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Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Agroindústria de Alimentos. |
Data corrente: |
17/10/2023 |
Data da última atualização: |
23/11/2023 |
Tipo da produção científica: |
Orientação de Tese de Pós-Graduação |
Autoria: |
LOPES, C. M. DE A. |
Afiliação: |
CARLA MACHADO DE ARAUJO LOPES, UFRJ. |
Título: |
Percepção do consumidor em relação à carne baixo carbono. |
Ano de publicação: |
2023 |
Fonte/Imprenta: |
2023. |
Páginas: |
131 f. |
Idioma: |
Português |
Notas: |
Dissertação (Mestrado em Ciência de Alimentos) - Instituto de Química, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023. Orientadora: Rosires Deliza (CTAA). Coorientadora: Juliana Cunha de Andrade (UCS). |
Conteúdo: |
A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) desenvolveu diretrizes técnicas para produção de carne de baixa emissão de carbono, representada pela marca-conceito ?Carne Baixo Carbono?, a qual visa valorizar sistemas de produção pecuários sustentáveis capazes de reduzir a emissão de metano entérico no rebanho através do sequestro e fixação do carbono no solo. O comportamento e a percepção dos consumidores sobre a carne estão relacionados a diversos fatores e, a compreensão desses aspectos pode colaborar para o desenvolvimento de estratégias que atendam às expectativas dos consumidores e que contribuam para o consumo sustentável. Dessa forma, este trabalho teve como objetivo avaliar a percepção do consumidor residente no estado do Rio de Janeiro em relação à Carne Baixo Carbono. Esta dissertação foi dividida em dois capítulos. O Capítulo 1 consiste na investigação da percepção dos consumidores em relação à CBC por meio da metodologia de associação livre de palavras. No Capítulo 2, foi avaliado o efeito da informação sobre CBC na intenção de compra de carne bovina utilizando a metodologia de análise conjunta, na qual os fatores alegação, selo CBC e preço foram manipulados. Os resultados revelaram que os consumidores de carne bovina têm uma compreensão abrangente e positiva em relação à CBC. Eles associaram essa tecnologia à qualidade, sustentabilidade, meio ambiente, características sensoriais e nutricionais, bem como ao consumo e preparo da carne bovina. A percepção dos consumidores foi influenciada pelas características sociodemográficas, preocupação com o meio ambiente e frequência de consumo de carne bovina. A informação sobre CBC, assim como os fatores do rótulo, especialmente o preço baixo, a alegação de sustentabilidade e bem-estar animal e o selo CBC, favoreceram a intenção de compra dos consumidores. Foram identificados diferentes segmentos de consumidores com percepções distintas sobre os atributos presentes no rótulo da carne bovina. Esses achados são relevantes para o desenvolvimento de estratégias de marketing e comunicação que promovam a adoção da CBC e atendam às necessidades dos consumidores. MenosA Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) desenvolveu diretrizes técnicas para produção de carne de baixa emissão de carbono, representada pela marca-conceito ?Carne Baixo Carbono?, a qual visa valorizar sistemas de produção pecuários sustentáveis capazes de reduzir a emissão de metano entérico no rebanho através do sequestro e fixação do carbono no solo. O comportamento e a percepção dos consumidores sobre a carne estão relacionados a diversos fatores e, a compreensão desses aspectos pode colaborar para o desenvolvimento de estratégias que atendam às expectativas dos consumidores e que contribuam para o consumo sustentável. Dessa forma, este trabalho teve como objetivo avaliar a percepção do consumidor residente no estado do Rio de Janeiro em relação à Carne Baixo Carbono. Esta dissertação foi dividida em dois capítulos. O Capítulo 1 consiste na investigação da percepção dos consumidores em relação à CBC por meio da metodologia de associação livre de palavras. No Capítulo 2, foi avaliado o efeito da informação sobre CBC na intenção de compra de carne bovina utilizando a metodologia de análise conjunta, na qual os fatores alegação, selo CBC e preço foram manipulados. Os resultados revelaram que os consumidores de carne bovina têm uma compreensão abrangente e positiva em relação à CBC. Eles associaram essa tecnologia à qualidade, sustentabilidade, meio ambiente, características sensoriais e nutricionais, bem como ao consumo e preparo da carne bovina. A percepção... Mostrar Tudo |
Palavras-Chave: |
Análise conjunta; Associação livre de palavras; Conjoint Analysis; Consumer; Free Word Association; Tecnologia sustentável. |
Thesagro: |
Consumidor. |
Thesaurus Nal: |
Sustainable technology. |
Categoria do assunto: |
Q Alimentos e Nutrição Humana |
Marc: |
LEADER 03080nam a2200229 a 4500 001 2157291 005 2023-11-23 008 2023 bl uuuu m 00u1 u #d 100 1 $aLOPES, C. M. DE A. 245 $aPercepção do consumidor em relação à carne baixo carbono.$h[electronic resource] 260 $a2023.$c2023 300 $a131 f. 500 $aDissertação (Mestrado em Ciência de Alimentos) - Instituto de Química, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023. Orientadora: Rosires Deliza (CTAA). Coorientadora: Juliana Cunha de Andrade (UCS). 520 $aA Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) desenvolveu diretrizes técnicas para produção de carne de baixa emissão de carbono, representada pela marca-conceito ?Carne Baixo Carbono?, a qual visa valorizar sistemas de produção pecuários sustentáveis capazes de reduzir a emissão de metano entérico no rebanho através do sequestro e fixação do carbono no solo. O comportamento e a percepção dos consumidores sobre a carne estão relacionados a diversos fatores e, a compreensão desses aspectos pode colaborar para o desenvolvimento de estratégias que atendam às expectativas dos consumidores e que contribuam para o consumo sustentável. Dessa forma, este trabalho teve como objetivo avaliar a percepção do consumidor residente no estado do Rio de Janeiro em relação à Carne Baixo Carbono. Esta dissertação foi dividida em dois capítulos. O Capítulo 1 consiste na investigação da percepção dos consumidores em relação à CBC por meio da metodologia de associação livre de palavras. No Capítulo 2, foi avaliado o efeito da informação sobre CBC na intenção de compra de carne bovina utilizando a metodologia de análise conjunta, na qual os fatores alegação, selo CBC e preço foram manipulados. Os resultados revelaram que os consumidores de carne bovina têm uma compreensão abrangente e positiva em relação à CBC. Eles associaram essa tecnologia à qualidade, sustentabilidade, meio ambiente, características sensoriais e nutricionais, bem como ao consumo e preparo da carne bovina. A percepção dos consumidores foi influenciada pelas características sociodemográficas, preocupação com o meio ambiente e frequência de consumo de carne bovina. A informação sobre CBC, assim como os fatores do rótulo, especialmente o preço baixo, a alegação de sustentabilidade e bem-estar animal e o selo CBC, favoreceram a intenção de compra dos consumidores. Foram identificados diferentes segmentos de consumidores com percepções distintas sobre os atributos presentes no rótulo da carne bovina. Esses achados são relevantes para o desenvolvimento de estratégias de marketing e comunicação que promovam a adoção da CBC e atendam às necessidades dos consumidores. 650 $aSustainable technology 650 $aConsumidor 653 $aAnálise conjunta 653 $aAssociação livre de palavras 653 $aConjoint Analysis 653 $aConsumer 653 $aFree Word Association 653 $aTecnologia sustentável
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Registro original: |
Embrapa Agroindústria de Alimentos (CTAA) |
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1. | | LOPES, C. M. DE A. Percepção do consumidor em relação à carne baixo carbono. 2023. 131 f. Dissertação (Mestrado em Ciência de Alimentos) - Instituto de Química, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023. Orientadora: Rosires Deliza (CTAA). Coorientadora: Juliana Cunha de Andrade (UCS).Tipo: Orientação de Tese de Pós-Graduação |
Biblioteca(s): Embrapa Agroindústria de Alimentos. |
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Registros recuperados : 2 | |
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