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BDPA - Bases de Dados da Pesquisa Agropecuária Embrapa
 






Registro Completo
Biblioteca(s):  Embrapa Florestas.
Data corrente:  06/11/2006
Data da última atualização:  06/11/2006
Autoria:  ORTEGA, A. R.; ALMEIDA, L. S. de; MAIA, N. da; ANGELO, A. C.
Título:  Avaliação do crescimento de mudas de Psidium cattleiannum Sabine a diferentes níveis de sombreamento em viveiro.
Ano de publicação:  2006
Fonte/Imprenta:  Cerne, Lavras, v. 12, n. 3, p. 300-308, jul./set. 2006.
Idioma:  Português
Palavras-Chave:  Luminosidade; Psidium cattleianum.
Thesagro:  Araçá; Crescimento; Espécie Nativa; Muda.
Categoria do assunto:  --
Marc:  Mostrar Marc Completo
Registro original:  Embrapa Florestas (CNPF)
Biblioteca ID Origem Tipo/Formato Classificação Cutter Registro Volume Status URL
CNPF39935 - 1ADDAP - --
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Registro Completo

Biblioteca(s):  Embrapa Meio Ambiente; Embrapa Unidades Centrais.
Data corrente:  06/07/1993
Data da última atualização:  24/01/2020
Tipo da produção científica:  Artigo em Periódico Indexado
Autoria:  RAMAGEM, S. P.; QUIRINO, T. R.
Afiliação:  SERGIO PINELA RAMAGEM, EMBRAPA-DRH; TARCIZIO REGO QUIRINO, EMBRAPA-CNPMA.
Título:  Formacao de pesquisadores e estÁgio em pesquisa: a experiência na Embrapa.
Ano de publicação:  1988
Fonte/Imprenta:  Cadernos de Difusão de Tecnologia, v.5, n.1/3, p.1-96, jan./dez., 1988.
Idioma:  Português
Conteúdo:  O modelo clássico de formação profissional adotado na grande maioria dos sistemas educacionais preconiza três fases distintas no processo. A primeira fase, ou seja, a de "especialização" e precedida por um período básico, normalmente de dois a três anos, no qual os fundamentos teóricos são adquiridos. A segunda fase e caracterizada pela "imersão" do futuro profissional num conteúdo especializado: aprendizagem de habilidades e conhecimentos mais específicos e de um complexo sistema de valores que orientem o desempenho do exercício profissional. A terceira e última fase e aquela que podemos chamar de fase de "indução". Esta caracteriza-se, em muitas profissões, por um período de aprendizagem, em que se procura expor o indivíduo a situações reais de desempenho, para que possa colocar em pratica os conhecimentos e habilidades adquiridos na escola, sob a orientação/supervisão de profissional qualificado e experiente. Esta ultima fase torna-se crucial em determinadas profissões, pois propicia oportunidades para que o indivíduo possa vivenciar, de maneira direta, os problemas e situações que encontrará fora da escola. Entre processo de "indução", que permite a entrada formal numa ocupação ou profissão, remonta a Idade Media e foi amplamente utilizado nas "guilds" (corporações) europeias. O processo de aprendizagem (aprenticeship system) destas corporações consistia basicamente em colocar um indivíduo, normalmente jovem, junto a um profissional experiente para que pudesse, através d... Mostrar Tudo
Palavras-Chave:  Avaliação de desempenho; Capacitação técnica; Desenvolvimento humano; Formacao; Human resource; Integração ensino-pesquisa; Pesquisa agropecuária; Researcher; Training.
Thesagro:  Pesquisador; Recurso Humano; Treinamento.
Thesaurus NAL:  learning.
Categoria do assunto:  --
URL:  https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/209542/1/Formacao-de-pesquisadores-e-estagio-em-pesquisa.pdf
Marc:  Mostrar Marc Completo
Registro original:  Embrapa Meio Ambiente (CNPMA)
Biblioteca ID Origem Tipo/Formato Classificação Cutter Registro Volume Status
AI-SEDE7062 - 1UPCAP - PPE01410DRHE01410
CNPMA3549 - 1UPCAP - DD0
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