca, realização da feira de cultura e ciências e aula prática, com o objetivo de conscientizar alunos da Escola Municipal Manoel de Oliveira sobre a importância da preservação e manutenção do meio ambiente visando promover o desenvolvimento sustentável e a melhoria da qualidade de vida da comunidade. Para socializar e avaliar as experiências desenvolvidas, promoveu-se ações conjuntas com professores e alunos, com o objetivo de proporcionar, por meio de atividades educacionais, uma mudança de comportamentos e hábitos relacionados à preservação do meio ambiente. Nessa lógica, o projeto apresenta indicações de práticas alternativas que possibilitam a preservação dos sistemas produtivos da agricultura familiar com vistas ao uso sustentado da terra e melhoria de vida dos agricultores da Amazônia. Professores e alunos puderam ser vistos como agentes transformadores do meio social em que estão inseridos, cumprindo seu papel na formação de uma sociedade mais sustentável. MenosOs novos paradigmas pedagógicos que estão surgindo, principalmente aqueles que entendem a aprendizagem como sendo um sistema de práticas participativas e continuadas de ensino, pode ser entendido como novo método de inserção de alunos e professores no contexto da agroecologia, na disseminação do conhecimento agroflorestal e educação ambiental. Nesse sentido, a Embrapa Amazônia Oriental, por meio do Projeto Tipitamba, e em parceria com a Secretaria Municipal de Educação - SEMED, a Secretaria de Municipal de Agricultura-SEMAGRI do município de Igarapé-Açu, vêm promovendo ações como: instalação de minibiblioteca, realização da feira de cultura e ciências e aula prática, com o objetivo de conscientizar alunos da Escola Municipal Manoel de Oliveira sobre a importância da preservação e manutenção do meio ambiente visando promover o desenvolvimento sustentável e a melhoria da qualidade de vida da comunidade. Para socializar e avaliar as experiências desenvolvidas, promoveu-se ações conjuntas com professores e alunos, com o objetivo de proporcionar, por meio de atividades educacionais, uma mudança de comportamentos e hábitos relacionados à preservação do meio ambiente. Nessa lógica, o projeto apresenta indicações de práticas alternativas que possibilitam a preservação dos sistemas produtivos da agricultura familiar com vistas ao uso sustentado da terra e melhoria de vida dos agricultores da Amazônia. Professores e alunos puderam ser vistos como agentes transformadores do meio social... Mostrar Tudo |
Palavras-Chave: |
Disseminação agroflorestal; Educação do campo; Igarapé-Açu; Prática agroecológica. |
Thesaurus Nal: |
Amazonia. |
Categoria do assunto: |
-- |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/95239/1/113.pdf
|
Marc: |
LEADER 02609nam a2200253 a 4500 001 1976026 005 2022-10-20 008 2013 bl uuuu u00u1 u #d 100 1 $aMATOS, L. M. S. de 245 $aA prática pedagógica na construção do conhecimento agroflorestal em comunidades rurais, Igarapé-Açu, Pará.$h[electronic resource] 260 $aIn: CONGRESSO BRASILEIRO DE SISTEMAS AGROFLORESTAIS, 9., 2013, Ilhéus. Políticas públicas, educação e formação em sistemas agroflorestais na construção de paisagens sustentáveis: anais. Ilhéus: SBSAF$c2013 520 $aOs novos paradigmas pedagógicos que estão surgindo, principalmente aqueles que entendem a aprendizagem como sendo um sistema de práticas participativas e continuadas de ensino, pode ser entendido como novo método de inserção de alunos e professores no contexto da agroecologia, na disseminação do conhecimento agroflorestal e educação ambiental. Nesse sentido, a Embrapa Amazônia Oriental, por meio do Projeto Tipitamba, e em parceria com a Secretaria Municipal de Educação - SEMED, a Secretaria de Municipal de Agricultura-SEMAGRI do município de Igarapé-Açu, vêm promovendo ações como: instalação de minibiblioteca, realização da feira de cultura e ciências e aula prática, com o objetivo de conscientizar alunos da Escola Municipal Manoel de Oliveira sobre a importância da preservação e manutenção do meio ambiente visando promover o desenvolvimento sustentável e a melhoria da qualidade de vida da comunidade. Para socializar e avaliar as experiências desenvolvidas, promoveu-se ações conjuntas com professores e alunos, com o objetivo de proporcionar, por meio de atividades educacionais, uma mudança de comportamentos e hábitos relacionados à preservação do meio ambiente. Nessa lógica, o projeto apresenta indicações de práticas alternativas que possibilitam a preservação dos sistemas produtivos da agricultura familiar com vistas ao uso sustentado da terra e melhoria de vida dos agricultores da Amazônia. Professores e alunos puderam ser vistos como agentes transformadores do meio social em que estão inseridos, cumprindo seu papel na formação de uma sociedade mais sustentável. 650 $aAmazonia 653 $aDisseminação agroflorestal 653 $aEducação do campo 653 $aIgarapé-Açu 653 $aPrática agroecológica 700 1 $aANDRADE, J. P. de 700 1 $aAZEVEDO, C. M. B. C. de 700 1 $aKATO, O. R. 700 1 $aMATOS, G. B. de 700 1 $aSHIMIZU, M. K. 700 1 $aROFFÉ, A. C. M. 700 1 $aFERREIRA, J. H. O.
Download
Esconder MarcMostrar Marc Completo |
Registro original: |
Embrapa Amazônia Oriental (CPATU) |
|
Biblioteca |
ID |
Origem |
Tipo/Formato |
Classificação |
Cutter |
Registro |
Volume |
Status |
URL |
Voltar
|
|
Registro Completo
Biblioteca(s): |
Embrapa Gado de Leite. |
Data corrente: |
15/03/2012 |
Data da última atualização: |
20/09/2022 |
Tipo da produção científica: |
Artigo de Divulgação na Mídia |
Autoria: |
RESENDE, J. C. de; STOCK, L. A.; NASCIF, C.; ASSIS, V. L. de. |
Afiliação: |
JOAO CESAR DE RESENDE, CNPGL; LORILDO ALDO STOCK, CNPGL; CRISTIANO NASCIF; VÍTOR LOPES DE ASSIS. |
Título: |
A produtividade da mão de obra e o lucro em fazendas de produção de leite. |
Ano de publicação: |
2011 |
Fonte/Imprenta: |
Boletim CBLeite, Juiz de Fora, v. 5, n. 13, p. 17-20, 2011. |
Idioma: |
Português |
Thesagro: |
Lucro; Produção Leiteira; Rentabilidade. |
Categoria do assunto: |
L Ciência Animal e Produtos de Origem Animal |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/doc/918989/1/A-produtividade-da-mao-de-obra-e-o-lucro-em-fazendas-de-producao-de-leite.pdf
|
Marc: |
LEADER 00524nam a2200169 a 4500 001 1918989 005 2022-09-20 008 2011 bl uuuu u00u1 u #d 100 1 $aRESENDE, J. C. de 245 $aA produtividade da mão de obra e o lucro em fazendas de produção de leite.$h[electronic resource] 260 $aBoletim CBLeite, Juiz de Fora, v. 5, n. 13, p. 17-20$c2011 650 $aLucro 650 $aProdução Leiteira 650 $aRentabilidade 700 1 $aSTOCK, L. A. 700 1 $aNASCIF, C. 700 1 $aASSIS, V. L. de
Download
Esconder MarcMostrar Marc Completo |
Registro original: |
Embrapa Gado de Leite (CNPGL) |
|
Biblioteca |
ID |
Origem |
Tipo/Formato |
Classificação |
Cutter |
Registro |
Volume |
Status |
Fechar
|
Expressão de busca inválida. Verifique!!! |
|
|