|
|
Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Semiárido. |
Data corrente: |
25/09/2008 |
Data da última atualização: |
16/01/2023 |
Autoria: |
RODRIGUES, M. G. V.; LEITE, M. A. |
Título: |
Aspectos socioeconômicos da bananicultura. |
Ano de publicação: |
2008 |
Fonte/Imprenta: |
Informe agropecuário, Belo Horizonte, v. 29, n. 0245, p. 7-12, 2008. |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
O bananicultor é um empresário que, como tal, investe tempo e dinheiro em uma atividade que visa lucro. A decisão po uma determinada atividade deve ser feita com base na análise de mercado e na possibilidade de obter um produto com as características que atendam a esse mercado, com garantia de qualidade, a um custo inferior ao valor de comercialização. Apesar de haver produção de banana em todos os Estados brasileiros, os cinco principais produtores são: São Paulo, Bahia, Santa Catarina, Minas Gerais e Pará. O País apresenta dimensões continentais, com culturas diferentes, que resultam em preferências varitais também diversas. Assim como a variedade, o padrão de qualidade do produto final exigido pelo mercado também sinaliza o nível tecnológico a ser empregado no cultivo. Os canais de comercialização utilizados (intermediário, atacadista, varejista, direta, agroindústria) possivelmente orientam quanto à qualidade, à embalagem, ao volume, etc. O setor passa por um período de transformação ao implantar novas tecnologias de produção e gestão da propriedade, que acarretará no aumento da produtividade, qualidade e redução de custos. |
Palavras-Chave: |
Musa spp; Potencialidades. |
Thesagro: |
Banana; Economia Agrícola; Mercado; Produção. |
Categoria do assunto: |
-- |
Marc: |
LEADER 01717naa a2200205 a 4500 001 1134419 005 2023-01-16 008 2008 bl uuuu u00u1 u #d 100 1 $aRODRIGUES, M. G. V. 245 $aAspectos socioeconômicos da bananicultura. 260 $c2008 520 $aO bananicultor é um empresário que, como tal, investe tempo e dinheiro em uma atividade que visa lucro. A decisão po uma determinada atividade deve ser feita com base na análise de mercado e na possibilidade de obter um produto com as características que atendam a esse mercado, com garantia de qualidade, a um custo inferior ao valor de comercialização. Apesar de haver produção de banana em todos os Estados brasileiros, os cinco principais produtores são: São Paulo, Bahia, Santa Catarina, Minas Gerais e Pará. O País apresenta dimensões continentais, com culturas diferentes, que resultam em preferências varitais também diversas. Assim como a variedade, o padrão de qualidade do produto final exigido pelo mercado também sinaliza o nível tecnológico a ser empregado no cultivo. Os canais de comercialização utilizados (intermediário, atacadista, varejista, direta, agroindústria) possivelmente orientam quanto à qualidade, à embalagem, ao volume, etc. O setor passa por um período de transformação ao implantar novas tecnologias de produção e gestão da propriedade, que acarretará no aumento da produtividade, qualidade e redução de custos. 650 $aBanana 650 $aEconomia Agrícola 650 $aMercado 650 $aProdução 653 $aMusa spp 653 $aPotencialidades 700 1 $aLEITE, M. A. 773 $tInforme agropecuário, Belo Horizonte$gv. 29, n. 0245, p. 7-12, 2008.
Download
Esconder MarcMostrar Marc Completo |
Registro original: |
Embrapa Semiárido (CPATSA) |
|
Biblioteca |
ID |
Origem |
Tipo/Formato |
Classificação |
Cutter |
Registro |
Volume |
Status |
URL |
Voltar
|
|
Registros recuperados : 59 | |
1. | | LEITE, M. A. de A. EMBRAPA na rede Internet. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE INFORMATIZAÇÃO DA AGROPECUÁRIA, 1995, Juiz de Fora. Documentos de referência: guia de software agropecuário. Juiz de Fora: [s.n.], 1995. Não paginado. AgroSoft'95. Na publicação: Maria Angélica Andrade Leite.Biblioteca(s): Embrapa Agricultura Digital. |
| |
2. | | LEITE, M. A. de A. EMBRAPA na rede Internet. In: FEIRA E CONGRESSO DE INFORMÁTICA APLICADA À AGROPECUÁRIA E AGROINDÚSTRIA, 1995, Juiz de Fora. Trabalhos... Juiz de Fora: Softex 2000, 1995. 4 p. Agrosoft 1995.Biblioteca(s): Embrapa Agricultura Digital. |
| |
5. | | LEITE, M. A. de A. MORFuzz. Campinas: Embrapa Informática Agropecuária, 2009. 1 CD-ROM.Biblioteca(s): Embrapa Agricultura Digital. |
| |
9. | | MASSRUHÁ, S. M. F. S.; LEITE, M. A. de A. Agro 4.0 - rumo à agricultura digital. In: MAGNONI JÚNIOR, L.; STEVENS, D.; SILVA, W. T. L. da; VALE, J. M. F. do; PURINI, S. R. de M.; MAGNONI, M. da G. M.; SEBASTIÃO, E.; BRANCO JÚNIOR, G.; ADORNO FILHO, E. F.; FIGUEIREDO, W. dos S.; SEBASTIÃO, I. (Org.). JC na Escola Ciência, Tecnologia e Sociedade: mobilizar o conhecimento para alimentar o Brasil. 2. ed. São Paulo: Centro Paula Souza, 2017. p. 28-35. il. Publicado também em: Controle & Instrumentação, ano 21, n. 235, p. 56-59, 2018.Tipo: Artigo em Anais de Congresso |
Biblioteca(s): Embrapa Agricultura Digital. |
| |
Registros recuperados : 59 | |
|
Nenhum registro encontrado para a expressão de busca informada. |
|
|