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Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Semiárido. |
Data corrente: |
02/12/2010 |
Data da última atualização: |
16/12/2010 |
Autoria: |
LOPES, J. M. da C. |
Afiliação: |
JOSEFA MARTINS DA CONCEIÇÃO LOPES. |
Título: |
Memória da imagem: o testemunho do telespectador. |
Ano de publicação: |
2001 |
Fonte/Imprenta: |
2001. |
Páginas: |
107 f. |
Descrição Física: |
il. |
Idioma: |
Português |
Notas: |
Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal de Pernambuco, Centro de Artes e Comunicação, Recife. |
Conteúdo: |
Este estudo busca compreender como se estabeleceram as relações de comunicação entre um determinado espectador/telespectador do contexto popular e a cultura televisiva pernambucana iniciada na década de 60. Concretamente, a proposta se traduz em perceber o lazer na perspectiva da comunicação e o consumo como lugar de diferenciação social na prática cotidiana e cultural deste sujeito receptor em sua relação com o Programa de Auditório Você faz o Show, considerando as formas pelas quais filtrou, reelaborou e ressignificou a mensagem recebida. Para tanto, são aplicados dois contornos metodológicos, o das mediações, na área da Comunicação, desenvolvido por Jesus Martín-Barbero e o da circularidade cultural, na área da História Cultural por Carlo Ginzburg. Entende-se as mediações como os lugares a partir dos quais se constituem os significados atribuídos às mensagens dos meios de comunicação de massa; a circularidade cultural, como as diferentes maneiras de enfrentamento entre a cultura hegemônica e a cultura popular, representadas numa teia de relacionamentos e reapropriações, num movimento dinâmico, recíproco que influencia os diferentes níveis de cultura. Desta forma, a presente pesquisa, através da retroação do tempo presente sobre o anterior, na fala e no olhar fotográfico deste receptor, resgata o simples gesto quando, através de uma câmara fotográfica, capturou o momento vivido, hoje, memória de vida, da qual a TV é parte integrante. Resgata, sobretudo, imagens que ele não imaginou como fontes de estudo, narrativas de um tempo que passou, à espera de serem descobertas. MenosEste estudo busca compreender como se estabeleceram as relações de comunicação entre um determinado espectador/telespectador do contexto popular e a cultura televisiva pernambucana iniciada na década de 60. Concretamente, a proposta se traduz em perceber o lazer na perspectiva da comunicação e o consumo como lugar de diferenciação social na prática cotidiana e cultural deste sujeito receptor em sua relação com o Programa de Auditório Você faz o Show, considerando as formas pelas quais filtrou, reelaborou e ressignificou a mensagem recebida. Para tanto, são aplicados dois contornos metodológicos, o das mediações, na área da Comunicação, desenvolvido por Jesus Martín-Barbero e o da circularidade cultural, na área da História Cultural por Carlo Ginzburg. Entende-se as mediações como os lugares a partir dos quais se constituem os significados atribuídos às mensagens dos meios de comunicação de massa; a circularidade cultural, como as diferentes maneiras de enfrentamento entre a cultura hegemônica e a cultura popular, representadas numa teia de relacionamentos e reapropriações, num movimento dinâmico, recíproco que influencia os diferentes níveis de cultura. Desta forma, a presente pesquisa, através da retroação do tempo presente sobre o anterior, na fala e no olhar fotográfico deste receptor, resgata o simples gesto quando, através de uma câmara fotográfica, capturou o momento vivido, hoje, memória de vida, da qual a TV é parte integrante. Resgata, sobretudo, imagens que ele não... Mostrar Tudo |
Palavras-Chave: |
Cultura popular; Espectador; Memória; Telespectador. |
Thesagro: |
Comunicação; Fotografia. |
Categoria do assunto: |
-- |
Marc: |
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Registro original: |
Embrapa Semiárido (CPATSA) |
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Biblioteca |
ID |
Origem |
Tipo/Formato |
Classificação |
Cutter |
Registro |
Volume |
Status |
URL |
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Registro Completo
Biblioteca(s): |
Embrapa Semiárido. |
Data corrente: |
13/04/2004 |
Data da última atualização: |
21/02/2020 |
Tipo da produção científica: |
Resumo em Anais de Congresso |
Autoria: |
SILVA, F. S. B. da; MAIA, L. C.; MELO, A. M. Y.; SILVA, M. A. da. |
Afiliação: |
Bolsista CPATSA. |
Título: |
Utilização de esterco bovino para produção de inóculo de fungos micorrízicos arbusculares (FMA). |
Ano de publicação: |
2004 |
Fonte/Imprenta: |
In: REUNIÃO NORDESTINA DE BOTÂNICA, 27., 2004, Petrolina. Anais... Petrolina: SBB; Embrapa Semi-Árido; UNEB, 2004. |
Descrição Física: |
1 CD-ROM. |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
O objetivo deste estudo foi avaliar o efeito de proporções crescentes de esterco bovino sobre a produção de inóculo de quatro isolados de FMA. |
Palavras-Chave: |
Esterco bovino; Fungo micorrízico arbuscular; Inóculo. |
Thesagro: |
Fungo; Produção. |
Categoria do assunto: |
A Sistemas de Cultivo |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/CPATSA/28505/1/OPB68.pdf
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Marc: |
LEADER 00841nam a2200217 a 4500 001 1153029 005 2020-02-21 008 2004 bl uuuu u00u1 u #d 100 1 $aSILVA, F. S. B. da 245 $aUtilização de esterco bovino para produção de inóculo de fungos micorrízicos arbusculares (FMA). 260 $aIn: REUNIÃO NORDESTINA DE BOTÂNICA, 27., 2004, Petrolina. Anais... Petrolina: SBB; Embrapa Semi-Árido; UNEB$c2004 300 $c1 CD-ROM. 520 $aO objetivo deste estudo foi avaliar o efeito de proporções crescentes de esterco bovino sobre a produção de inóculo de quatro isolados de FMA. 650 $aFungo 650 $aProdução 653 $aEsterco bovino 653 $aFungo micorrízico arbuscular 653 $aInóculo 700 1 $aMAIA, L. C. 700 1 $aMELO, A. M. Y. 700 1 $aSILVA, M. A. da
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