Portal do Governo Brasileiro
BDPA - Bases de Dados da Pesquisa Agropecuária Embrapa
 






Registro Completo
Biblioteca(s):  Embrapa Pantanal.
Data corrente:  04/12/2014
Data da última atualização:  02/05/2016
Tipo da produção científica:  Artigo em Anais de Congresso
Autoria:  MAIO, A. M. D. de; SILVA, M. da.
Afiliação:  ANA MARIA DANTAS DE MAIO, CPAP; MARCELO DA SILVA, UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO.
Título:  Linguagem, consumo e felicidade: relações conflituosas no discurso jornalístico.
Ano de publicação:  2014
Fonte/Imprenta:  In: MARTINS, M. de.; OLIVEIRA, M. (Ed.). Comunicação ibero-americana: os desafios da internacionalização - Livro de Atas do II Congresso Mundial de Comunicação ibero-americana.. Braga: CECS, 2014.
Páginas:  p. 2731-2740.
Idioma:  Português
Conteúdo:  A discussão em torno do consumo e do consumismo, fenômenos que identificam a sociedade contemporânea, faz-se ubíqua nos terrenos jornalístico, publicitário, científico e político. Fundamentados na Análise de Discurso (AD) e na Análise Crítica de Discurso (ACD), elegemos para discussão dois textos jornalísticos, publicados no Brasil em 2013, que esboçam a relação entre consumo e felicidade. O primeiro avalia uma entrevista com um ministro brasileiro que, aparentemente ? e apenas aparentemente ? defende a necessidade de superar o modelo ?sou feliz quando consumo?. O segundo é produto da comunicação organizacional e, apesar das pressões mercadológicas, os enunciadores encontraram espaço para uma análise crítica a respeito do consumo e suas conjunções com a pseudofelicidade. Nossa análise enseja descobrir as relações entre discurso e ideologia, já que inexiste discurso sem sujeito e sujeito sem ideologia. Para a análise de discurso no campo jornalístico, compreendemos que a enunciação é um componente imprescindível para o entendimento da estrutura semântica de qualquer ato de comunicação verbal e não-verbal. Se a economia consumista tem o céu como limite, emerge um impasse: a finitude dos recursos do planeta é incompatível com o consumo exacerbado. Diante dessa perspectiva, que rumo cabe ao jornalismo que mercantiliza a felicidade?
Palavras-Chave:  Análise de discurso; Felicidade.
Thesagro:  Consumo; Jornalismo.
Categoria do assunto:  X Pesquisa, Tecnologia e Engenharia
Marc:  Mostrar Marc Completo
Registro original:  Embrapa Pantanal (CPAP)
Biblioteca ID Origem Tipo/Formato Classificação Cutter Registro Volume Status URL
CPAP59175 - 1UPCSP - PPSP1799817998
Voltar






Ordenar por: RelevânciaAutorTítuloAnoImprime registros no formato resumido      Imprime registros no formato resumido
Registros recuperados : 52
Primeira ... 123 ... Última
21.Imagem marcado/desmarcadoMAIO, A. M. D. de. A insaciável filosofia. Revista Brasileira de Ciências da Comunicação - Intercom, v. 37, n.1, p. 332-334, jan./jun. 2014. Resenha.
Biblioteca(s): Embrapa Pantanal.
Visualizar detalhes do registroAcesso ao objeto digitalImprime registro no formato completo
22.Imagem marcado/desmarcadoMAIO, A. M. D. de. Mergulho do comunicador no cotidiano alheio:entre o maravilhamento e a dissonância. Comunicação & Informação, v. 17, n. 1, p. 80-94, jul./dez. 2014.
Tipo: Artigo em Periódico IndexadoCirculação/Nível: B - 2
Biblioteca(s): Embrapa Pantanal.
Visualizar detalhes do registroAcesso ao objeto digitalImprime registro no formato completo
23.Imagem marcado/desmarcadoMAIO, A. M. D. de. Mediação & midiatização. Culturas Midiáticas, v. 7, n. 2, p. 186-189, jul-dez. 2014. Resenha.
Biblioteca(s): Embrapa Pantanal.
Visualizar detalhes do registroImprime registro no formato completo
24.Imagem marcado/desmarcadoMAIO, A. M. D. de. Reposicionamento da marca Tim: admitir o erro muda tudo? In: BUENO, W. da C. (Org.). Comunicação empresarial e gestão de marcas. Barueri: Manole, 2018. p. 137-150. (Série Comunicação Empresarial).
Tipo: Capítulo em Livro Técnico-Científico
Biblioteca(s): Embrapa Pantanal.
Visualizar detalhes do registroAcesso restrito ao objeto digitalImprime registro no formato completo
25.Imagem marcado/desmarcadoMAIO, A. M. D. de. O rural nas perspectivas política e poética: uma breve análise de discurso. Mídia e Cotidiano, v. 11, n. 2, p. 120-134, ago. 2017.
Tipo: Artigo em Periódico IndexadoCirculação/Nível: B - 4
Biblioteca(s): Embrapa Pantanal.
Visualizar detalhes do registroAcesso ao objeto digitalImprime registro no formato completo
26.Imagem marcado/desmarcadoMAIO, A. M. D. de. A retórica do campo: um estudo sobre a comunicação nas cooperativas de café. 2005. 159 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2005.
Biblioteca(s): Embrapa Pantanal.
Visualizar detalhes do registroAcesso ao objeto digitalImprime registro no formato completo
27.Imagem marcado/desmarcadoMAIO, A. M. D. de. As organizações, a ética e a terceira dimensão do processo comunicacional. In: Comunicação organizacional: externa, responsável, multidisciplinar. Org. Elizabeth Moraes Gonçalves; Gino Giacomini-Filho. São Caetano do Sul: USCS, 2014. 10 p.
Tipo: Capítulo em Livro Técnico-Científico
Biblioteca(s): Embrapa Pantanal.
Visualizar detalhes do registroImprime registro no formato completo
28.Imagem marcado/desmarcadoMAIO, A. M. D. de. O Pantanal sob a perspectiva do jornal local e da grande mídia. In: CONFERÊNCIA INTERNACIONAL INTERFACES DA LUSOFONIA. Livro de Resumos... Braga, 2013. Braga: Universidade do Minho, 2013. p. 65-66.
Tipo: Resumo em Anais de Congresso
Biblioteca(s): Embrapa Pantanal.
Visualizar detalhes do registroAcesso ao objeto digitalImprime registro no formato completo
29.Imagem marcado/desmarcadoMAIO, A. M. D. de. Olhares diferenciados X coesão conceitual. Comunicação e Sociedade - São Bernardo do Campo, v. 35, n. 1, p. 301-307, 2013. 7p.
Biblioteca(s): Embrapa Pantanal.
Visualizar detalhes do registroAcesso ao objeto digitalImprime registro no formato completo
30.Imagem marcado/desmarcadoMAIO, A. M. D. de. O papel da comunicação face a face nas organizações no contexto da sociedade midiatizada. 2016. 291 f. Tese (Doutorado em Comunicação Social) - Escola de Comunicação, Educação e Humanidades, Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, SP.
Biblioteca(s): Embrapa Pantanal.
Visualizar detalhes do registroAcesso restrito ao objeto digitalImprime registro no formato completo
31.Imagem marcado/desmarcadoMAIO, A. M. D. de. No mundo das mediações, a comunicação face a face se tornou démodé? In: MARTINS, M. de.; OLIVEIRA, M. (Ed.). Comunicação ibero-americana: os desafios da internacionalização - Livro de Atas do II Congresso Mundial de Comunicação Ibero-americana. Braga: CECS, 2014. p. 4.322-4330.
Tipo: Artigo em Anais de Congresso
Biblioteca(s): Embrapa Pantanal.
Visualizar detalhes do registroImprime registro no formato completo
32.Imagem marcado/desmarcadoSILVA, M. P. da; MAIO, A. M. D. de. Ambiguidades no discurso fotográfico: produção de sentido sobre a degradação do solo. Eco-Pós, v. 23, n. 2, p. 59-78, 2020.
Tipo: Artigo em Periódico IndexadoCirculação/Nível: B - 1
Biblioteca(s): Embrapa Pecuária Sudeste.
Visualizar detalhes do registroAcesso ao objeto digitalImprime registro no formato completo
33.Imagem marcado/desmarcadoMAIO, A. M. D. de; SILVA, M. da. Comunicação mercadológica, consumo e discurso empresarial um olhar sobre as organizações Claro e CPTM. In: SILVA, A. C. de A.; FRANCO, L. M.; PORTARI, R. D. L. (Org.). Comunicação, texto e discurso. Barbacena: EdUEMG, 2014. p. 49-66.
Tipo: Capítulo em Livro Técnico-Científico
Biblioteca(s): Embrapa Pantanal.
Visualizar detalhes do registroAcesso restrito ao objeto digitalImprime registro no formato completo
34.Imagem marcado/desmarcadoMAIO, A. M. D. de; SOARES, M. V. C. A comunicação organizacional e a percepção sobre a sustentabilidade no Pantanal. Esferas: revista interprogramas de pós-graduação em comunicação do centro-oeste, Brasília, DF, v.1, n.1, p. 159-167, jul./dez. 2012.
Biblioteca(s): Embrapa Pantanal.
Visualizar detalhes do registroAcesso ao objeto digitalImprime registro no formato completo
35.Imagem marcado/desmarcadoGONÇALVES, E. M.; MAIO, A. M. D. de. Comunicação organizacional e o poder das narrativas: estratégias discursivas da Samarco. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 39., 2016, São Paulo. Anais... São Paulo: INTERCOM, 2016. Não paginado.
Tipo: Artigo em Anais de Congresso
Biblioteca(s): Embrapa Pantanal.
Visualizar detalhes do registroAcesso ao objeto digitalImprime registro no formato completo
36.Imagem marcado/desmarcadoMAIO, A. M. D. de; SILVA, M. da. Comunicador e trabalho: o pseudomundo da felicidade na sociedade de consumo. Animus, Revista Interamericana de Comunicação Midiática, v. 12, n. 24, p. 161-181, 2013. 21 p.
Tipo: Artigo em Periódico IndexadoCirculação/Nível: B - 1
Biblioteca(s): Embrapa Pantanal.
Visualizar detalhes do registroImprime registro no formato completo
37.Imagem marcado/desmarcadoMAIO, A. M. D. de; SILVA, M. P. DA. A 'erosão do solo' descrita em uma notícia: análise discursiva sobre a produção de sentidos envolvendo o ambiente rural. Comunicação e Sociedade, v. 45, n. 1, 2023.
Tipo: Artigo em Periódico IndexadoCirculação/Nível: A - 3
Biblioteca(s): Embrapa Pecuária Sudeste.
Visualizar detalhes do registroAcesso ao objeto digitalImprime registro no formato completo
38.Imagem marcado/desmarcadoMAIO, A. M. D. de; SILVA, M. da. A ética como fator de suporte ao discurso da sustentabilidade nas organizações. ORGANICOM, v.10, n. 19, p. 27-38, 2013. 12 p.
Tipo: Artigo em Periódico IndexadoCirculação/Nível: B - 1
Biblioteca(s): Embrapa Pantanal.
Visualizar detalhes do registroImprime registro no formato completo
39.Imagem marcado/desmarcadoMAIO, A. M. D. de; MARTINEZ, V. D. de M. O jornalismo de proximidade e a cobertura de ações de mobilização social: um retrato midiático da epidemia de dengue em Marília. In: CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE MÍDIA CIDADÃ, 10.; CONFERÊNCIA SUL-AMERICANA DE MÍDIA CIDADÃ; 5., 2015, Bauru, Anais... Bauru: UNESP, 2015. Não paginado.
Tipo: Artigo em Anais de Congresso
Biblioteca(s): Embrapa Pantanal.
Visualizar detalhes do registroAcesso ao objeto digitalImprime registro no formato completo
40.Imagem marcado/desmarcadoSILVA, M. P. da; MAIO, A. M. D. de. Linguagem, consumo e felicidade: discurso jornalístico e ambivalência. Comunicação, Mídia e Consumo, São Paulo, v. 15, n. 42, p. 182-203, jan./abr., 2018.
Tipo: Artigo em Periódico IndexadoCirculação/Nível: A - 2
Biblioteca(s): Embrapa Pantanal.
Visualizar detalhes do registroAcesso ao objeto digitalImprime registro no formato completo
Registros recuperados : 52
Primeira ... 123 ... Última
Nenhum registro encontrado para a expressão de busca informada.
 
 

Embrapa
Todos os direitos reservados, conforme Lei n° 9.610
Política de Privacidade
Área Restrita

Embrapa Agricultura Digital
Av. André Tosello, 209 - Barão Geraldo
Caixa Postal 6041- 13083-886 - Campinas, SP
SAC: https://www.embrapa.br/fale-conosco

Valid HTML 4.01 Transitional